Em uma semana, seis mulheres são vítimas de feminicídio no Ceará

 

 

A Casa da Mulher Cearense em Sobral reúne Delegacia de Defesa da Mulher, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública: quase 7 mil atendimentos após um ano de funcionamento
A Casa da Mulher Cearense em Sobral reúne Delegacia de Defesa da Mulher, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública: quase 7 mil atendimentos após um ano de funcionamento / Crédito: Divulgação

Em uma semana, pelo menos, seis mulheres foram mortas no Ceará em casos de feminicídios. O mais recente caso ocorreu em Crateús, a 355 quilômetros de Fortaleza, na noite dessa quinta-feira, 26, e teve como vítima Samyla Leite de Oliveira, de 33 anos.

Ela foi atingida por disparos efetuados pelo ex-companheiro, identificado como Fabio Junior Uchoa dos Santos, de 32 anos, que foi preso em flagrante. Na ação, o atual companheiro de Samyla também foi atingido, mas foi socorrido a uma unidade de saúde.

Os demais casos de feminicídio foram registrados em Juazeiro do Norte (2x), Várzea Alegre, Barbalha (todos no Cariri Cearense) e Sobral (Região Norte do Estado).

Na sexta-feira, 20, em Barbalha, Maria Danieli Pereira Basilino, de 38 anos, foi morta a facadas pelo próprio companheiro, Leonardo Barbosa Terra, de 38 anos. O suspeito foi preso em flagrante pela Polícia Militar do Ceará (PM-CE), acionada para a ocorrência por vizinhos.

Maria Danieli já estava morta quando os agentes de segurança chegaram ao local. Ela apresentava perfurações no abdômen, assim como tinha lesões de defesa em um dos braços e nas mãos.

Um dia depois, no sábado, 21, Rafaela Lima de Almeida, de 29 anos, morreu no Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, onde estava em coma desde o dia 17 de junho, quando foi esfaqueada pelo ex-companheiro.

Leandro Augusto de Oliveira, de 34 anos, foi preso em flagrante. Declaração médica informou que Rafaela foi atingida nas regiões cervical e toráxica e também nas mãos.

No domingo, 22, uma mulher de 26 anos, que não teve a identidade divulgada, foi morta, também a facadas, em Várzea Alegre por um homem com quem ela estava se relacionado. Após praticar o crime, Evandro de Sousa Santos fugiu, tendo sido localizado nessa quinta-feira, 26, em Iguatu, distante 62 quilômetros de Várzea Alegre.

Já na segunda-feira, 23, em Juazeiro do Norte, Cicera Maria Costa foi morta a tiros pelo companheiro, identificado como José Aldir dos Santos. Ele foi preso durante a madrugada de terça-feira, 24, ainda em Juazeiro.

Na quarta-feira, 25, em Sobral, uma mulher de 22 anos foi morta a tiros pelo ex-companheiro, que não aceitava o término do relacionamento. Após praticar o crime, Paulo Jander Policarpo da Silva tirou a própria vida. A vítima não teve a identidade divulgada.

Número de feminicídios no ano no Ceará

Até o último dia 20 de junho, mais recente atualização disponibilizada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), 14 feminicídios haviam sido registrados no Estado.

Em todo o ano passado, esse número havia sido de 41. Ao todo, até 20 de junho de 2025, 125 mulheres haviam sido assassinadas no Ceará neste ano.

O Povo 

Postagens mais visitadas do mês