Samu Ceará recebe 25 novas ambulâncias para reforçar atendimento em 23 municípios

Samu Ceará recebe 25 novas ambulâncias para reforçar atendimento em 23 municípios
Foto: Tiago Stille/ Casa Civil
 




O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Ceará 192) ganhou reforço na frota com a entrega de 25 novas ambulâncias nesta segunda-feira (11). A solenidade aconteceu no bairro Moura Brasil, em Fortaleza, e foi comandada pela secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho.

Os veículos, adquiridos com investimento de R$ 7,4 milhões por meio da primeira edição do PAC Seleções, do Governo Federal, irão renovar a frota de 22 municípios que possuem Unidades de Suporte Básico (USB). Além disso, Jaguaribe receberá uma nova Unidade de Suporte Avançado (USA), ampliando os serviços na região.

“Desde o início da gestão Elmano de Freitas nós já fizemos várias entregas de ambulâncias. Já renovamos cerca de 60% da nossa frota e a meta é completar 100% até o fim de 2026”, afirmou Tânia Mara Coelho.

Na atual gestão, em parceria com o Ministério da Saúde, já foram entregues 96 veículos para a renovação da frota em todo o estado. Outras 28 ambulâncias estão previstas para serem entregues até setembro deste ano.

As USBs vão atender os municípios de Aracati, Aracoiaba, Araripe, Cariré, Catarina, Caucaia (três unidades), Coreaú, Guaiúba, Irauçuba, Itaitinga, Itarema, Itatira, Lavras da Mangabeira, Milagres, Miraíma, Pentecoste, Pindoretama, Redenção, Santa Quitéria, Tamboril, Tianguá e Trairi.

O superintendente do Samu Ceará, Nilson Filho, destacou que o investimento vai melhorar a qualidade do atendimento. “Esse é um grande investimento, algo que vem para trazer um melhor atendimento para a nossa população”, afirmou.

O serviço, que já realizou mais de 268 mil atendimentos desde 2023, conta atualmente com 166 ambulâncias e três Centrais de Regulação localizadas em Sobral, Eusébio e Juazeiro do Norte. O Samu funciona 24 horas por dia e pode ser acionado gratuitamente pelo número 192.

Em julho, o Ministério da Saúde anunciou novos recursos para a segunda edição do PAC Seleções, que devem garantir a entrega de mais 58 ambulâncias até 2026.




(GCMais)

Postagens mais visitadas do mês