A Marinha do Brasil (MB) realiza buscas por um homem, identificado como Guilherme Rebouças Gomes, 20, que sumiu no mar durante uma pesca submarina próximo à praia de Pontal do Maceió, no município de Fortim, a 131,69 quilômetros de Fortaleza.
De acordo com os relatos coletados pelo Corpo de Bombeiros, o jovem realizava mergulho livre com o auxílio de um cinto de lastro de 5 kg e, durante o quarto mergulho, a cerca de 25 metros de profundidade, não retornou à superfície.
O acionamento à corporação aconteceu às 9h10 de domingo, 30. No local, onde também atuava a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), foi apurado que Guilherme estava com o pai, Francisco Gomes Monteiro, a aproximadamente 25 km da costa.
A Ciopaer chegou a realizar duas varreduas na região indicada, mas sem êxito. Familiares e amigos também faziam busca na região com embarcações particulares.
Os Bombeiros informaram que, como a área do desaparecimento era de mar aberto, a ocorrêmcia foi repassada à Marinha do Brasil.
Diante do desaparecimento, a Marinha iniciou operação de Busca e Salvamento com a participação de equipes e meios da Capitania dos Portos do Ceará e da Agência da Capitania dos Portos em Aracati.
De acordo com a MB, foi emitido Aviso-Rádio Náutico e acionado o Plano de Auxílio Mútuo, no qual foram realizados contatos com a comunidade marítima. “Intuito de ampliar a divulgação sobre o ocorrido e alertar as embarcações que navegam em áreas próximas ao local para apoiar nas buscas”, disse.
As buscas contam ainda com auxílio do Navio Patrulha “Guaíba”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste e com a Ciopaer.
(O Povo)