![]() |
Os astronautas da Nasa Butch Wilmore e Suni Williams posam no módulo Harmony da ISS ao lado da cápsula Starliner, em 13 de junho de 2024. — Foto: Nasa |
A esperada volta para casa começou oficialmente. Depois de uma missão que deveria durar oito dias, mas se estendeu por nove meses, os astronautas "presos" no espaço Suni Williams e Butch Wilmore estão finalmente a caminho da Terra.
Apesar do logo tempo, esse não é o recorde de astronautas no espaço. Antes, o cosmonauta russo Valeri Polyakov passou mais de um ano a bordo de uma missão espacial.
Ao todo, eles passaram 287 dias na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) devido a problemas técnicos na cápsula Starliner, da Boeing, que deveria ter trazido a dupla por volta de junho de 2024.
Com o retorno adiado indefinidamente, a solução foi embarcar na cápsula Dragon Freedom, da SpaceX, que desacoplou da ISS na madrugada desta terça-feira (2h05 no horário de Brasília).
![]() |
Imagem de cápsula desacoplada; ação ocorreu às 2h05 desta terça-feira (18) — Foto: Reuters |
A bordo também estão os astronautas Nick Hague e o cosmonauta russo Aleksandr Gorbunov, que fazem parte missão Crew-9. Após a amerissagem, equipes de recuperação estarão prontas para resgatar os astronautas e a cápsula, finalizando assim a missão que manteve Wilmore e Williams no espaço muito além do tempo inicialmente previsto.
(g1)