As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o país estarão fechadas de quarta (28) a sexta-feira (30) para atendimento presencial em razão de melhorias programadas nos sistemas previdenciários da Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social.
O INSS alerta ainda que, a partir das 19h do dia 27 até o dia 31 de janeiro, o Meu INSS (site e aplicativo) e a central telefônica 135 ficarão indisponíveis.
A medida, segundo o instituto, é necessária para a modernização dos sistemas, de modo a assegurar maior estabilidade, segurança e eficiência dos serviços.
Para reduzir os impactos aos cidadãos, o INSS realizou atendimento extra no último final de semana, “com o objetivo de antecipar agendamentos e compensar a suspensão temporária do serviço presencial”.
O instituto informou ainda que garantiu o reencaixe nos casos em que o beneficiário preferiu receber atendimento presencial em dia útil.
Mutirões
O INSS realizou, nos dias 17 e 18 de janeiro, uma série de mutirões em agências de diversas cidades brasileiras com o objetivo de antecipar atendimentos que estavam agendados para os dias 28, 29 e 30 de janeiro. Nesse período, haverá uma manutenção nos sistemas previdenciários, o que vai suspender temporariamente o atendimento presencial.
As ações continuam no próximo fim de semana, nos dias 24 e 25, como forma de minimizar os impactos para a população e compensar a interrupção dos serviços presenciais durante os dias de atualização tecnológica.
Os segurados que tinham atendimento marcado para os dias 28, 29 e 30 de janeiro podem consultar a nova data de comparecimento até as 19h do dia 27, por meio do site ou aplicativo Meu INSS, além da Central Telefônica 135. Para quem preferir ser atendido em dias úteis, o órgão informou que será feito o reencaixe.
(CG+)


