Às 18h20, os bombeiros informaram que o fogo estava controlado, mas que o trabalho continuará durante a noite e também durante todo o domingo (9) para garantir o resfriamento das áreas não atingidas e evitar a propagação do incêndio.
Em nota, a empresa confirmou o caso e afirmou que o fogo não atingiu os tanques de combustível (leia a nota completa ao final do texto).
Um incêndio de grandes proporções atinge uma fábrica de óleo no bairro da Ribeira, na Ilha do Governador, zona norte da cidade do Rio de Janeiro, neste sábado, 8 de fevereiro de 2025. Uma fumaça densa no céu chamava a atenção e já podia ser vista em vários pontos da cidade.
Quartéis do Corpo de Bombeiros do Fundão, do quartel Central, Penha e Ilha do Governador foram acionados por volta das 12h36.
Posteriormente, os quartéis de Campos Elísios, Barra de Tijuca e o grupamento técnico de suprimento de água de São Cristóvão também se encaminharam para o local, totalizando 65 bombeiros militares de 15 unidades da corporação.
A fumaça espessa e escura podia ser vista de diferentes pontos do Rio e da Região Metropolitana da cidade.
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) foi acionado para avaliar possíveis danos ambientais provocados pelo incêndio. Técnicos estão no local juntamente com equipes dos bombeiros.
Mais tarde, o Inea mandou uma nova nota, afirmando que vai apurar as causas e respostas do incêndio deste sábado e tomar as sanções cabíveis.
Nota da empresa
Em nota, a empresa Moove afirmou que a fábrica estava inoperante neste sábado e que não há registro de vítimas.
A empresa afirmou ainda que o incêndio atingiu a área produtiva da fábrica na Ilha do Governador, sem atingir a área dos tanques de armazenamento.
"Um incêndio atingiu hoje a planta da Moove, na Ilha do Governador. Os bombeiros militares estão no local, nesse momento, atuando de forma efetiva no foco do incêndio para sua contenção e redução dos impactos.
O incêndio está restrito à área da Moove e ocorreu na área produtiva da fábrica, sem atingir a área dos tanques de armazenamento.
Todos os protocolos de segurança necessários estão sendo aplicados. A fábrica estava inoperante neste sábado, não há registro de vítimas."
g1