Tempestades com vento de 100 km/h podem atingir cidades de MS, SC, PR e RS neste domingo

 Área do país com aviso do Inmet de grande perigo por conta de tempestade no domingo (16). — Foto: Reprodução/Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que áreas de quatro estados – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul — têm previsão de tempestades intensas neste domingo (16), com possibilidade de chuva forte, rajadas que podem superar os 100 km/h, queda de granizo e alto número de trovoadas.

Segundo o órgão, a frente fria intensa está associada à formação de um ciclone extratropical próximo à foz do Rio da Prata.

(CORREÇÃO: ao publicar esta reportagem, o g1 errou ao informar que há previsão de ventos de 100 km/h em 15 estados. Na verdade, o Inmet emitiu um aviso de grande perigo em razão da possibilidade de chuva forte, alta incidência de trovoadas, queda de granizo e fortes rajadas de vento que podem superar os 100 km/h para áreas de quatro estados: Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A reportagem foi corrigida às 17h34.)

A instabilidade, de rápido deslocamento, também pode avançar para regiões do Centro-Oeste e Sudeste entre domingo e segunda-feira (17).

O risco inclui ainda fenômenos localizados como tornados e correntes de vento (downbursts), principalmente no sul e oeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e Paraná, e sul do Mato Grosso do Sul.

Segundo César Soares, da Climatempo, o cenário é diferente do que aconteceu na semana passada, e que levou a um tornado que devastou a cidade de Rio Bento do Iguaçu (PR).

Se houver formação de algum tornado, ele será de menor potencial.

"As três defesas civis do Sul do brasil elas concordam que o sistema que está formando é diferente do da seman apassada. açesar dos pesares, tem previsão de ventos fortes, em algumas cidades do sul do braisl de mato grosso pode chegar a 100 km.

O avanço do sistema deve começar na madrugada de domingo, quando a frente fria ingressa pelo Rio Grande do Sul. A partir da manhã e ao longo da tarde, as tempestades tendem a se espalhar para Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. No decorrer da noite de domingo e ao longo de segunda-feira, a instabilidade pode atingir áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, com possibilidade de chuva forte e rajadas de vento também nesses estados.

Veja as cidades que podem ser mais afetadas:

O Inmet orienta ainda que moradores das áreas em alerta evitem se abrigar sob árvores durante rajadas fortes, mantenham distância de placas, torres e estruturas metálicas, e busquem locais seguros em caso de granizo.

 

Postagens mais visitadas do mês