Ceará tem avisos de "perigo" e de "perigo potencial" de chuvas intensas até as 10 horas de terça-feira, 18. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pode ocorrer risco de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Perigo — das 9 horas desta segunda, 17, às 10 horas desta terça, 18 — potencializa-se acumulado entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia com ventos intensos (60 e 100 km/h). As possíveis localidades atingidas são Norte, Noroeste, Sertões, Jaguaribe, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), Sul e Centro-Sul.
As áreas afetadas do Estado são o Sul, Sertões e Centro-Sul, englobando 163 cidades.
Perigo potencial— das 9 horas desta segunda-feira, 17, às 10 horas desta terça-feira, 18 — forma pluviosidade entre 20 e 30 milímetros por hora (mm/h) ou até 50 mm por dia e ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora (km/h). As áreas afetadas do Estado são o Sul, Sertões e Centro-Sul, podendo atingir 37 cidades cearenses.
Alguns municípios estão inseridos nas duas categorias estabelecidas pelo Inmet.
Instruções do Inmet
Em caso de rajadas de vento:
- Não é recomendado o abrigo sob árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
- Estacione veículos longe de torres de transmissão e placas de propaganda;
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (disque 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Previsão do tempo para o Ceará
O território cearense segue com condições de instabilidade atmosférica entre esta segunda-feira, 17, terça, 18, e quarta, 19.
Conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e à atuação de efeitos locais, como a brisa, o relevo e a interação entre temperatura e umidade ocasionam este tempo.
A previsão é de eventos pluviométricos em todas as macrorregiões do Estado.
Nesta segunda-feira, 17, as precipitações mais intensas devem ocorrer durante o período vespertino na porção Noroeste, que engloba as macrorregiões da Ibiapaba, Litoral Norte e o norte do Sertão Central e Inhamuns. As chuvas podem ser acompanhadas de raios e rajadas de vento.
Já nesta terça-feira, 18, os acumulados têm possibilidade de continuação, embora os maiores registros devam ocorrer no Cariri, Jaguaribana, Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém e Maciço de Baturité, especialmente durante as faixas da madrugada e manhã.
A ZCIT é o principal sistema meteorológico responsável pelas chuvas estaduais entre fevereiro e maio. Trata-se de uma faixa semi-permanente de nebulosidade, próxima à linha do Equador, formada pela convergência dos ventos alísios dos hemisférios Norte e Sul. Esta interação provoca o levantamento de ar quente e úmido na região equatorial, favorecendo a formação de nuvens do tipo cumulonimbus.
Fortaleza e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF)
Para o período matutino desta segunda-feira, 17, na RMF, é esperado céu variando de parcialmente nublado a nublado com pluviosidade fraca e isolada.
No decorrer da tarde, o sol pode estar com nebulosidade variável.
No fim da noite, espera-se aumento das nuvens, com registros díspares de intensidade fraca.
Para a madrugada e manhã desta terça-feira, 18, é esperado tempo majoritariamente nublado com acumulados insuficientes e normais, ocasionalmente fortes.
(O Povo)