Cinco quilos de cocaína são encontrados em caixas de esfoliante facial no Aeroporto de Fortaleza

Cinco quilos de cocaína são encontrados em caixas de esfoliante facial no Aeroporto de Fortaleza
Foto: Receita Federal
 



Cinco quilos de cocaína foram apreendidos na manhã desta quinta-feira (15) no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza (CE), durante operação da Receita Federal. A droga estava escondida em caixas que simulavam conter produtos de esfoliação facial.

A apreensão foi realizada por meio da Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho da 3ª Região Fiscal (Direp03) e contou com a atuação dos cães de faro Ithor, Saymon e Scooter, que localizaram as encomendas suspeitas durante triagem de rotina. A carga teve origem em Serra, no Espírito Santo, e tinha como destino final a capital cearense.

Segundo estimativas da Receita, o valor da droga no mercado local seria de aproximadamente R$ 300 mil. O material será encaminhado às autoridades policiais para investigação e desdobramentos criminais.

A operação faz parte das ações contínuas do órgão, em parceria com o Conselho Nacional de Políticas Sobre Drogas (Conad), para combater o tráfico de entorpecentes e outros crimes aduaneiros. A Receita Federal destacou que o uso de técnicas avançadas de gerenciamento de risco e o monitoramento sistemático de encomendas postais têm sido fundamentais na identificação e repressão de atividades ilícitas.

Receita Federal apreende cocaína no Aeroporto de Fortaleza

No dia 2 de abril deste ano, durante uma operação da Divisão de Vigilância e Repressão da Receita Federal no Terminal de Cargas do Aeroporto de Fortaleza, 200 frascos de toxina botulínica (botox), utilizada em procedimentos estéticos, e 1 kg de cloridrato de cocaína foram apreendidos. As duas encomendas estavam em situação de falsa declaração de conteúdo e sem pagamento dos impostos correspondentes.

A encomenda contendo a droga teve origem em Campo Grande (MS), enquanto a remessa de botox foi enviada de São Paulo (SP). Ambas tinham como destino a capital cearense. O valor estimado das apreensões é de aproximadamente R$ 300 mil.

O sucesso da operação foi resultado do trabalho de análise de risco realizado pelos agentes da Receita Federal, aliado à inspeção de cães farejadores, Saymon e Scooter, que auxiliaram na identificação das mercadorias ilícitas.

Dentre o que foi apreendido durante a operação no Aeroporto de Fortaleza, a cocaína será encaminhada às autoridades policiais para investigações e avaliação das circunstâncias criminais envolvidas, enquanto os frascos de botox passarão por um processo administrativo, podendo resultar na perda das mercadorias e sua destinação à rede pública de saúde.




(GCMais)

Postagens mais visitadas do mês