O alerta de onda de calor para o Ceará segue até quarta-feira, 26. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o predomínio do tempo mais estável observado é por conta do afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa brasileira.
A ZCIT é o principal sistema indutor de precipitações durante a quadra chuvosa.
Conforme Lucas Fumagalli, meteorologista da Funceme, os registros durante as tardes aumentam consideravelmente, configurando-se acima do normal para a época.
As altas se dão principalmente na região da faixa litorânea e ao centro do Estado, onde os cearenses podem enfrentar uma onda de calor no decorrer dos próximos três dias.
Até quarta-feira, as temperaturas tendem a continuar mais elevadas, com máximas devendo ficar em torno de 31 graus Celsius (°C) a 33 °C. Os ventos devem predominar na direção de leste e nordeste, com intensidade moderada, variando entre 10 quilômetro por hora (km/h) e 25 km/h.
A previsão da Funceme é de que o Estado tenha temperaturas máximas acima da média, variando de 1 grau Celsius (°C) a 3 °C além do esperado.
Para a Fundação, uma onda de calor é caracterizada por três dias seguidos de extremos de calor com 1 °C a mais do comum para área.
Fortaleza (Itaperi) marca máxima de 32, 4 °C entre domingo, 23, a esta segunda-feira, 24.
![]() |
Segundo dados da Funceme e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a maioria dos municípios registrou temperaturas a partir de 30 °C.
(O Povo)