VÍDEO: onça-pintada captura jacaré após caça frustrada em rio no Pantanal de MT pic.twitter.com/S9oumWAtiC
— Ipu Notícias (@ipu_noticias) July 9, 2025
O piloto de barco Claudico Arruda registrou um ataque bem-sucedido da onça-pintada 'Medrosa' a um jacaré, no Pantanal mato-grossense, em Poconé, a 104 km de Cuiabá, no último sábado (5). Há um mês, ela teve um ataque frustrado na mesma região, no entanto, desta vez, a caçada terminou de forma diferente.
Nas imagens registradas pelo piloto, é possível ver que o felino está parado sob o tronco de uma árvore, enquanto observa o réptil se aproximar. Em seguida, salta em direção ao rio e inicia o ataque. O vídeo mostra os dois animais em uma intensa disputa embaixo d’água e, segundos depois, a onça sai da água com o jacaré na boca (assista acima).
Aos 9 anos, 'Medrosa' é uma das onças mais observadas em ação no bioma, especialmente durante investidas contra jacarés. Além de ser uma das onças mais ativas e visíveis, ela faz parte de uma linhagem conhecida e monitorada por pesquisadores e guias de turismo que atuam na região.
Ataque frustrado
Gigantes do Pantanal: biólogo registra momento em que onça ataca jacaré em rio de MT
Em junho deste ano, o g1 publicou um vídeo registrado pelo biólogo Marcos Ardevino que mostra o momento em que Medrosa pula no rio para atacar um jacaré, em meio ao Parque Estadual Encontro das Águas. No entanto, apesar da intensa disputa, o réptil foge.
O vídeo mostra os dois animais em uma intensa disputa dentro d’água. Apesar da investida da onça, o jacaré conseguiu escapar.
De acordo com Marcos, que trabalha com viagens ao Pantanal há mais de 11 anos, ele e outros grupos que acompanhavam a atividade avistaram Medrosa dormindo sobre uma árvore.
Após algum tempo, perceberam que um jacaré se aproximava do local, o que levantou a expectativa de que ela poderia atacar.
![]() |
Momento em que onça pula e ataca jacaré no Pantanal em MT — Foto: Marcos Ardevino |
(g1)