V
Um incêndio em um aerogerador do Parque Eólico Enalceu, em Aracati, assustou moradores da região na tarde desta sexta-feira, 22. As chamas atingiram a torre de número 15, localizada na comunidade quilombola do Cumbe, por volta das 14h40min.
O fogo destruiu completamente a parte superior da estrutura, incluindo o motor e as pás, que chegaram a se desprender enquanto giravam em chamas e caíram sobre uma área de dunas.
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), acionadas pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), foram enviadas ao local com a viatura Auto Tanque 17 (AT-17).
Quando chegaram, não havia mais focos de incêndio, já que técnicos da empresa responsável haviam isolado a área.
A ocorrência foi dada como encerrada às 16 horas. Não houve registro de feridos.
“Explosão foi vista de longe”, relata moradora
Apesar de não ter causado vítimas, o incêndio provocou forte apreensão entre os moradores da comunidade quilombola. Luciana dos Santos, integrante da Associação Quilombola do Cumbe, contou que a explosão pôde ser vista a quilômetros de distância.
“A sorte é que as torres ficam nas dunas, a alguns quilômetros da comunidade. Mas a explosão foi enorme. De quase todos os cantos dava para enxergar as chamas”, relatou.
Segundo ela, este não é um caso isolado.
“Já houve outra explosão há alguns anos, próximo da praia. Agora foi no lado das lagoas. A gente sempre ouviu que essas torres não oferecem risco, mas estamos vendo o contrário. São estruturas enormes, pesadas, e qualquer falha pode causar um acidente grave”, afirmou.
G1