O cearense Aderbal Portela de Aguiar, morador de Cariré, no interior do Ceará, morreu na madrugada desta segunda-feira (6), aos 108 anos de idade. O anúncio do seu falecimento foi feito por um dos netos, o médico Roberto Didier, nas redes sociais.
Aderbal nasceu em 1918, foi comerciante e, depois, prefeito do município de Cariré. Ele chegou a ser notícia do g1 em 2022, pois mesmo com mais de 100 anos, fazia questão de votar nas eleições. O cearense teve 20 filhos, 52 netos, 36 bisnetos e dois trinetos. A causa da morte não foi informada.
Ele virou uma símbolo das eleições democráticas por fazer questão de ir às urnas em todas as eleições, mesmo não sendo mais obrigado a comparecer devido à idade.
A família informou ao g1 que o idoso morreu após uma convulsão. Há dois meses, ele havia sofrido uma queda e ficou com um coágulo na cabeça.
"Hoje me despeço do meu querido avô, Aderbal Portela de Aguiar (1918–2026). Perdi meu avô-pai. Minha base. Meu exemplo de vida. Quantos conselhos… Quantas conversas… Quanto amor recebi desse homem extraordinário. Ele construiu uma história linda: deixou um legado de trabalho, honestidade, fé e amor à família", escreveu o neto de Aderbal.
Aderbal morava com a família em Cariré e tinha uma rotina movimentada com exercícios físicos para manter a mobilidade e alimentação saudável. A TV Verdes Mares acompanhou o aniversário de 107 anos do idoso.
"A idade é engraçada. Quando a gente chega aos 107, pensa logo em 108, 109, 110, [pensa] em ser o homem mais velho do Brasil e do mundo", disse à época (assista no vídeo acima).
Pessoas mais velhas vivas
No Brasil, a pessoa mais velha viva é a alagoana Yolanda Beltrão de Azevedo, de 115 anos. Depois dela, vem a pernambucana Beatriz Ferreira Duarte, também com 115 anos.
A brasileira Yolanda é a quarta pessoa mais velha do mundo. Veja o ranking da LongeviQuest, uma organização internacional especializada na validação de registros de pessoas com mais de 110 anos, conhecidas como supercentenárias.
- Ethel Caterham, de 116 anos e que nasceu no Reino Unido em 21 de agosto de 1909;
- Naomi Whitehead, de 115 anos e que nasceu nos Estados Unidos em 26 de setembro de 1910;
- Lucia Laura Sangenito, de 115 anos e que nasceu na Itália em 22 de novembro de 1910;
- Yolanda Beltrão de Azevedo, de 115 anos e que nasceu no Brasil em 13 de janeiro de 1911;
- Shigeko Kagawa, de 115 anos e que nasceu no Japão em 28 de maio de 1911.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/z/e/jyxQ6HQV6CKZBvIuzmlw/aderbal-portela-aguiar-de-104-anos-e-morador-de-carire-no-interior-do-ceara-e-faz-questao-de-vot.jpg)


