Marinha encerra buscas por dois pescadores desaparecidos após embarcação virar no Ceará

Marinha encerra buscas por dois pescadores desaparecidos após embarcação virar no Ceará
Foto: Governo do Ceará/Semace
 




A Marinha do Brasil encerrou neste domingo (31) as buscas por dois pescadores que desapareceram depois que a embarcação São Raimundo, de Camocim, no litoral oeste do Ceará, virou em alto mar no dia 25 de agosto. Dos sete tripulantes, cinco foram resgatados com vida. Os desaparecidos são Daniel Avelino dos Santos, 62 anos, e Cleuton Marques da Silva.

De acordo com a Capitania dos Portos do Maranhão, o barco havia partido de Camocim e foi localizado próximo da costa da cidade de Tutóia, no Maranhão. O naufrágio foi provocado por mudanças climáticas nas condições oceânicas, como correntes, marés, ventos e ondas.

A bordo estavam sete pescadores. Os cinco resgatados por outra embarcação pesqueira foram levados para a cidade de Luís Correia, no Piauí, e passam bem. Eles foram identificados como Fabiano Alves de Carvalho, José Maria Pereira da Silva Filho, Olaiudo Ferreira da Silva, Cleudo Marques da Silva e Francisco Antônio Alves Santos. Nenhum deles precisou de atendimento médico.

Seis dias de buscas

As operações de resgate duraram seis dias e cobriram uma área de mais de 3,6 mil km². Foram utilizados o navio-patrulha Bracuí, uma aeronave da Força Aérea Brasileira, além de embarcações e navios mercantes que transitavam pela região. A Marinha também emitiu um “aviso aos navegantes” para reforçar a atenção nas proximidades do local do acidente.

Segundo a Capitania dos Portos do Maranhão, foi instaurado um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para apurar as causas e circunstâncias do naufrágio.

“A Marinha do Brasil se solidariza com a família das vítimas e reforça seu compromisso com a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica causada por embarcações, destacando a importância da colaboração da sociedade”, afirma a nota.




(GCMais) 

Postagens mais visitadas do mês