![]() |
A Polícia Militar do Ceará (PMCE) resgatou 135 aves silvestres e quatro tatus que estavam sendo mantidos ilegalmente em cativeiro, no município de Crateús, no interior do estado. A ação foi efetuada por meio do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Segundo a PM, a ação teve como objetivo coibir e prevenir crimes ambientais na região da Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) situada entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI).
Durante as buscas, as equipes localizaram, em área de mata, três espingardas e nove munições que seriam utilizadas em atividades de caça ilegal. Em uma residência, foram encontrados 135 aves silvestres, dois tatus vivos e dois abatidos.
Os responsáveis foram autuados com a lavratura de autos de infração ambiental pelos agentes do Ibama. Os animais resgatados foram encaminhados ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras), enquanto as armas de fogo foram apresentadas na Delegacia de Polícia Civil de Crateús para os procedimentos cabíveis.
![]() |
Foto: Divulgação / PMCE |
(GCMais)