Governo do Ceará lança programa para conceder empréstimo sem juros; entenda como funciona

Governo do Ceará lança programa para conceder empréstimo sem juros; entenda como funciona
 


O Governo do Ceará lançou, nesta quinta-feira (11), o programa Dinheiro na Mão, que oferece microcrédito sem juros para milhares de microempreendedores e trabalhadores informais em todo o estado. A ação, apresentada no Palácio da Abolição pelo governador Elmano de Freitas, busca ampliar oportunidades de geração de renda, incentivar pequenos negócios e fortalecer a economia solidária.

A iniciativa é conduzida pela Secretaria do Trabalho (SET) em parceria com o Fundo de Investimentos de Microcrédito Produtivo do Ceará (FIMPCE). Podem participar MEIs, microempreendedores informais e trabalhadores informais, com prioridade para mulheres e pessoas atendidas por programas sociais.

Segundo o governador, o objetivo é eliminar uma das principais barreiras enfrentadas pelos pequenos negócios: os juros bancários.

“As instituições financeiras podem se cadastrar junto ao Governo para emprestar recursos, e o Estado vai arcar com os juros desde que a pessoa beneficiada esteja adimplente. Desta maneira iremos ajudar os pequenos negócios no Ceará”, afirmou Elmano de Freitas.

O limite máximo do crédito é de R$ 21 mil, com pagamento em 4 a 12 meses, em parcelas mensais. Caso haja atraso, o beneficiado perde o subsídio da parcela correspondente.

“Você poder pegar um empréstimo junto às instituições financeiras sem juros é um grande incentivo para que as pessoas possam melhorar os seus negócios”, acrescentou o governador.

Como funciona o Dinheiro na Mão?

O secretário do Trabalho, Vladyson Viana, explicou que o programa segue os princípios do microcrédito produtivo orientado.
“A partir do cadastro, os clientes irão para a esteira de atendimento das instituições financeiras. Com a adimplência, o Governo faz o ressarcimento dos juros. Nossa meta é atender até 100 mil pessoas por ano”, explicou.

O Banco do Nordeste (BNB) será o primeiro parceiro da iniciativa, oferecendo aporte anual de R$ 300 milhões. A superintendente da instituição no Ceará, Eliane Brasil, destacou a experiência do banco no setor.

“Temos uma experiência fantástica, o CrediAmigo. Sei que o Dinheiro na Mão vai ajudar muita gente, e o BNB vai entrar de cabeça nessa nova iniciativa”, afirmou.

O Governo do Ceará também vai publicar, no Diário Oficial do Estado, um edital para credenciar outros bancos e instituições financeiras interessadas em aderir ao programa.


(GCMais)

Postagens mais visitadas do mês