Durante o feriado de Tiradentes, nesta segunda-feira (21), uma criança de cinco anos morreu após, supostamente, sofrer um choque elétrico dentro de casa, no bairro Alto da Mangueira, em Maracanaú. O incidente aconteceu por volta das 10h da manhã, na Rua 5, e causou comoção entre os moradores. Segundo relatos, a mãe da criança desceu pelas escadas da residência com o filho nos braços, pedindo por socorro. Ela foi atendida por um vizinho, ex-enfermeiro, que imediatamente prestou os primeiros socorros.
“Estava limpando a piscina quando ouvi os gritos mais desesperadores que já escutei. Ela vinha com a criança nos braços, pedindo ajuda, dizendo que o menino tinha levado um choque”, contou o homem. Ele realizou massagem cardíaca no menino, enquanto vizinhos acionavam ajuda.
Sem aguardar a chegada de uma ambulância, um morador da região colocou mãe e filho em um carro particular e os levou às pressas para o hospital mais próximo. Um segundo homem, que ninguém na vizinhança conhecia, também acompanhou a família ao hospital.
Ao chegarem à unidade de saúde, os médicos constataram que a criança já estava sem vida. No entanto, o caso chamou atenção da equipe médica, que identificou hematomas suspeitos de maus-tratos e acionou imediatamente a polícia para investigar as circunstâncias da morte.
A Polícia Civil do Ceará (PCCE) ouviu a mãe da criança e o homem que a acompanhava, o padrasto da vítima. De acordo com informações repassadas de forma exclusiva à produção da TV Cidade, o padrasto relatou que ao perceber que a criança estava recebendo a descarga elétrica de uma máquina de lavar pegou um pedaço de madeira para tentar afastar a criança do choque elétrico. Os hematomas identificados no laudo da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) são em decorrência da ação do padrasto na tentativa de salvar o menino de cinco anos.
A Prefeitura de Maracanaú, por meio do Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda, informou que “a criança de cinco anos deu entrada na unidade de saúde na última segunda-feira, 21. As equipes médicas atenderam prontamente, contudo, a criança não apresentava sinais vitais e, infelizmente, não respondeu aos procedimentos de reanimação. Como apresentava marcas recentes e antigas condizentes a maus-tratos, inclusive fraturas, a Polícia foi acionada. O corpo da criança está no IML para perícia”, destacou por meio de nota oficial.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) apura as circunstâncias de uma morte, ocorrida nessa segunda-feira (21).
A VOZ DE SANTA QUITÉRIA