Produtores de mel perdem venda de 95 toneladas após anúncio de tarifa

 

 Cooperativas relatam cancelamento de compra de 95 toneladas de mel orgânico do Piauí — Foto: Reprodução/TV Clube

A Casa Apis está localizada no município de Picos, a 314 km de Teresina. A mercadoria precisa percorrer mais de 500 km até o Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante (CE), onde aguardaria a chegada do navio que faria o transporte até os EUA.

De acordo com o grupo, os compradores temem que o produto chegue ao país já sob a vigência do “tarifaço”, como ficou conhecida a taxação de Trump.

"Ontem (11), no final da tarde, infelizmente recebemos o comunicado dos nossos clientes mandando suspender os embarques. Foi um cliente que é parceiro nosso há muitos anos", lamentou Sitônio Dantas, presidente do grupo.

Sitônio contou que, atualmente, há cinco contêineres no Porto do Pecém com o despacho aduaneiro já concluído, aguardando apenas a atracação dos navios para realizar o embarque. "Infelizmente, fomos pegos de surpresa", disse ele.

"Ainda estamos tentando resolver a situação. Nossa representante nos EUA está tentando negociar com esses clientes, devido à relação de amizade que temos, para ver se conseguimos, pelo menos, embarcar os contêineres que já estão no porto”, contou Sitônio.

O presidente da Casa Apis afirmou que tenta manter os embarques por causa do alto custo do transporte terrestre e de todo o processo logístico envolvido.

Sitônio relatou que a Casa Apis entregou, de janeiro até o momento, cerca de mil toneladas de mel, e que a expectativa era vender a mesma quantidade até o fim do ano — um volume que já estava contratado.

Além disso, a associação possui uma carga prevista para ser enviada ao porto na próxima segunda-feira (14), mas que não será despachada enquanto o impasse não for resolvido.

Os Estados Unidos consomem 80% do mel produzido no Brasil. Em 2024, embora não tenha sido o maior estado produtor, o Piauí liderou o ranking brasileiro de exportação de mel para o país.

“O Brasil se especializou na produção de mel orgânico, especialmente o Nordeste, que agora ocupa a primeira posição nessa produção. Além disso, o Brasil é o maior exportador de mel orgânico do mundo”, afirmou o presidente da Casa Apis.

Será difícil para nós, que somos pequenos produtores e agricultura familiar, e para os próprios consumidores americanos, que terão dificuldade em encontrar mel para o consumo”, completou Sitônio.

G1 

Postagens mais visitadas do mês