Estado de SP chega a 7 mortes em 7 dias por causa das fortes chuvas


 


A Operação Chuvas, da Defesa Civil, registrou 7 mortes no estado de São Paulo desde o dia 10 de dezembro. Dois homens morreram na tarde de terça-feira (16/12), em Ilhabela, no litoral norte paulista.

As demais vítimas são um homem que faleceu em um deslizamento em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira; uma mulher morta após a queda de um muro na zona leste da capital paulista; uma mulher que morreu após uma árvore cair em Guarulhos; um homem que foi vítima de descarga elétrica em Juquitiba; e um homem arrastado após escorregar e cair em um rio em Bauru.

Este ano, a Operação Chuvas começou no dia 1º de dezembro e vai durar até o dia 31 de março de 2026, segundo a Defesa Civil.

Além disso, um homem está desaparecido em Guarulhos após as chuvas da tarde dessa terça-feira (16/12). O carro em que ele estava foi arrastado pela enxurrada e caiu em um córrego. O Corpo de Bombeiros realiza buscas pela vítima.

Nesta quarta-feira (17/12), o estado amanheceu com temperaturas amenas e chuvas pontuais. O litoral norte foi afetado por acumulados significativos de precipitação.

Ao longo do dia, a região metropolitana da capital e o Vale do Paraíba poderão ter episódios de chuva fraca. As áreas das regionais da divisa com Minas Gerais devem ter pancadas de chuva de intensidade moderada a forte.

No restante do território paulista, o tempo ficará parcialmente nublado. Há possibilidade de chuvas fracas. De acordo com a Defesa Civil, o estado deve ser atingido por rajadas de vento.

Chuvas afetam abastecimento de energia em SP

Mais de 46 mil imóveis estão sem luz em São Paulo, na manhã desta quarta-feira devido às fortes chuvas que atingiram a região metropolitana na terça.

O problema acontece oito dias após a ventania provocada por um ciclone extratropical atingir o estado, com ventos que se aproximaram de 100 quilômetros por hora. No ápice da crise, o apagão histórico, que chegou a até cinco dias em algumas regiões, afetou mais de 2 milhões de imóveis.

Segundo a concessionária Enel, somente na capital paulista, a cidade mais afetada nesta quarta, são 28.729 endereços sem energia elétrica. Em Osasco, na região metropolitana, 5.843 imóveis estão no escuro. São Bernardo do Campo, no ABC, aparece em seguida, com 4.315 domicílios afetados.



(Metropoles)

Postagens mais visitadas do mês