O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou nesta sexta-feira (30) uma cirurgia de catarata no olho esquerdo, em Brasília.
O petista chegou às 7h25 ao CBV Hospital de Olhos, onde realizou o procedimento, e deixou a unidade hospitalar por volta das 10h.
O Planalto informou que o procedimento ocorreu "sem intercorrências e o presidente já recebeu alta hospitalar".
Lula permanecerá esta sexta-feira e o fim de semana na residência oficial da Granja do Torto, em repouso. A previsão é que volte às atividades de rotina na segunda-feira (2).
Durante o período, o presidente segue em acompanhamento habitual com a equipe médica.
![]() |
| Foto: Mateus Bonomi/AGIF - Agência de Fotografia/Estadão Conteúdo |
A cirurgia de catarata, procedimento ao qual o presidente foi submetido, é considerado simples e rápido. Em 2020, Lula fez uma cirurgia semelhante no olho direito, que também ocorreu dentro do planejado.
🩺A catarata é uma condição em que o cristalino do olho, uma espécie de lente natural, se torna opaco. Isso pode causar a perda progressiva da visão, por isso, ele é substituído por uma outra lente. O único tratamento é cirúrgico.
O paciente geralmente volta para casa no mesmo dia, e a recuperação é rápida. Com isso, Lula deve estar liberado para trabalhar nos próximos dias.
Na quinta-feira (29), o presidente esteve no hospital para a realização de exames pré-operatórios. Após os procedimentos, cumpriu agendas na Residência Oficial da Granja do Torto.
Ao todo, o presidente já fez, desde 2022, ao menos quatro procedimentos cirúrgicos.
Cirurgias realizadas por Lula
Desde o fim de 2022, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por quatro cirurgias.
- Em novembro daquele ano, ele foi submetido a um procedimento para retirada de uma leucoplasia na prega vocal esquerda, após apresentar rouquidão.
- Em setembro de 2023, Lula realizou uma artroplastia total do quadril direito para tratar artrose.
- Ainda em 2023, também passou por uma blefaroplastia bilateral para correção do excesso de pele nas pálpebras.
- Já em dezembro de 2024, o presidente foi operado para drenagem de um hematoma intracraniano, decorrente de uma queda sofrida em outubro.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/2/f/GtoYNkQOytiBgnIzKUbA/agf20260130103.jpg)


