A ocorrência teve início a partir de informações repassadas pela Subagência de Inteligência (SAI) do BEPI. A denúncia apontava que um veículo Toyota RAV4, com placas identificadas, seguia de Iguatu em direção a Icó. O condutor teria sido visto exibindo uma arma de fogo e já era conhecido na região por se envolver em confusões, fazer ameaças e se passar por policial.
Diante das informações, equipes do COD iniciaram patrulhamento e localizaram o veículo na entrada do distrito de José de Alencar. Durante a abordagem, o motorista informou espontaneamente que havia uma arma no interior do carro. A pistola calibre .380 foi encontrada sob o banco do condutor, junto com 19 munições do mesmo calibre.
O homem, de 22 anos, alegou ser guarda municipal de Iguatu, mas não apresentou documentação funcional nem Certificado de Registro de Arma de Fogo (CRAF) e também declarou não possuir porte para a arma.
Diante da situação, o suspeito, a arma e o veículo foram encaminhados à Delegacia Regional de Iguatu para os procedimentos cabíveis.