![]() |
| Foto: Reprodução |
A família do estudante Avindo Chiaca Capinala, morto em Fortaleza vítima de um tumor cerebral, busca apoio para fazer o traslado do corpo para Angola, de onde é natural. O rapaz, de 25 anos, estudava Administração Pública na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), no município de Redenção, no Ceará.
Avindo Chiaca Capinala morava no Brasil desde 2022, para cumprir os estudos. Ele acabou sendo internado no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), no último ano, para tratar o tumor, mas enfrentou complicações no quadro clínico, indo a óbito na última semana.
A Associação dos Estudantes Angolanos na Unilab (AEA) publicou sobre o ocorrido, pontuando que está participando da campanha solidária para levar o corpo de volta ao país de origem. “É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do nosso irmão de nacionalidade angolana e estudante de Administração Pública na Unilab da Entrada 2022.2. Estamos realizando uma campanha solidária para transladarmos o seu corpo de volta para Angola e para a sua família. A sua contribuição é vital para levarmos o Avindo de volta ao lar”, pontua.
A contribuição pode ser feita por meio da chave Pix 11774403188, titular Fernando Gervásio Gonçalves, banco Nubank. Também é possível contribuir por meio do código IBAN (código bancário internacional) de número 000600009649915930118, sendo o titular Paulo José Chiaca Capingala, banco BFA.
Unilab publica nota de falecimento
Em 4 de fevereiro, após a morte do estudante, a Unilab publicou nota oficial lamentando o ocorrido. “Neste momento de dor, a Propae e a Prointer estão acompanhando a situação de perto, adotando os encaminhamentos e protocolos necessários”, pontuou a Universidade. Confira o texto na íntegra:
É com profundo pesar que a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) comunica o falecimento do estudante Avindo Chiaca Capinala, do curso de Administração Pública.
Neste momento de dor, a Propae e a Prointer estão acompanhando a situação de perto, adotando os encaminhamentos e protocolos necessários, inclusive junto à embaixada, e prestando o apoio institucional cabível.
A Unilab se solidariza com os familiares, amigos e com toda a comunidade acadêmica, em especial a comunidade angolana, expressando seus mais sinceros sentimentos.
Centro Acadêmico do curso
O Centro Acadêmico de Administração Pública da Unilab também se manifestou sobre a morte. Confira:
O Centro Acadêmico de Administração Pública manifesta, com profundo pesar, o falecimento de Avindo Chiaca, membro deste Centro Acadêmico.
Avindo fez parte da nossa trajetória enquanto representação estudantil, deixando sua contribuição registrada na convivência e no compromisso com a vida acadêmica.
Neste momento de luto, nos solidarizamos com seus familiares, amigos e com toda a comunidade acadêmica, expressando nossas mais sinceras condolências.
Vozes da África
Por fim, o projeto Vozes da África, também ligado à Unilab, também expressou pesar pelo ocorrido. Veja a nota divulgada:
Em nome do Projeto Vozes D’África, dirigimo-nos à Comunidade Angolana e a toda a família unilabiana para expressar o nosso mais profundo sentimento de dor e consternação pela perda irreparável do nosso irmão Avindo Chiaca Capinala.
A sua partida precoce deixa um vazio imenso no seio da nossa comunidade estudantil. Avindo não era apenas um estudante dedicado à Administração Pública, mas também um exemplo vivo de resiliência, esforço e esperança, qualidades que inspiravam todos que tiveram a honra de conviver com ele.
Neste momento de luto e saudade, o Projeto Vozes D’África solidariza-se com a família, amigos e colegas de Avindo, e reitera o seu compromisso de manter viva a sua memória e o seu legado entre nós.
Que a sua alma descanse em paz e que a força e a fé nos ajudem a enfrentar esta difícil jornada de despedida.
(GC+)



