Aliados de Flávio Bolsonaro no Ceará miram votos de Ciro e crescimento no Nordeste para o 2º turno

 




Os aliados do senador Flávio Bolsonaro (PL) no Ceará trabalham para aumentar o desempenho do candidato à Presidência da República, que terminou vitorioso no 1º turno na disputa contra Lula (PT), especialmente na região Nordeste.  

As estratégias para concretizar a vitória bolsonarista no 2º turno foram discutidas durante a reunião de Flávio Bolsonaro com deputados federais e senadores eleitos pelo PL, nesta quarta-feira (7), em Brasília-DF. Entre os participantes, esteve André Fernandes (PL), deputado federal mais votado no Ceará em 2026 e presidente estadual do PL.

Conforme parlamentares ouvidos pelo PontoPoder ao longo desta semana, as ações do grupo devem passar pela busca do eleitorado de Ciro Gomes (PSDB), candidato derrotado na disputa contra o governador Elmano de Freitas (PT), e pelo fortalecimento da campanha no Nordeste, principalmente por meio de novas agendas de Flávio na região.  

Historicamente, Lula costuma registrar êxito com votações expressivas no Nordeste. Prova disso, o atual presidente venceu em todos os nove estados da região no 1º turno de 2026 — o petista teve mais votos que Flávio apenas em outras três unidades federativas do país.  

No Ceará, Flávio Bolsonaro obteve 1,7 milhão de votos (31,27%), enquanto Lula registrou 3,5 milhões (63,29%). Aliados calculam, porém, que há margem de crescimento, sobretudo porque Ciro Gomes obteve 2.498.891 votos como candidato a governador. 

Embora a transferência de votos não seja direta, ainda mais diante da neutralidade adotada por Ciro em relação à disputa federal até aqui, a chapa tucana no Ceará teve aliança direta com a sigla bolsonarista, por meio da candidatura do deputado estadual Alcides Fernandes (PL) ao Senado. 

PL busca votos de Ciro

A postura de buscar os votos do eleitorado ligado a Ciro foi evidenciada por André Fernandes, em vídeo publicado nessa terça-feira (6). Na ocasião, o parlamentar parabenizou o tucano pela postura de criticar o PT e o Governo Elmano no "Manifesto ao Povo Cearense", primeira manifestação após a derrota. 

“Quando Ciro Gomes diz: ‘Abra o olho, o Ceará se transformou num quintal do PT e está destruindo o nosso futuro', ele está dizendo exatamente que o fortalecimento do PT é o enfraquecimento da democracia e do nosso povo”, defende André Fernandes, ao citar parte da nota de Ciro. 

Mesmo sem a declaração do apoio de Ciro a Flávio no 2º turno, André disse que a postagem era voltada “em especial aos aproximadamente 800 mil cearenses que votaram em Ciro Gomes para governador, porque entenderam que o Ceará precisava de uma mudança e acreditaram em tudo isso que ele falou durante o período eleitoral”, mas não votaram no filho ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 

“Tomaram a eleição do Ciro, no tapetão, via Justiça, via crime organizado e tantas outras coisas podres durante esta eleição. Chegou a hora de dar o troco. Você que tá me assistindo, que votou em Ciro, mas não votou em Flávio Bolsonaro, escuta aqui. Você não precisa gostar de Flávio Bolsonaro, mas você precisa entender que ele representa a estanca da sangria que está nos matando”

O parlamentar encerra o vídeo pedindo que os eleitores “revertam o voto, pelo bem do Ceará, do Nordeste e do Brasil” e apoiem Flávio Bolsonaro. Em outra postagem, André prometeu agendas de campanha pelo Ceará e pelo Nordeste nesse sentido. 

Reforço na campanha

Deputado federal eleito, o parlamentar estadual Carmelo Neto (PL) enfatizou que o partido está empenhado em aumentar a votação de Flávio no Ceará por meio de uma campanha com “saliva, sola de sapato e voluntariado”.

“Flávio vem ao Ceará porque vai priorizar o Nordeste. A prioridade do Flávio no segundo turno vai ser o Nordeste. Ele já falou isso expressamente. E ele vai vir ao Ceará, a outros estados do Nordeste. Tá muito empolgado, entusiasmado com isso”

“Nosso empenho é para que ele vença e para que ele tenha uma votação também expressiva no estado do Ceará, que, diga-se de passagem, já é maior no primeiro turno do que a do Jair (Bolsonaro) no segundo turno de 2022”, alegou Carmelo. 

No mesmo sentido, a líder do PL na Assembleia Legislativa (Alece), deputada estadual Dra. Silvana, comentou que não está no radar fazer a ponte entre Ciro e Flávio, mas pretende fortalecer ações de campanha para aumentar o alcance do candidato do PL em suas bases eleitorais. “Em Maracanaú, a cidade deu mais votos ao Ciro do que deu a Flávio Bolsonaro”, exemplificou. 

“Então nós queremos conduzir esse povo que votou no Ciro no primeiro turno e votou no Lula ou em outros candidatos para conduzi-los a votar, com a graça de Deus, em Flávio Bolsonaro. Então, o meu foco, eu só posso falar do meu planejamento e do Jaziel (deputado federal), é tentar aumentar onde eu posso aumentar e eu acho que eu posso aumentar o alcance do Flávio no Maracanaú”

“Com certeza tem que haver ações aí, principalmente no Nordeste, haja vista que o Sudeste e o Sul e o Centro-Oeste já estão bem adiantados nisso aí. O Norte também deu uma resposta satisfatória", complementou o deputado federal Dr. Jaziel (PL). "O Nordeste tem que ser trabalhado, tem que pedir voto e tá presente. Eu acho que esse aí é uma das coisas que, com certeza, nós e a equipe do Flávio vai também atuar nisso aí fortemente”, pontuou. 

Apoio da União-PP

No Ceará, Flávio Bolsonaro também ganhou reforço de Capitão Wagner (União), presidente estadual da federação União Progressista. “Agora, literalmente, o bicho vai pegar: dia 25 é Flávio 22”, publicou o ex-candidato ao Senado, via redes sociais. 

Em paralelo, a direção nacional da composição formada por União Brasil e PP também anunciou o apoio a Flávio Bolsonaro no 2º turno. O acordo foi oficializado nesta quarta-feira (7). 

O PontoPoder acionou Capitão Wagner para entender como deve ser a atuação em favor de Flávio no Ceará, mas ainda não houve resposta. A matéria será atualizada em caso de retorno.




(Diário do Nordeste)

Postagens mais visitadas do mês