![]() |
Foto: Arquivo pessoal |
O motorista da picape preta que "voou" sobre um buggy durante a subida de uma duna na Praia de Canoa Quebrada, em Aracati, no litoral do Ceará, no último sábado (17), foi multado pelo Departamento Municipal de Trânsito da cidade em R$ 2.934,70 e teve o direito de dirigir suspenso.
Ele foi identificado como sendo o empresário Valécio Nogueira Granjeiro, proprietário de supermercados na cidade de Russas, a 166 quilômetros de Fortaleza.
O condutor foi autuado pelo órgão municipal de trânsito no artigo 175 Código de Trânsito Brasileiro, por demonstração de manobra perigosa, considerada uma infração gravíssima.
![]() |
Carro voa por cima de buggy em duna de Canoa Quebrada, no Ceará |
Conforme a Prefeitura de Aracati, a picape usada pelo empresário no "voo nas dunas" foi retirada do local e encontra-se apreendida na Secretaria de Segurança Cidadã e Ordem Pública do município.
O veículo ficou bastante danificado após a manobra, com os quatro pneus estourados e peças quebradas.
Empresário deve passar por novos exames
Em nota, a secretária do empresário informou que no momento ele se encontra bem, porém deve ficar em observação e deverá passar por novos exames ao longo dos próximos dias ou semanas.
"A prioridade, neste momento, é o pronto restabelecimento de sua saúde. Em relação aos demais detalhes, preferimos nos posicionar posteriormente, em um momento mais oportuno. De toda forma, esclarecemos tratar-se de uma pessoa idônea, do bem, e que sempre buscou (e busca) respeitar às leis, não tendo tido intenção de praticar ilegalidade alguma", disse a secretária do empresário.
A prefeitura de Aracati informou que no dia do ocorrido o empresário foi socorrido no local e recebeu os primeiros atendimentos na Upa da cidade. Em seguida, ele foi transferido para um hospital particular.
"A Prefeitura seguirá acompanhando o caso junto à Polícia Civil, contribuindo com as investigações, reforçando a fiscalização e campanhas de conscientização, para que atos irresponsáveis como este, que colocaram a vida de bugueiros e turistas em risco, jamais venham a se repetir", disse a Prefeitura de Aracati.
Tráfego em dunas
A prefeita de Aracati, Roberta de Bismarck, destacou nas redes sociais que a manobra é ilegal e o caso foi denunciado para a polícia, que investiga o caso.
O tráfego de veículo nas dunas de Aracati é autorizado apenas para bugueiros credenciados pela prefeitura que fazem passeios turísticos.
"Ressaltamos que o tráfego de veículos automotores nas praias de Aracati deve seguir a legislação municipal vigente, com a aplicação das devidas punições em caso de descumprimento, visando à segurança das pessoas e à atividade turística sustentável", disse a prefeitura.
Relatos das testemunhas
O g1 conversou com um dos passageiros do buggy amarelo, que não quis se identificar. Também estavam no veículo a esposa dele, um casal de amigos e o motorista, um bugueiro credenciado pela prefeitura.
O passageiro contou que o buggy parou na duna para que eles pudessem tirar fotos antes de descer, e momentos depois eles foram surpreendidos pela picape sobrevoando o veículo no qual eles estavam.
Na manobra, a picape preta acelerou e subiu a duna até voar por cima do buggy amarelo, que estava parado com o grupo de turistas. O carro chegou ao chão com os quatro pneus danificados e o sistema de airbag inflado.
"Quando a picape caiu na areia, fez um estrondo muito grande e observamos que não saiu do local. Corremos e vimos os airbags todos estourados, e o motorista a princípio desmaiado e imóvel. Logo em seguida abriu os olhos, mas não tinha movimentos no corpo e nem falava nada", relatou o passageiro do buggy.
O passageiro contou que vive em Aracati há cerca de um ano. Ele e a esposa estavam recebendo um casal de amigos, vindos de Manaus (AM), e o levou para fazer o passeio de buggy. Após o susto, o grupo chegou a descer a duna no buggy, mas depois não quis continuar o passeio.
"Nosso buggy era o próximo a descer a duna, mas ficamos tirando fotos e esperando o rapaz da filmagem preparar a câmera para a filmagem da descida", contou. "Essa filmagem retardou nossa descida na duna. Foi um livramento."
A reportagem também conversou com o motorista do buggy. O homem contou que também foi surpreendido com a subida da picape, ainda mais porque, segundo ele, aquele trecho da duna só costuma ser usado para descidas. Ele revelou que o episódio o deixou abalado.
Ao g1, o passageiro do buggy disse esperar que o episódio obrigue as autoridades a tomar providências. "Que tenha mais fiscalização nas praias e dunas", pediu.
(g1)