A Meta, empresa de Mark Zuckerberg, enfrenta nesta segunda-feira (14) um julgamento nos EUA que pode obrigá-la a vender o Instagram e o WhatsApp. A Comissão Federal de Comércio (FTC, sigla em inglês) acusa a companhia dona do Facebook de práticas monopolistas ao adquirir Instagram e o WhatsApp e pede a saída das plataformas da empresa.
Segundo informações do jornal O Globo, a FTC considera que as compras das plataformas pela Meta eliminaram possíveis concorrentes e prejudicaram o mercado. A comissão também alega que a qualidade dos aplicativos da Meta caiu, com mais anúncios e menos privacidade. O caso será julgado pelo juiz James Boasberg, em Washington.
Com valor de mercado de US$ 1,3 trilhão, a Meta pode sofrer perdas bilionárias caso o tribunal decida pelo desmembramento. O julgamento também levanta debates sobre como o governo regula fusões no setor de tecnologia.
Ainda de acordo com O Globo, estão previstos depoimentos de executivos, incluindo Zuckerberg e a ex-diretora de operações, Sheryl Sandberg.
(DN)