Equipes da RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, estiveram na cidade na manhã deste sábado (8) e registraram a destruição pelas ruas de Rio Bonito do Iguaçu. Nas imagens registradas é possível ver construções destelhadas, estruturas retorcidas, escombros e árvores, placas e postes caídos. Assista ao vídeo acima.
O tornado se formou devido a um ciclone extratropical que atinge o sul do país e também provocou chuva forte e estragos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No Sudeste, os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro estão em alerta.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o tornado atingiu o índice EF3, com ventos de 250 km/h. O nível é medido pela Escala Fujita Aprimorada (EF), que avalia a intensidade dos ventos.
Os ventos fortíssimos arrancaram árvores e postes devastaram casas. Mais de mil pessoas estão desabrigadas. Bombeiros e agentes da Defesa Civil buscam sobreviventes sob escombros.
Em Rio Bonito do Iguaçu as vítimas são três homens com idades de 49, 57 e 83 anos, e duas mulheres, com idades de 47 e 14 anos. A vítima de Guarapuava é um homem de 53 anos.
Imagens registradas por moradores em Rio Bonito do Iguaçu mostram um cenário de extrema destruição. Segundo relatos, houve também queda de granizo.
G1


