![]() |
| Criminosos ameaçam comerciantes de água e cobram taxa em Sobral (CE). — Foto: Divulgação/SSPDS |
Pelo menos 10 criminosos foram presos entre a quarta-feira (4) e a sexta-feira (6) por suspeita de ameaçar e extorquir comerciantes que trabalham com venda de água mineral em Sobral, maior município da região norte do Ceará. Conforme apuração da TV Verdes Mares, os criminosos queriam R$ 1,50 por cada garrafão de 20 litros vendido.
O caso veio à tona após um vídeo que circulou nas redes sociais em que um revendedor de água anuncia que iria fechar o comércio por causa das ameaças. A reportagem não conseguiu contatar o autor do vídeo.
Um comerciante que preferiu não se identificar disse à TV Verdes Mares que ao longo da semana passou a circular em grupos de WhatsApp uma tabela com os novos preços sugeridos para o garrafão, já com um aumento no qual parte do valor seria destinado aos criminosos.
O comerciante disse ainda que os suspeitos estavam proibindo o comércio de outras marcas que não sejam as de Sobral, uma vez que não conseguem cobrar a taxa das empresas sediadas fora.
Por meio de nota, a Secretaria da Segurança Pública do Ceará (SSPDS) informou que Polícia Civil e a Polícia Militar prenderam em flagrante dez pessoas suspeitas de integrar organização criminosa. O grupo "estaria tentando intervir no comércio de água mineral" de Sobral.
Na ocasião, o caminhão também foi apreendido pela equipe, uma vez que a empresa proprietária é investigada por envolvimento com o grupo criminoso. Ainda na quarta-feira, mais dois homens foram presos, mas a secretaria não explicou qual a participação deles no esquema.
Até a sexta-feira (6), outras três pessoas foram detidas, mas também não foi informado o papel delas no caso. Os dez detidos têm idades entre 18 e 29 anos; cinco deles já possuem passagem pela polícia:
- um homem de 25 anos, que já respondia por tráfico de drogas;
- um homem de 29 anos, com antecedentes por violência doméstica e lesão corporal;
- um homem de 24 anos, que já respondia por tráfico de drogas;
- um homem indivíduo de 29 anos, que já foi preso por roubo;
- um homem de 23 anos, com passagens por organização criminosa e posse irregular de arma de fogo.
Conforme a Secretaria da Segurança, todos os suspeitos foram autuados pelo crime de integrar organização criminosa. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) da Região Norte.
Facções tentam expandir 'negócios' no Ceará
Serviços de internet, jogo do bicho, loterias, cigarros e bebidas falsificados, setor de combustíveis, golpes virtuais, jogos regulamentados (bets), “taxa de funcionamento” para comércios e tráfico de drogas.
Muitas vezes, a expansão das receitas da facção ocorre por meio da violência contra moradores, a extorsão de comerciantes e da disputa territorial com outros grupos, resultando em conflitos armados e famílias expulsas de casa.
(g1)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/N/l/DW4rL3RhSb2yoBjHjTdQ/presos-venda-agua-sobral.jpg)


