Um idoso morreu nesta quarta-feira (19), um dia após se envolver em um acidente entre uma caminhonete e um VLT no bairro Presidente Kennedy, em Fortaleza. A colisão aconteceu na manhã de terça-feira (18), na região da Rua Carlindo Cruz, esquina com a Avenida Tenente Lisboa. A informação foi repassada pela família da vítima à equipe de reportagem da TV Cidade Fortaleza.
Jovino estava na caminhonete atingida pelo trem. Após a colisão, ele foi retirado do veículo desacordado e recebeu atendimento. Segundo as informações repassadas após o acidente, o idoso sofreu uma parada cardíaca durante o deslocamento para uma unidade de saúde.
Até então, não haviam sido divulgadas informações atualizadas sobre o estado de saúde da vítima. A morte foi registrada nesta quarta-feira.
Como aconteceu o acidente com o VLT em Fortaleza
A colisão ocorreu em uma Passagem de Nível (PN), local onde a via férrea cruza a pista de circulação de veículos. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram a caminhonete com danos principalmente na lateral esquerda após o impacto.
Segundo informações da Metrofor, a ocorrência foi registrada às 8h52. A empresa informou que, conforme os dados preliminares, o veículo invadiu a via férrea no momento em que o VLT passava pelo cruzamento.
Ainda de acordo com a Metrofor, o trem trafegava em velocidade reduzida por causa da proximidade da passagem de nível. O condutor acionou os freios de emergência ao perceber a situação e utilizava a buzina como sinal de advertência para a aproximação da composição.
A empresa informou também que a sinalização visual e sonora da passagem de nível estava funcionando normalmente, assim como a cancela. No momento do acidente, havia veículos parados aguardando a passagem do VLT.
Metrofor divulga nota sobre o ocorrido
A Metrofor registrou, às 8h52, ocorrência envolvendo um VLT e um veículo rodoviário em Passagem de Nível (PN) localizada na Rua Carlindo Cruz, esquina com a Avenida Tenente Lisboa, bairro Presidente Kennedy, em Fortaleza. Segundo informações preliminares, o veículo invadiu a via férrea, no cruzamento ferroviário, no momento da passagem do trem.
O VLT trafegava em velocidade reduzida devido à proximidade da Passagem de Nível e acionou os freios de emergência ao identificar a situação. O condutor também utilizava a buzina como sinal de advertência para a aproximação do trem.
A sinalização visual e sonora da Passagem de Nível estava acionada normalmente, assim como a cancela. No momento da ocorrência, havia diversos veículos parados, aguardando a passagem do VLT.
O motorista do veículo, único ocupante, foi encaminhado para uma unidade hospitalar. A equipe de Segurança Operacional está no local para avaliar a situação. A operação da Linha Oeste foi retomada às 10:12.
A Metrofor reforça a importância da atenção redobrada em cruzamentos ferroviários. De acordo com o artigo 212 do CTB, deixar de parar o veículo antes de atravessar a linha férrea é uma infração gravíssima. A sinalização visual e sonora das Passagens de Nível deve ser rigorosamente respeitada para garantir a segurança de passageiros, pedestres e motoristas.
Outros acidentes envolvendo VLT foram registrados em Fortaleza
O acidente desta terça-feira ocorre após outras ocorrências envolvendo o sistema de Veículo Leve sobre Trilhos em Fortaleza. Em julho de 2026, uma idosa de aproximadamente 80 anos foi atropelada por um VLT na Rua Escrivão Pinheiro, no bairro São João do Tauape. Segundo informações apuradas pela equipe de reportagem da TV Cidade Fortaleza, a vítima foi atingida enquanto atravessava a linha férrea.
Identificada por moradores como Maria Adélia Faustino, a mulher sofreu duas fraturas expostas nas pernas e foi entubada ainda no local. Ela foi encaminhada ao Instituto Dr. José Frota (IJF) em estado grave.
A ocorrência mobilizou equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), motolâncias e policiais militares. Pelo menos três ambulâncias do Samu participaram do atendimento.
Durante o resgate, os profissionais realizaram procedimentos de estabilização ainda sobre a via férrea. Uma das pernas da vítima precisou ser imobilizada com um torniquete, enquanto ela permaneceu desacordada durante o atendimento.
A regulação do serviço de emergência acionou previamente o IJF para preparar a chegada da paciente devido à gravidade dos ferimentos.
Caminhão e VLT também colidiram em Fortaleza em 2025
Outro acidente envolvendo um VLT foi registrado em setembro de 2025, na Avenida Francisco Sá, em Fortaleza. A colisão envolveu um caminhão e um trem do sistema e aconteceu no cruzamento com a Avenida Tenente Lisboa.
Na ocasião, as circunstâncias do acidente ainda eram apuradas. A ocorrência aconteceu no trajeto da Linha Oeste do Metrofor, por volta das 7h40, segundo informação divulgada pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos.
Após a colisão, o trânsito ficou lento na região. O condutor do trem permaneceu consciente e se comunicando, mas foi encaminhado a um hospital de emergência para avaliação médica em razão do impacto.
Testemunhas ouvidas pela equipe da TV Cidade Fortaleza relataram que o caminhoneiro teria desobedecido à sinalização. Segundo esses relatos, mesmo com o sinal sonoro acionado, o motorista teria desviado da cancela e tentado atravessar a passagem.
(GC+)



