Chove em mais de 50 municípios do Ceará; previsão é de mais chuvas para sábado


 


Ceará tem 55 municípios com precipitações entre 7 horas de quinta-feira, 13, as 7 horas desta sexta-feira, 14. As pluviosidades concentraram-se principalmente no Sertão Central e Inhamuns, Litoral de Fortaleza, Litoral Norte, Litoral do Pecém e Ibiapaba. A previsão da Funceme dava conta de que o Ceará teria chuvas até esta sexta-feira.

Para o sábado, 15, pode haver chuva generalizada em todas as macrorregiões, com acumulados relevantes.

Tamboril, no interior do Estado, registrou o maior índice desta sexta, com 71 milímetros (mm). De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as demais localidades foram Beberibe (58, 4 mm), Granja (56 mm), Santa Quitéria (48 mm),  Trairi (36 mm), Horizonte (35 mm), Amontada (35 mm) e Barroquinha (32, 1 mm).

Fortaleza marca 22 mm no posto Caça e Pesca.

Aviso meteorológico da Funceme

Funceme elaborou um aviso meteorológico para chuvas intensas com validade até às 12 horas desta sexta-feira, 14.

O grau de severidade é médio para as macrorregiões dos litorais de Fortaleza e Jaguaribana. 

Não se descarta a possibilidade de descargas elétricas e rajadas de vento. A chance potencial enquadra-se entre 20 a 40% de probabilidade de ocorrer as precipitações. 

Previsão do tempo para o Estado

Na madrugada e manhã de sexta-feira, 14, espera-se um aumento da instabilidade no leste e norte do Ceará, com o céu nublado a parcialmente nublado, e chuvas nos turnos da madrugada e manhã no Litoral de Fortaleza, Maciço de Baturité e norte da Jaguaribana.

Há indicativo para pluviosidades intensas, principalmente no Litoral de Fortaleza e norte da Jaguaribana. Nos demais turnos, há indicativo de chuvas esparsas e trovoadas isoladas em todas as macrorregiões. Segundo a Funceme, a precipitação deve aumentar em termos de área de abrangência no período da tarde, sendo que os maiores acumulados são esperados para a porção centro-norte do Estado.

Já para o sábado, 15, pode haver chuva generalizada em todas as macrorregiões, sendo este dia no horizonte de previsão, à princípio, o que aponta os maiores acumulados.

Os motivos das chuvas previstas são a proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que deve aumentar sua influência sobre o centro-norte do Ceará nos próximos dias; e a ocorrência de um cavado em médios e baixos níveis da troposfera, que deve se desenvolver na costa leste da região Nordeste do Brasil (NEB) entre quinta e sexta-feira, e se deslocar para o interior do NEB na sexta-feira; além de sistemas locais, como o sistema de brisa terrestre na madrugada e manhã, e marítima no período da tarde.

Previsão para Fortaleza e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF)

Em Fortaleza, para sexta-feira, 14, espera-se um novo aumento da instabilidade atmosférica. Com isto, a previsão para a Região Metropolitana da Capital indica céu nublado a parcialmente nublado com pluviosidades de intensidade moderada, ocasionalmente forte nas faixas da madrugada e manhã, e possibilidade de trovoadas. Nos demais turnos pode suceder acumulados díspares e trovoadas isoladas.

Esta condição deve seguir ao sábado, 15.

As temperaturas devem ficar com valores entre 23 graus Celsius (°C) e 30°C.

Motivo da quadra chuvosa

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal causa da quadra chuvosa, trata-se de uma faixa semi-permanente de nebulosidade, próxima à linha do Equador, formada pela convergência dos ventos alísios dos hemisférios Norte e Sul. Esta interação provoca o levantamento de ar quente e úmido na região equatorial, favorecendo a formação de nuvens do tipo cumulonimbus.

O sistema cavado é uma condição de baixa pressão caracterizado por não apresentar uma circulação fechada em torno de uma isóbara, mas que favorece a instabilidade atmosférica e a formação de nuvens convectivas.

10 maiores chuvas por posto do dia

  1. Tamboril (Posto: OLIVEIRA) : 71 mm
  2. Beberibe (Posto: LAGOA FUNDA) : 58.4 mm
  3. Granja (Posto: SAMBAIBA) : 56 mm
  4. Tamboril (Posto: RIACHÃO DE CIMA) : 50 mm
  5. Santa Quitéria (Posto: FAZENDA NAO ME DEIXE) : 48 mm
  6. Trairi (Posto: TRAIRI) : 36 mm
  7. Horizonte (Posto: HORIZONTE) : 35 mm
  8. Amontada (Posto: NOVA CONQUISTA) : 35 mm
  9. Santa Quitéria (Posto: SANTA QUITERIA) : 35 mm
  10. Barroquinha (Posto: BARROQUINHA) : 32.1 mm




(O Povo)

Postagens mais visitadas do mês