O apagão em pelo menos 10 estados brasileiros foi causado por um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná No Ceará, 971 mil clientes foram afetados pelo apagão registrado durante a madrugada desta terça-feira, 14.
Pelo menos outros nove estados brasileiros também foram afetados pela falta de energia, que começou por volta das 0h32 e seguiu por aproximadamente 30 minutos.
A distribuidora de energia Enel Ceará informou ainda que foram afetadas 38 subestações do interior do Estado, e o serviço foi totalmente normalizado em 33 minutos.
A queda de energia a nível nacional foi causada por um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná, conforme o Operador Nacional do Sistema (ONS), que não detalhou as circunstâncias do incêndio.
Além do Ceará, o apagão afetou o Distrito Federal e os seguintes estados:
São Paulo;
Rio de Janeiro;
Pernambuco;
Bahia;
Amazonas;
Minas Gerais;
Santa Catarina;
Goiás;
Rio Grande do Norte e Maranhão.
De acordo com a Enel, a interrupção de energia que afetou os clientes da distribuidora no Ceará foi causada pela atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema (ONS). O procedimento de corte de carga – conhecido como ERAC - acontece de forma automática, quando alguma ocorrência é identificada no Sistema Interligado Nacional (SIN). Objetivo é proteger o sistema elétrico de impactos maiores.
O ONS confirma que houve uma ocorrência, às 0h32 no Sistema Interligado Nacional (SIN) que provocou a interrupção de cerca de 10.000 MW de carga, afetando os quatro subsistemas: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
(G1)