Fortaleza é a segunda capital do Brasil com o maior número absoluto de trabalhadores que usam motocicleta para se deslocar ao trabalho. Segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quinta-feira, 9, cerca de 110 mil pessoas que moram e trabalham na capital cearense utilizam a moto como principal meio de transporte.
O quantitativo faz Fortaleza ficar atrás apenas de São Paulo em números de trabalhadores que vão com motocicletas ao trabalho, que lidera o ranking com 163 mil usuários.
Os dados fazem parte da pesquisa “Deslocamentos para trabalho e estudo”, do IBGE, que detalha como os brasileiros se deslocam diariamente para suas atividades laborais e educacionais.
Conforme o IBGE, o ônibus ainda é o principal meio de transporte usado por quem mora e trabalha em Fortaleza, com cerca de 227 mil pessoas (28,41%) utilizando os coletivos como principal forma de deslocamento entre casa e trabalho.
Em segundo lugar vem o carro, escolhido por 220 mil trabalhadores (27,53%), seguido pela motocicleta, utilizada por 13,75% dos trabalhadores fortalezenses — o equivalente a um em cada sete usuários.
O percentual coloca a Capital como a 10ª cidade do País com maior adesão ao uso de moto por trabalhadores e a 3ª do Nordeste, atrás apenas de Teresina (27,99%) e João Pessoa (16,98%).
(O Povo)