No Ceará, Lula entrega carteiras do docente e mais de 400 notebooks a professores


 



Professores de todo o Brasil têm, agora, uma identificação própria para garantir acesso a benefícios culturais, comerciais e de lazer: a Carteira Nacional do Docente do Brasil (CNDB). O novo documento foi entregue a 3 mil cearenses pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira (3), em cerimônia no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

Além da CNDB, foram entregues mais de 400 vales-computadores aos docentes, complementando o pacote de “iniciativas para o desenvolvimento e a valorização” da categoria, como reforçou o presidente.

O evento – que incluiu anúncios sobre a terceira fase das obras do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e sobre o Datacenter do Tik Tok no Ceará – contou com a presença, ao lado de Lula, de autoridades como o ministro da Educação, Camilo Santana; o governador do Ceará, Elmano de Freitas; e o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão. 

Carteira do Docente

Receberam a CNDB das mãos de Lula professores de escolas municipais e estaduais e de universidades como Federal do Ceará (UFC), Federal do Cariri (UFCA), Estadual do Vale do Acaraú (UVA), Estadual do Ceará (Uece) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Entre os docentes que ganharam a “carteirinha” no local está Alexsandra Lima, que leciona no curso de Pedagogia da UVA em Sobral. Para ela, a iniciativa “é um reconhecimento mais do que simbólico”.

“É um reconhecimento de que a educação precisa estar articulada à cultura, à arte. A arte hoje é potencializadora de saúde mental, e isso é um aspecto muito importante pra nós professores. A carteirinha vai nos permitir o acesso a direitos que merecemos pela nossa dedicação e compromisso”, pontuou, em entrevista ao Diário do Nordeste.

Mão de uma mulher segurando a Carteira Nacional Docente do Brasil, com foto e o brasão da República, enquanto uma mulher sorri desfocada ao fundo.

Foto: Fabiane de Paula.


Docente de Matemática na mesma instituição de ensino superior, Davi Ribeiro destaca que a CNDB vai na contramão da desvalorização crescente dos profissionais da educação. “Nos últimos anos, temos perdido o valor no mercado: temos nos tornado um número, um escore, não pessoas. A carteirinha resgata a pessoa do professor”, considera.

O documento também é válido para professores do ensino básico – como Illana Soares, que leciona no Liceu de Messejana, escola estadual em Fortaleza. “É uma vitória da categoria, de valorização do que fazemos em sala de aula. E foi um processo simples: fiz um cadastro online, foi bem organizado”, descreve.

Em discurso, o presidente Lula relembrou que a criação da carteira foi uma “obsessão” de Camilo Santana, e que representa um símbolo de valorização da categoria. “O Camilo pediu um dia de licença, assumiu o cargo no Senado, criou e aprovou o projeto. Hoje é um dia de glória”, definiu.

O ministro da Educação reforçou a docência como “a profissão mais importante do Brasil”, e apontou que a CNDB, além de identificação do professor, garante benefícios como:

  • 15% de desconto em diárias de hotéis da rede;
  • Cartões de crédito sem anuidade na Caixa Econômica e no Banco do Brasil; 
  • Descontos em restaurantes e entregas no iFood; 
  • Descontos em produtos na Amazon, na farmácia Pague Menos e outros estabelecimentos.

Computadores para docentes

Outra ação do eixo de Valorização do programa Mais Professores consolidada na cerimônia foi a entrega de 403 vouchers de R$ 3 mil aos docentes cearenses para compra de computadores ou tablets que auxiliem no exercício profissional.

Entre os professores, estão 270 da rede estadual de ensino do Ceará, das escolas:

  • EEM Joaquim Magalhães, em Itapipoca;
  • EEM Deputado Fernando Mota, em Tejuçuoca;
  • EEMTI Tomé Gomes dos Santos, em Paramoti;
  • EEMTI Antônio Bezerra, em Fortaleza;
  • EEMTI Senador Osires Pontes, em Fortaleza;
  • EEMTI Visconde do Rio Branco, em Fortaleza;
  • EEMTI Francisca Moreira de Souza, em Beberibe;
  • EEMTI Capelão Frei Orlando, em Canindé;
  • EEMTI Padre Saraiva Leão, em Redenção; 
  • EFA Padre Eliésio dos Santos, em Ipueiras.

A escolha dos trabalhadores do ensino regular foi baseada nas escolas que obtiveram melhores desempenhos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023.

ITA Ceará

A autorização de investimento de R$ 180 milhões na terceira etapa do ITA Ceará foi assinada pelas autoridades nesta quarta-feira. 

De acordo com Camilo Santana, a primeira etapa será inaugurada em 2026. A segunda, que inclui a reforma total da antiga Base Aérea de Fortaleza, já está em obras. A última, portanto, “garantirá a finalização do campus”.

As duas primeiras turmas que vão estudar no instituto já estão cursando etapas iniciais no campus de São José dos Campos, em São Paulo.



(DN)

Postagens mais visitadas do mês