O horário eleitoral no Ceará terá uma diferença de apenas 15 segundos entre as duas coligações que disputam o Governo do Estado. No sorteio realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) nesta quarta-feira (19), a coligação “Ceará Forte do Lado Certo”, do governador Elmano de Freitas (PT), ficou com 4 minutos e 37 segundos de propaganda no rádio e na televisão. Já a “Unir para Mudar”, que tem Ciro Gomes (PSDB) como candidato, terá 4 minutos e 22 segundos.
A definição também estabeleceu quem aparecerá primeiro na propaganda. A “Unir para Mudar” foi a primeira coligação sorteada e, por isso, Ciro Gomes será o responsável por abrir a veiculação no primeiro dia.
A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão começará em 28 de agosto, conforme as informações do material divulgado sobre o sorteio.
Como ficou o tempo de TV e rádio para governador no Ceará
A distribuição ficou dividida entre as duas coligações que disputam o Governo do Estado:
- Elmano de Freitas (PT): 4 minutos e 37 segundos
- Ciro Gomes (PSDB): 4 minutos e 22 segundos
A coligação de Elmano reúne, segundo as informações fornecidas, 14 partidos: PT, PSB, PDT, Podemos, Mobiliza, PCdoB, PV, Republicanos, PSD, MDB, PRD, Solidariedade, PSOL e Rede.
Já a coligação de Ciro Gomes é formada por PL, federação PSDB/Cidadania, federação União Progressista (União/PP), DC e Avante.
O tempo de propaganda é distribuído entre partidos, federações e coligações conforme as regras da Justiça Eleitoral. O TRE-CE já disponibiliza, em seus canais institucionais, informações sobre a regulamentação do horário eleitoral gratuito e os procedimentos de distribuição da propaganda.
Tempo dos candidatos ao Senado no Ceará
A divisão também foi definida para a disputa por duas vagas ao Senado Federal no Ceará. A coligação “Ceará Forte do Lado Certo” terá 3 minutos e 35 segundos, enquanto a “Unir para Mudar” ficará com 3 minutos e 24 segundos.
Os tempos correspondem às respectivas chapas:
- Cid Gomes (PSB) e Luizianne Lins (Rede): 3 minutos e 35 segundos
- Alcides Fernandes (PL) e Capitão Wagner (União Brasil): 3 minutos e 24 segundos
No sorteio da ordem de transmissão para o Senado, a “Ceará Forte do Lado Certo” foi a primeira colocada. Dessa forma, Cid Gomes e Luizianne Lins abrirão a propaganda para o cargo no primeiro dia.
Representantes de partidos políticos, federações e coligações participaram do sorteio realizado pelo TRE-CE, que também contou com a presença de profissionais de imprensa.
Quando será exibido o horário eleitoral no Ceará
A programação fornecida para o horário eleitoral gratuito estabelece a divisão por cargos e dias da semana.
No rádio, às terças, quintas e sábados, serão exibidas as propagandas para presidente e deputado federal. Às segundas, quartas e sextas-feiras, a programação será destinada aos candidatos ao Senado, deputado estadual e governador.
Na Rádio:
Às terças, quintas e sábados:
Para Presidente: das 7h às 7h12m30 e das 12h às 12h12m30
Para Deputado Federal: das 7h12m30 às 7h25 e das 12h12m30 às 12h25
Às segundas, quartas e sextas-feiras:
Para Senador: das 7h às 7h05 e das 12h às 12h05
Para Deputado Estadual: das 7h05 às 7h15 e das 12h05 às 12h15
Para Governador: das 7h15 às 7h25 e das 12h15 às 12h25
Na Televisão:
Às terças, quintas e sábados:
Para Presidente: das 13h às 13h12m30 e das 20h30 às 20h42m30
Para Deputado Federal: das 13h12m30 às 13h25 e das 20h42m30 às 20h55
Às segundas, quartas e sextas-feiras:
Para Senador: das 13h às 13h05 e das 20h30 às 20h35
Para Deputado Estadual: das 13h05 às 13h15 e das 20h35 às 20h45
Para Governador: das 13h15 às 13h25 e das 20h35 às 20h45
(GC+)



