"A prática é proibida pelas normas da unidade de conservação por representar risco à vida e possibilidade de danos ao monumento natural, incluindo a fragmentação dos diferentes tipos de minerais que compõem o arco natural", informou o Parque Nacional de Jericoacoara por meio de nota. A infração foi registrada por condutores credenciados que estavam no local e enviaram as imagens à chefia do Parque. Segundo a administração da unidade, os responsáveis receberão multa pelos Correios.
De acordo com o Decreto Presidencial, a penalidade para esse tipo de infração pode variar de R$ 500 a R$ 10 mil. O g1 entrou em contato com a criadora de conteúdo para pedir posicionamento, mas não teve retorno até a publicação desta matéria.
Nas suas redes sociais, no entanto, ela publicou vídeos explicando que decidiu subir no monumento após ver que outras pessoas faziam o mesmo:
"Fui maria vai com as outras. Achei bonito, legal, diferente. Fui lá e subi e eu mesma pedi para gravar. E eu vi alguma placa dizendo que era proibido tirar foto? Não vi. No local onde a gente estava não tinha", relatou Dayane Santos.
Apesar de a influenciadora dizer que não existe sinalização, há uma placa próximo à Pedra Furada alertando que é proibido subir no monumento (veja acima). De acordo com o Parque Nacional de Jericoacoara, somente é possível tirar fotos do monumento. "Não jogue lixo, preserve a natureza!", avisa a administração.
(g1)