
O município de Pires Ferreira está entre os 20 melhores do Ceará em gestão pública, de acordo com o Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM/2023), elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). O levantamento foi divulgado no Anuário do Ceará 2025/2026, lançado nesta semana pela Fundação Demócrito Rocha.
O ranking é composto pelos seguintes municípios, em ordem de colocação:
Continua após a publicidade
- Sobral
- Crato
- Caucaia
- Fortaleza
- Maranguape
- Tauá
- Granja
- Acaraú
- Boa Viagem
- Quixeramobim
- Jijoca de Jericoacoara
- Novo Oriente
- Senador Pompeu
- Nova Russas
- Tamboril
- Cariré
- Jaguaretama
- Solonópole
- Deputado Irapuan Pinheiro
- Pires Ferreira
Segundo o Ipece, o estudo analisa quatro áreas fundamentais da administração pública: planejamento, recursos financeiros, serviços e transparência. A partir desses eixos, foram estabelecidos 13 indicadores que permitem medir e comparar a qualidade da gestão nos 184 municípios cearenses.
O diretor de Estudos de Gestão Pública do Ipece, Fábio Montenegro, ressalta que o cálculo levou em consideração o porte populacional de cada município, já que a realidade demográfica influencia diretamente a administração. “Essa metodologia torna a análise mais precisa e justa, considerando os diferentes desafios de cada cidade”, afirmou.
A presença de cidades de grande porte, como Fortaleza e Caucaia, ao lado de municípios menores, como Solonópole, Deputado Irapuan Pinheiro e Pires Ferreira, demonstra que o bom desempenho na gestão pública pode ser alcançado em diferentes contextos, desde que haja planejamento, responsabilidade fiscal e atenção às necessidades da população.
Os municípios foram organizados em quatro grupos, de acordo com o número de habitantes, sendo destacados os cinco melhores em cada um, formando, ao final, o ranking das 20 cidades de maior destaque na gestão municipal no Ceará.
- Grupo 1: municípios acima de 100 mil habitantes (8 cidades).
- Grupo 2: população entre 50 mil e 100 mil habitantes (29 cidades).
- Grupo 3: população entre 20 mil e 50 mil habitantes (60 cidades).
- Grupo 4: municípios com até 20 mil habitantes (87 cidades).
A Voz de Santa Quitéria


