Duas pessoas ficaram feridas após parte do teto da Igreja Matriz de São José, no centro de Maracanaú, desabar na manhã desta quarta-feira (19). A informação foi confirmada ao Diário do Nordeste pela Defesa Civil do Município.
Segundo relatos, o acidente ocorreu com fiéis ainda dentro da igreja. Um vídeo gravado por moradores mostra os estragos que a forte chuva desta manhã causou na estrutura do templo religioso. Assista:
Em entrevista ao Diário do Nordeste, a Defesa Civil afirmou que as vítimas são dois homens. Um deles era funcionário da paróquia, enquanto o outro estava de passagem. Eles foram soterrados pelos destroços do teto, mas tiveram pequenas escoriações, segundo informou o coordenador da Defesa, Hermano do Nascimento Linhares.
Por meio de nota, a Secretaria de Saúde de Maracanaú afirmou que duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram enviadas para socorrer os homens. "Após o atendimento no local, as vítimas foram levadas conscientes ao Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda em Maracanaú", finaliza o comunicado da secretaria.
Por meio das redes sociais, a Igreja Matriz de São José lamentou o ocorrido e afirmou que os danos estão sendo "avaliados e assistidos pela Paróquia de São José e pela Equipe da Prefeitura do nosso Município e Defesa Civil.
"Pedimos que toda e qualquer informação seja, antes de veiculada, apurada e confirmada, tendo em vista o zelo e a responsabilidade civil e emocional para com os nosso Paroquianos e suas famílias", reitera o boletim.
Casa foi atingida pelos destroços
Conforme apurado pela reportagem, uma casa vizinha à Igreja Matriz foi bastante atingida pelos destroços. Os escombros invadiram a sala da residência, causando danos na estrutura. Um dos moradores, Luiz Miranda, de 73 anos, afirmou que ele e a esposa, Luíza Araújo, de 71 anos, sairam ilesos por conta de um "milagre".
![]() |
Foto: VC Repórter |
"A minha mulher fica na sala fazendo crochê, que é o hobby dela. Eu tirei ela de lá praticamente à força, porque tínhamos resolver um problema, mesmo com a chuva. Ela não queria ir de jeito nenhum", contou Miranda.
Pouco tempo depois de terem partido, Luiz voltou com a esposa para buscar o celular dela. Ele demorou bastante, e quando retornou para o carro, revelou à Luíza que havia tido um desabamento na Igreja, sem mencionar o que havia acontecido na casa. Quando ela desceu do carro, viu que os escombros tinham atingido a sala
Meia hora depois que saímos, já tinha acontecido. E ela não queria ir. Eu acho que foi uma força sobrenatural, um milagre de Deus, que nada de ruim aconteceu com ela. No momento, estou agradecido que ninguém tenha se machucado, que nós estamos inteiros. Se for para ir um hotel ou casa de parente, nós vamos. E vamos reparar o que for necessário.
Previsão do tempo
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), contabiliza chuvas de 39 mm em Maracanaú nesta quarta-feira (19).
Para o resto do dia, a fundação aponta que deve chover em todas as macrorregiões, com mais força no Litoral Norte, Ibiapaba, Litoral do Pecém e norte do Sertão Central e Inhamuns. No período da noite, pode chover forte também no Cariri.
Para quinta (20) e sexta-feira (21), o sol deve aparecer entre muitas nuvens, ainda com previsão de chuva para todas as macrorregiões, mas que devem ocorrer de forma mais isolada.
“Nos períodos da madrugada e manhã a chuva deve ser mais forte na faixa litorânea, no Cariri e no Sertão Central e Inhamuns. No período da tarde, chove no Litoral Norte, Ibiapaba, Sertão Central e Inhamuns e Jaguaribana. No período da noite, deve chover de forma isolada no Cariri”, finaliza a Funceme.
(Diário do Nordeste)