A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) prendeu, na última segunda-feira, 24, o homem de 29 anos investigado por invadir uma clínica de estética e retirar a companheira do local à força. A captura ocorreu no bairro Couto Fernandes, em Fortaleza, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva.
O crime, registrado no início de novembro no bairro Siqueira, foi registrado por câmeras de segurança. O suspeito não apenas agrediu a vítima, mas destruiu parte da estrutura do estabelecimento comercial para alcançá-la.
Imagens de videomonitoramento obtidas pelo O POVO mostram o momento em que o homem chega ao local pilotando uma motocicleta e arremessa o veículo repetidas vezes contra o portão de ferro, até conseguir derrubá-lo. Após invadir o estabelecimento, o agressor teria arrastado a companheira para fora puxando-a pelos cabelos.
Após o caso, a proprietária do estabelecimento, Dayane Holanda, afirmou ao O POVO que o caso foi uma exceção na rotina do local. "Nunca houve nenhum tipo de situação semelhante no espaço", garantiu, reforçando que o fato não compromete a imagem de segurança do comércio.
Ausente no momento do crime, ela classificou a situação como "dolorosa" e defendeu a importância de identificar precocemente os sinais de relacionamentos abusivos.
Após a repercussão das imagens, a própria vítima se pronunciou por meio das redes sociais. Em vídeos publicados na Internet, ela relatou que o companheiro nunca a havia agredido anteriormente e pediu que as pessoas parassem de persegui-lo ou atacá-lo virtualmente.
Agressor pode ser preso independente da vontade da vítima
Apesar do pronunciamento, a legislação brasileira prevê que, em casos de lesão corporal no contexto de violência doméstica, a ação penal é pública incondicionada. Então o agressor deve ser investigado e processado independentemente da vontade da vítima ou de ela registrar um Boletim de Ocorrência formalmente.
A Lei Maria da Penha aponta que, muitas vezes, a vítima está inserida em um ciclo de violência ou dependência emocional que a impede de agir contra o autor.
A Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Fortaleza representou pela prisão preventiva do suspeito, medida acatada pelo Poder Judiciário. O homem foi conduzido à sede da DDM e o mandado foi cumprido. Ele permanece à disposição da Justiça.
(O Povo)



