Homem em Marco é alvo de mandado da PF contra abuso sexual infantil

 



A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (04/11), a OPERAÇÃO INOCÊNCIA PROTEGIDA XIV, com o objetivo de aprofundar investigação relacionada ao compartilhamento de material de abuso sexual infantojuvenil por meio do aplicativo Viber.

Policiais federais cumpriram um Mandado de Busca e Apreensão expedido pela Justiça Federal em domicílio situado no município de Marco/CE. A ação teve por objetivo identificar e interromper práticas ilícitas, bem como apreender dispositivos eletrônicos e mídias que possam subsidiar o aprofundamento das investigações.

As apurações tiveram início com base em comunicação oficial enviada pela polícia da Espanha, por meio da Rede 24x7, canal internacional de cooperação policial. As informações foram repassadas à Polícia Federal pela Seção de Proteção ao Menor da Unidade Central de Cibercrime, do Cuerpo Nacional de Policía. A partir da Operação Víbora, deflagrada naquele país, foram identificados 18 números brasileiros envolvidos em grupos do aplicativo Viber voltados à difusão de CSAM (Child Sexual Abuse Material).

Entre os alvos, foi identificado um usuário associado a um número do Ceará, participante ativo no compartilhamento de conteúdo sexual infantojuvenil no grupo investigado, revelando indícios da prática dos crimes previstos nos Arts. 241-A e 241-B do ECA, além da possível associação criminosa (art. 288 do Código Penal), considerando a atuação articulada de indivíduos de diversas nacionalidades no compartilhamento sistemático de material delitivo. 

Durante as buscas, foram apreendidos celular e HD, que serão submetidos à perícia técnico-científica. Foi confirmada a titularidade do número de telefone reportado como integrante de grupo internacional voltado ao compartilhamento de conteúdo sexual envolvendo crianças e adolescentes, mas não houve prisão em flagrante, pois nenhum material ilícito foi localizado no momento da diligência.

As investigações prosseguem com a análise do material aprendido .


Comunicação Social da Polícia Federal no Ceará

(85) 9.9972-0534

Instagram: @pfceara

Postagens mais visitadas do mês