![]() |
Foto: Reprodução |
A 11 dias do fim do mês, os dados indicam que o Ceará deve encerrar maio com volume de chuvas abaixo da média histórica, especialmente nas regiões que tradicionalmente concentram maiores precipitações. Até esta segunda-feira, 19, o Estado registrou apenas 33 milímetros (mm) de chuva, número bastante inferior aos mais de 90 mm considerados normais para o período, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
De acordo com a Funceme, apenas dois municípios, Araripe e Potengi, conseguiram ultrapassar a média esperada para maio. No entanto, ambos estão entre as dez cidades com menor índice pluviométrico histórico para o mês, o que relativiza o bom desempenho isolado. Em geral, todas as oito macrorregiões do Ceará apresentam déficit de chuvas até o momento.
Um dos casos mais representativos do cenário atual é o do Litoral de Fortaleza, onde o volume de precipitações está mais de 71% abaixo da média. A previsão da Funceme é de que as chuvas continuem isoladas e de baixa intensidade até o fim do mês, sem expectativa de reversão do quadro.
“A ausência de sistemas meteorológicos mais atuantes e o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) para o Hemisfério Norte explicam a redução nas chuvas,” afirma o pesquisador Francisco Vasconcelos Júnior, da Funceme.
Apesar da tendência de baixa, algumas cidades como Acaraú, no Litoral Norte, conseguiram manter bons índices, acumulando 151 mm até o dia 19 de maio. Outros municípios da mesma região também ficaram em torno da média histórica, configurando as áreas mais chuvosas do Estado neste mês.
A previsão para os próximos dias indica chuvas em todas as macrorregiões até a quarta-feira, 21, principalmente à tarde. As temperaturas, contudo, devem continuar elevadas, com máximas entre 32 °C e 36 °C em grande parte do território cearense.
Baixo volume também em abril
A redução nas chuvas se intensificou a partir de abril. Naquele mês, o acumulado foi de 120,2 mm, cerca de 37% abaixo da média esperada, que é de 190,7 mm. O resultado é o pior desde 2017, quando abril registrou apenas 110,3 mm.
A quadra chuvosa de 2025 começou promissora, com janeiro acima da média e fevereiro e março dentro da normalidade, mas perdeu força nos dois meses finais. Em março, a Funceme havia divulgado prognóstico apontando 45% de chance de chuvas dentro da média, 30% abaixo e apenas 25% acima do esperado. Até agora, os dados têm se confirmado.
Mesmo com os números baixos em maio, a quadra chuvosa ainda não está oficialmente abaixo da média. A 11 dias do encerramento, o acumulado está 29 mm abaixo do histórico geral — margem que ainda pode ser atingida, mas depende do comportamento das chuvas nos próximos dias.
(GCMais)