Ceará ultrapassa 2 milhões de Carteiras de Identidade Nacional emitidas

Ceará ultrapassa 2 milhões de Carteiras de Identidade Nacional emitidas
Foto: Reprodução
 



A Carteira de Identidade Nacional superou, em dezembro, a marca de 2 milhões de emissões no Ceará, segundo a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), responsável pelo serviço. Desde janeiro de 2024, quando o novo modelo passou a ser emitido no Estado, cidadãos atualizam sua identificação civil conforme o padrão unificado definido pelo Governo Federal.

Mais de 20% dos moradores do Ceará já possuem o novo documento, que utiliza o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como número único de identificação, conforme determina a Lei nº 14.534/2023. A atualização reforça o reconhecimento legal do cidadão e amplia o acesso a políticas públicas, serviços e benefícios sociais, além de padronizar a identificação em todo o país.

A modernização é conduzida pela Pefoce por meio da Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB), responsável pela análise dos documentos apresentados pelos usuários. O novo modelo inclui recursos tecnológicos de segurança e layout nacional padronizado, o que reduz divergências cadastrais e facilita o uso do documento tanto em serviços públicos quanto privados.

Como emitir a Carteira de Identidade Nacional no Estado?

Para solicitar a Carteira de Identidade Nacional no Ceará, o cidadão deve agendar atendimento no site da Pefoce ou nos equipamentos Casa do Cidadão e Vapt Vupt. No interior, o serviço é disponibilizado pelas prefeituras municipais.

No atendimento presencial, é necessário apresentar CPF — que pode ser gerado no ato, caso o usuário ainda não o possua — além de certidão de nascimento ou casamento, em original ou cópia autenticada, e comprovante de residência. De forma opcional, podem ser incluídos documentos como título de eleitor e Carteira Nacional de Habilitação.

A primeira via da identidade é gratuita. Já a segunda via custa R$ 72,35. Para quem optar pela versão física em policarbonato, mais resistente, o valor é de R$ 74,76 mesmo na primeira emissão.



(GCMais)

Postagens mais visitadas do mês