Balanço do Carnaval: Ceará teve 8 acidentes graves e 39 feridos nas estradas federais

Balanço do Carnaval: Ceará teve 8 acidentes graves e 39 feridos nas estradas federais
Foto: Divulgação / PRF
 




O estado do Ceará teve 31 acidentes nas estradas federais durante o período do Carnaval 2026, entre a sexta-feira (13) e a quarta-feira de Cinzas (18), segundo a contabilização da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Desses, 8 foram acidentes graves, com um acumulado de 39 feridos. Não houve registro de mortes.

No número de acidentes, a quantidade total é mais do que o dobro registrado no Carnaval de 2025: na ocasião, foram 15 acidentes, sendo 6 desses graves, com 17 pessoas feridas. Houve, no entanto, redução no número de mortes em 2026, uma vez que duas pessoas morreram em acidentes nas estradas federais do Ceará no Carnaval de 2025 – em 2026, não houve registros de acidentes fatais.

PRF aponta principais causas de acidentes nas estradas do Ceará durante o Carnaval

A análise dos casos apontou como principais causas dos acidentes: a ausência de reação ou reação tardia do condutor; a ingestão de álcool ou outras substâncias psicoativas; velocidade incompatível; e ultrapassagens indevidas. Os tipos de acidentes mais frequentes foram colisão traseira, colisão transversal, capotamento e saída de pista, ainda segundo a PRF.

Infrações de trânsito registradas

Durante o feriado prolongado, foram registradas 2.693 infrações de trânsito nas rodovias federais do Ceará. A infração mais recorrente foi o excesso de velocidade, com 899 flagrantes, evidenciando comportamentos de risco que aumentam a gravidade dos sinistros.

Além dos excessos de velocidade, outras infrações também chamaram atenção durante o feriado. Foram registradas 202 autuações por veículos não licenciados e 184 por ultrapassagens proibidas. Também foram constatadas 81 infrações por ausência de capacete, 73 por não utilização do cinto de segurança e 72 por condução de veículo por motoristas inabilitados. As infrações relacionadas à alcoolemia somaram 37 registros, sendo 33 por recusa ao teste do bafômetro.


(GC+)

Postagens mais visitadas do mês