Técnica do Samu é agredida durante atendimento em Fortaleza

Técnica de enfermagem do Samu é agredida durante atendimento em Fortaleza — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução
Técnica de enfermagem do Samu é agredida durante atendimento em Fortaleza — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução
 



  Uma técnica de enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi agredida durante um atendimento realizado na manhã de quarta-feira (24), no Bairro Conjunto Palmeiras, em Fortaleza. As informações foram confirmadas pela Polícia Militar e pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Ceará (Sindsaúde).

Segundo as informações apuradas pela TV Verdes Mares, uma equipe do Samu foi chamada para atender uma ocorrência no bairro. Após avaliação técnica, os socorristas concluíram que não havia necessidade de remover o paciente em uma ambulância. O homem, no entanto, queria ser transportado pelo serviço e não concordou com a decisão da equipe.

Após o desentendimento, houve agressões. O homem teria rasgado os documentos de atendimento e, em seguida, agredido fisicamente uma técnica de enfermagem. De acordo com o relato, ele tentou puxar a profissional para fora da ambulância.

O nome do suspeito da agressão não foi divulgado, e a Secretaria da Segurança Pública divulgou imagens dele detido com o rosto desfocado.

Marcas de agressão

A Polícia Militar foi chamada e esteve no local. Imagens registraram que a profissional sofreu lesões consideradas leves, com marcas de vermelhidão no braço e pequenos machucados na mão.

Após a ocorrência, o homem e os envolvidos foram levados ao 30º Distrito Policial. Outros socorristas do Samu acompanharam a colega até a delegacia em apoio à profissional.

A técnica de enfermagem registrou um boletim de ocorrência e também realizou exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML), para registrar oficialmente as lesões.

Na delegacia, foi registrado um termo circunstanciado de ocorrência (TCO) por lesão corporal. Conforme as informações, o homem assinou o termo e deverá comparecer à Justiça sempre que for convocado.

Em nota, o Sindsaúde repudiou a agressão contra a profissional e afirmou que casos de violência contra trabalhadores da saúde têm se tornado frequentes em todo o país. A entidade destacou a preocupação com a violência sofrida por mulheres durante o exercício da profissão e defendeu que episódios como esse não sejam tratados como algo normal.

O sindicato também cobrou dos órgãos competentes medidas para garantir a segurança dos profissionais do Samu e dos demais serviços de urgência e emergência.




(g1) 

Venezuela busca vítimas soterradas de terremoto

Equipes de resgate trabalham em local de desabamento para buscar sobreviventes — Foto: REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria
Equipes de resgate trabalham em local de desabamento para buscar sobreviventes — Foto: REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria
 



A busca por vítimas dos terremotos que devastaram a Venezuela na noite desta quarta-feira (24) - e deixaram 164 mortos e 971 feridos até o momento - continua nesta quinta-feira (25) e, segundo informações, mais de 500 equipes de emergência estão trabalhando para tirar sobreviventes dos escombros. 

Imagens da imprensa e das redes sociais mostram a comemoração dos venezuelanos a cada sobrevivente encontrado com vida após os tremores, considerados os piores a atingirem o país em 100 anos.

Até a manhã desta quinta, 164 mortes haviam sido confirmadas, mas o serviço geológico dos Estados Unidos estima que o número de mortos possa ficar entre 10 mil e 100 mil.

O Itamaraty disse na noite de quarta que até o momento não havia notícias de brasileiros entre as vítimas.

Dezenas de chefes de estado e de governo se solidarizaram e se colocaram à disposição para enviar tanto ajuda humanitária, como produtos médicos, quanto equipes de resgates. Além do Brasil, a lista inclui vários países que já sofreram terremotos devastadores, como os Estados Unidos, a Turquia, o México e Portugal.

Segundo a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, que agradeceu à comunidade internacional pelo apoio recebido, os primeiros socorristas estrangeiros devem chegar nas próximas horas.

O governo venezuelano cancelou aulas e suspendeu serviços não essenciais.

O presidente dos EUA, Donald Trump, declarou solidariedade e disse ter mandado todas as agências do governo americano ajudarem.

A China, que era a principal compradora do petróleo venezuelano antes da captura e prisão de Nicolás Maduro por militares americanos, afirmou que vai fazer o que for possível para ajudar.

Terremoto na Venezuela: países oferecem ajuda humanitária

O que se sabe sobre o terremoto devastador na Venezuela

Dois terremotos de magnitude 7,2 e 7,5 atingiram a Venezuela na noite de quarta-feira (24) e provocaram pelo menos 20 réplicas nas horas seguintes, segundo o governo venezuelano. Os tremores foram sentidos em cidades do Norte do Brasil.

Prédios e casas desabaram em Caracas e em outras cidades do país.

Os dois abalos ocorreram pouco após as 19h no horário de Brasília e com menos de um minuto de diferença entre eles. O epicentro do terremoto principal foi localizado próximo à cidade de El Guayabo, a cerca de 160 quilômetros de Caracas. Veja no mapa abaixo.

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, decretou estado de emergência após os terremotos. Em pronunciamento na televisão estatal, ela afirmou que equipes de resgate, segurança e assistência civil foram mobilizadas para atender as áreas afetadas.

Rodríguez também anunciou a suspensão de aulas e todos os serviços não essenciais para que as autoridades que se concentrem no resgate das pessoas que estão sob os escombros. Redes de gás e eletricidade foram desligadas para evitar uma tragédia maior.

Tremor atinge a Venezuela e é sentido no Norte do Brasil — Foto: Kayan Albertin/g1
Tremor atinge a Venezuela e é sentido no Norte do Brasil — Foto: Kayan Albertin/g1


Como foram os terremotos?

Pessoas passam de bicicleta por um prédio desabado após um terremoto em La Guaira, Venezuela, em 24 de junho de 2026 — Foto: REUTERS/Maxwell Briceno
Pessoas passam de bicicleta por um prédio desabado após um terremoto em La Guaira, Venezuela, em 24 de junho de 2026 — Foto: REUTERS/Maxwell Briceno


Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), um terremoto de magnitude 7,2 atingiu a região às 19h no horário de Brasília. Menos de um minuto depois, um segundo tremor, de magnitude 7,5, foi registrado na mesma área.

O terremoto principal ocorreu a cerca de 13 quilômetros de profundidade. A distância é considerada próxima da superfície, o que pode intensificar os efeitos dos tremores em edifícios.

Quais foram os danos?

Relatos de autoridades e moradores indicam que prédios e casas desabaram em Caracas e em outras cidades.

Imagens mostraram equipes de resgate trabalhando nos escombros de um edifício que desabou na capital venezuelana. Familiares também procuravam informações sobre pessoas que poderiam estar presas sob os destroços.

O Aeroporto Internacional Simón Bolívar, principal terminal aéreo do país, foi fechado após sofrer danos provocados pelos tremores, segundo o governo.

Hospitais da capital foram mobilizados para atender feridos. Em uma unidade de saúde, funcionários foram convocados para reforçar o plantão da noite.

Os tremores foram sentidos no Brasil?

Sim. A Rede Sismográfica Brasileira informou que os terremotos foram registrados por estações de monitoramento no país e sentidos por moradores de cidades da Região Norte.

Houve relatos de tremores em Belém, Manaus, Boa Vista e Macapá, além de outros municípios desses estados.

Segundo o sismólogo Bruno Collaço, do Centro de Sismologia da USP, é relativamente comum que terremotos dessa magnitude sejam percebidos a grandes distâncias.

"Apesar do susto que podem causar nas pessoas por aqui, a distâncias como essa não há chance de danos para as cidades brasileiras", afirmou.

Há risco de tsunami?

Inicialmente, o Sistema de Alerta de Tsunamis dos Estados Unidos emitiu um aviso para Porto Rico e para as Ilhas Virgens americanas e britânicas. O alerta também mencionava a possibilidade de ondas perigosas em Aruba, Curaçao e Bonaire.

O aviso foi cancelado retirada cerca de uma hora depois.

Por que há terremotos na Venezuela?

Equipes de resgate buscam vítimas em um prédio desabado após um terremoto em Caracas, em 24 de junho de 2026 — Foto: Juan Barreto/AFP
Equipes de resgate buscam vítimas em um prédio desabado após um terremoto em Caracas, em 24 de junho de 2026 — Foto: Juan Barreto/AFP


A Venezuela está localizada em uma área de intensa atividade sísmica, na região de encontro entre as placas tectônicas do Caribe e da América do Sul.

Segundo o USGS, cerca de 30 mil pessoas morreram em um terremoto que atingiu Caracas e Mérida em 1812.




(g1) 

Homem é preso por matar suspeito de estuprar a companheira dele no CE

 





Um jovem de 18 anos foi preso em flagrante nesta terça-feira (23) por suspeita de um homicídio em Juazeiro do Norte contra um homem de 23 anos - que era suspeito de estuprar a atual namorada do autor do assassinato.

Segundo a polícia, momento antes do assassinato, o suspeito de estupro passou pela residência do casal e teria proferido ofensa contra eles.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a vítima tem passagens por estupro de vulnerável e foi morto com objeto perfurocortante no bairro Frei Damião.

A motivação do crime teria sido o fato da vítima do homicídio ter cometido um estupro contra a companheira do suspeito de homicídio, conforme as investigações.

Após a captura, o homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Juazeiro do Norte para a realização dos procedimentos legais cabíveis. Agora, ele permanece à disposição da Justiça.

O estupro contra a mulher do autor do homicídio ocorreu em 2023 no bairro Triângulo, na mesma cidade. O suspeito chegou a ser indiciado pelo estupro, mas estava em liberdade. 


(G1/CE)

Advogado condenado por compra de sentenças no Ceará é preso em Portugal, mas Justiça nega extradição


 



O advogado Michel Sampaio Coutinho, um dos alvos da 'Operação Expresso 150', deflagrada para desarticular esquema milionário de compra e venda de liminares nos plantões do Judiciário cearense, segue vivendo beneficiado pela impunidade.

Michel foi incluído na lista vermelha da Interpol e chegou a ser preso em fevereiro deste ano, em Portugal. Não demorou até ele ter a liberdade restituída.

Nas últimas semanas, a imprensa portuguesa noticiou mais uma reviravolta do caso: a Justiça brasileira pediu a extradição do advogado, e o pedido foi negado.

Isto porque, desde o ano de 2021, Michel Sampaio Coutinho tem nacionalidade portuguesa. A ministra da Justiça de Portugal, Rita Alarcão Júdice, entendeu que a Convenção de Extradição entre os Estados Membros da CPLP proíbe a extradição de cidadãos nacionais.

Conforme noticiado em veículos de comunicação de Portugal, no último dia 7 de maio, o acórdão proferido no Tribunal de Relação de Guimarães disse seguir o ato administrativo da governante, considerando que Michel "pos­sui a naci­o­na­li­dade por­tu­guesa e não foi con­de­nado por qual­quer crime de ter­ro­rismo ou cri­mi­na­li­dade inter­na­ci­o­nal orga­ni­zada, úni­cas cir­cuns­tân­cias que auto­ri­za­riam a sua extra­di­ção”.

UM NOVO PROCESSO

A reportagem apurou que a alternativa para 'fazer Justiça' é pedir para a execução da pena ocorrer em Portugal. 

Para isso, "basta um pedido da Justiça brasileira por meio da cooperação jurídica internacional. É mais ou menos o que aconteceu com Robinho, que cometeu crime, foi julgado fora do País e agora cumpre pena aqui".

Enquanto isso, no Brasil, o mandado de prisão de Michel Coutinho segue aberto, válido até 2035. 

A reportagem do Diário do Nordeste entrou em contato com a defesa do advogado, que disse desconhecer qualquer processo contra Michel no exterior. 

ESQUEMA CRIMINOSO

O advogado Michel Sampaio Coutinho foi condenado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) a 6 anos e 2 meses de prisão, pelo crime de corrupção ativa, em abril de 2019. Ele foi acusado de participar de um esquema criminoso de venda liminares nos plantões do Tribunal de Justiça do Ceará, que foi alvo da Operação Expresso 150, deflagrada pela Polícia Federal (PF).

Apesar da condenação criminal, o advogado Michel Coutinho nunca foi preso no Brasil. Agora, ele está com situação de 'excluído' dos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Ceará (OAB-CE), segundo o Cadastro Nacional dos Advogados (CNA).

O advogado foi morar em Portugal, para acompanhar a esposa, que foi estudar na Europa.

Em consulta ao Cadastro Nacional de Advogados (CNA), Michel segue apto para exercer a função. 

11 ANOS DA 'EXPRESSO 150'

No dia 15 de junho de 2015, logo nas primeiras horas do dia, a movimentação de policiais federais no prédio do Tribunal de Justiça do Ceará mudava a rotina de quem trabalhava no local e atraía as atenções da imprensa e da sociedade cearense para a Operação Expresso 150. 

11 anos depois, desembargadores e advogados seguem respondendo a processos relacionados àquela busca policial. Neste período, dez investigados foram condenados à prisão e outros oito, absolvidos. Um desembargador e o filho, advogado, estão presos.

R$ 150 mil era o valor médio cobrado pelos desembargadores para concederem uma liminar nos plantões do TJCE, segundo a investigação da Polícia Federal, o que inspirou o nome 'Operação Expresso 150'. O esquema criminoso favoreceu traficantes e chefes de facções criminosas.

Principal alvo da ofensiva policial, o desembargador Carlos Rodrigues Feitosa perdeu o cargo público e foi preso, já neste ano de 2025, após uma sentença transitar em julgado. O ex-magistrado foi condenado em dois processos criminais, pela própria venda de decisões e por um esquema de "rachadinha" (divisão de salários) no seu gabinete, no TJCE. 

As penas somam 17 anos de prisão. O filho de Feitosa, o advogado Fernando Carlos Oliveira Feitosa, também foi condenado pela Justiça e foi preso.

No total, sete advogados também foram condenados no processo. Fernando Feitosa, filho de Carlos Feitosa, recebeu a maior pena da sentença: 19 anos e 4 meses de prisão, por corrupção passiva - em razão de intermediar as negociações entre o pai e outros advogados. 

De acordo com a acusação, o advogado chegava a anunciar, nas redes sociais, que o magistrado estava de plantão e que outros advogados poderiam procurá-lo.



(Diário do Nordeste)

Operação da PF apura vazamento de dados de clientes de uma instituição financeira no Ceará

 



Uma operação deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (24) tem como alvo o gerente de uma instituição financeira, suspeito de vazar dados de cerca de 180 clientes. 

Durante a ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão no Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza. 

Os policiais apreenderam dispositivos eletrônicos, como smartphone e laptop, que poderão auxiliar na comprovação do acesso e do compartilhamento indevido das informações sigilosas.

Investigação

As investigações tiveram início em março deste ano, após a instituição afetada comunicar o fato às autoridades. O nome da empresa não foi revelado. 

Segundo a PF, o investigado poderá responder pelos crimes de violação de sigilo funcional e divulgação de informação sigilosa. As investigações prosseguem com a análise do material apreendido.



(Diário do Nordeste)

Vini Jr alcança Messi, Mbappé e Haaland no Top 4 da artilharia da Copa

 




Vinicius Júnior ganhou ainda mais força na disputa pela artilharia da Copa do Mundo de 2026. Com os dois gols marcados na vitória do Brasil por 3 a 0 sobre a Escócia, nesta quarta-feira (24), o atacante chegou a quatro gols no torneio e entrou no grupo dos principais goleadores da competição.

O brasileiro agora aparece ao lado de Kylian Mbappé e Erling Haaland entre os atletas com quatro gols no Mundial. À frente deles está apenas Lionel Messi, que soma cinco. A diferença é que Vini Jr tem uma partida a mais disputada em relação aos outros concorrentes diretos pela artilharia.

Vini Jr chega ao Top 4 da artilharia da Copa

Os dois gols diante da Escócia colocaram Vinicius Júnior em outro patamar dentro da competição. Além de assumir a artilharia da seleção brasileira no Mundial, o atacante entrou definitivamente na corrida entre os maiores goleadores da Copa de 2026.

O primeiro gol saiu logo aos sete minutos de jogo. Rayan pressionou a saída de bola da defesa escocesa, forçou o erro e a sobra ficou com Vini Jr. O atacante driblou Angus Gunn antes de finalizar para abrir o placar. Mais tarde, o brasileiro voltou a marcar. Bruno Guimarães cruzou na área e Vinicius apareceu bem posicionado para completar de cabeça. Com a atuação, o atacante chegou a quatro gols no torneio e se consolidou como principal referência ofensiva do Brasil até aqui.

Como foram os gols de Vini Jr contra a Escócia

O desempenho de Vini Jr chamou atenção não apenas pelos números, mas também pela maneira como participou da partida. No primeiro lance, mostrou velocidade e frieza para definir cara a cara com o goleiro. No segundo, apareceu dentro da área para concluir de cabeça após cruzamento preciso de Bruno Guimarães.

A movimentação ofensiva voltou a ser um diferencial do atacante brasileiro, que participou das principais jogadas criadas pela seleção durante o confronto. O terceiro gol do Brasil foi marcado por Matheus Cunha, novamente após assistência de Bruno Guimarães.

Disputa pela artilharia reúne estrelas mundiais

A corrida pela artilharia da Copa reúne alguns dos maiores nomes do futebol mundial. Lionel Messi lidera a lista com cinco gols marcados. Logo atrás aparecem Vinicius Júnior, Kylian Mbappé e Erling Haaland, todos com quatro.

O cenário aumenta ainda mais a relevância da campanha individual do brasileiro. Dividir espaço com jogadores que há anos protagonizam o futebol europeu fortalece o peso da atuação de Vini Jr neste Mundial. Além disso, a presença do atacante entre os líderes da artilharia aumenta o impacto internacional do desempenho brasileiro na competição.

Vini Jr vive um dos melhores momentos pela seleção

A grande atuação de Vinicius Júnior rapidamente repercutiu entre torcedores nas redes sociais. O atacante recebeu elogios pela movimentação, velocidade e capacidade de decidir partidas importantes.

O desempenho também aumenta a expectativa em torno do camisa brasileiro para as fases eliminatórias da Copa.

Com quatro gols marcados e participação direta nos principais momentos ofensivos da seleção, Vini Jr se consolida como um dos protagonistas do Mundial e uma das principais esperanças do Brasil na busca pelo título. A seleção brasileira agora aguarda a definição dos próximos confrontos enquanto tenta confirmar oficialmente a liderança do Grupo C da Copa do Mundo de 2026.


(GC+)

Dupla sequestra mulher, foge em alta velocidade, capota carro e é presa em Fortaleza

 




Uma mulher viveu momentos de terror após ser sequestrada por dois homens armados na noite de terça-feira (23), em Fortaleza. A vítima foi rendida ao sair do trabalho, obrigada a entrar no próprio carro e mantida sob ameaça durante uma fuga em alta velocidade que terminou com o veículo capotado no cruzamento da Avenida Júlio Ventura com a Rua Silva Paulet, no bairro Aldeota.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que a Polícia Militar prendeu em flagrante, na noite dessa terça-feira (23), dois suspeitos de envolvimento em um crime de roubo de veículo com restrição de liberdade no bairro Joaquim Távora.

Por motivos de segurança, a identidade da vítima será preservada. Segundo relato da mulher à Polícia Civil, ela saiu do trabalho por volta das 19h30 e foi até a Rua João Brígido, onde havia deixado o carro estacionado. Após seguir em direção à Avenida Domingos Olímpio, foi surpreendida por dois homens armados no cruzamento com a Rua Dona Leopoldina.

Após contato via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), policiais militares iniciaram as diligências e localizaram o veículo, que ao receber ordem de parada, o condutor desobedeceu a determinação policial e empreendeu fuga em alta velocidade.

A vítima pontuou que um dos criminosos, armado com um revólver, ordenou que a vítima passasse para o banco do passageiro. Em seguida, foi obrigada a se deslocar para o banco traseiro, onde permaneceu sob vigilância do suspeito armado.

"Eles diziam que precisavam sair dali, que queriam ir para a Praia do Futuro e que não iam fazer nada comigo", relatou.

Criminosos procuravam endereço

Durante o trajeto, os suspeitos afirmavam que procuravam um endereço na região da Praia do Futuro. Segundo a vítima, eles mencionavam locais como a Avenida Santos Dumont e a Praça 31 de Março, mas demonstravam dificuldade para encontrar o destino.

Em meio ao nervosismo, a mulher chegou a oferecer ajuda para localizar o endereço e até sugeriu alternativas de trajeto. Ela também tentou convencer os sequestradores a libertá-la, oferecendo-se para solicitar um transporte por aplicativo para que eles deixassem o local, mas a proposta foi recusada.

Perseguição policial e fuga

A situação mudou quando uma viatura policial passou a perseguir o veículo. De acordo com a vítima, os criminosos ficaram nervosos ao perceber a aproximação dos agentes.

"O que estava armado disse que ia atirar. O outro mandou que ele não atirasse e eles começaram a correr muito", contou.

A mulher afirmou que, durante a fuga, conseguiu colocar o cinto de segurança, já que vinha sendo arremessada dentro do carro devido à condução agressiva.

Os suspeitos passaram a trafegar em velocidade extrema. Conforme informações repassadas posteriormente pelos policiais à vítima, a perseguição chegou a superar os 130 km/h.

As equipes realizaram a abordagem, ocasião onde identificaram os suspeitos como sendo dois homens - um de 26 anos, que já possui antecedentes criminais por roubo a pessoa e tráfico ilícito de drogas, e outro de 32 anos, com passagens por homicídio doloso, roubo, tentativa de latrocínio, associação criminosa, ocultação de cadáver, porte ilegal de arma de fogo, roubo de veículo e integrar organização criminosa.

Carro bateu roda na pista e capota

Ainda durante a fuga, o veículo colidiu com outros automóveis. O primeiro impacto foi considerado leve. Já no segundo, ocorrido nas proximidades do cruzamento da Avenida Júlio Ventura com a Rua Silva Paulet, o carro perdeu o controle.

Segundo a vítima, os policiais informaram que o veículo chegou a rodopiar diversas vezes antes de capotar.

O carro rodou várias vezes antes da queda final. Poderia ter acontecido uma tragédia muito maior, porque eles não respeitaram nenhum sinal e estavam em uma velocidade extrema

Após o capotamento, os três ocupantes ficaram presos no interior do automóvel. Os suspeitos tentaram escapar, mas foram retirados e detidos pelos policiais. A vítima também precisou de ajuda para sair do veículo.

Suspeitos foram levados para delegacia

Depois do resgate, a mulher permaneceu no local enquanto os procedimentos policiais eram realizados. Em seguida, foi encaminhada a uma delegacia para prestar depoimento.

Apesar dos momentos de tensão e dos ferimentos leves causados pelos impactos durante a fuga, ela não sofreu lesões graves.

Os dois suspeitos foram presos e colocados à disposição da Justiça. O caso é investigado pela Polícia Civil do Ceará.




(Diário do Nordeste)

Cearense de 101 anos testemunha todas as Copas do Mundo e crê no hexa

 




A vida só é boa pra quem sabe viver”: o lema de seu José Benigno não é à toa. Aos 101 anos, esse cearense natural de Caririaçu – distante 503 quilômetros de Fortaleza – mas residente em Tauá desde a adolescência, não apenas conhece a arte do bem existir como é testemunha viva de alguns dos maiores acontecimentos esportivos mundiais. Ele acompanha a Copa do Mundo de futebol desde a primeira edição do evento, em 1930.

O entusiasmo, a julgar pela alegria na voz sobrecarregada pelo tempo, é o mesmo de quando, aos cinco anos de idade, via os jogadores em campo nos estádios uruguaios, onde ocorreu a estreia do torneio global. Dessa época, lembra de quase nada, confessa. No avançar das edições, porém, as memórias vêm um pouco mais claras, de ter presenciado títulos memoráveis, apogeu e queda de ídolos e até a evolução da própria família, cidade, estado e país.

“Gostei de todos os jogos do Brasil, principalmente de um contra a Suécia. Não lembro bem do dia que aconteceu, mas gostei”, gargalha. O jogador preferido de todas as Copas, por outro lado, é afirmação certeira: Pelé segue no coração como um dos ídolos mais adorados. Apesar da falta que o rei do futebol faz, o centenário continua o mesmo ritual de acompanhamento dos jogos. Registro feito por um dos netos dá conta de ilustrar o modus operandi do torcedor.

Na fotografia, seu José Benigno está sentado em cadeira de balanço com um balde de pipoca na mão e um copo de refrigerante na outra. Quando não está assim, gosta de movimentar turmas. A família, claro, é a principal personagem das reuniões a favor da seleção brasileira. Foi acompanhado de três netos, por exemplo, que o patriarca assistiu a um dos jogos do Brasil num estádio de Brasília, quando a Copa foi realizada no país, em 2014.

Neste ano, a aposta dele é de que a seleção canarinha traz o hexacampeonato para casa. “É pra ganhar”, sentencia, já pronto para mais uma partida nesta quarta-feira (24), contra a Escócia, encerrando a fase de grupos.  “Toda a minha família gosta e torce. Nunca fui de jogar futebol, mas de assistir, sim”.

As Copas de antes e de agora

Quando questionado sobre o segredo para chegar tão bem na 24ª Copa do Mundo, a resposta do histórico admirador futebolístico – nascido José Gonçalves Macedo, mas com sobrenome Benigno devido ao tio – vem fácil: disposição, coragem e real interesse de prestigiar os jogos. “Principalmente quando o Brasil está ganhando”, enfatiza, aos risos. 

Sentado em cadeira de balanço com pipoca e refrigerante é um dos modos preferidos de seu José Benigno acompanhar as partidas.
Foto: Arquivo pessoal.


Por sua vez, ao traçar um paralelo entre o presente e o passado do evento, o antigo funcionário do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) gosta de trazer nomes e hábitos que o marcaram. Uma das personalidades ilustres é a do locutor Galvão Bueno. “Gostava muito de assistir às partidas transmitidas com ele… Não tem melhor, não”.

Na seara dos hábitos, rememora o período em que, sobretudo nas cidades do interior, a maior parte das transmissões dos primeiros jogos era realizada via rádio, com toda a emoção que o dispositivo reservava ao público. “Era muito diferente, não tinha muita televisão como hoje. Mas as pessoas sempre se reuniam, mesmo assim”.

Seu José Benigno inspiriu os 10 filhos, 18 netos e 17 bisnetos a gostar de acompanhar os jogos da Copa.
Foto: Arquivo pessoal.



Não sem motivo, a energia inveterada que ainda carrega ao lado dos 10 filhos, 18 netos e 17 bisnetos – todos muito orgulhosos do histórico torcedor, responsáveis inclusive pela produção de uma arte, na qual destacam: “Mais que torcedor, um apaixonado por futebol. Uma lenda. Uma inspiração”. Força capaz de levá-lo a crer que ainda haverá muitas Copas pela frente.

Enquanto eu estiver vivo, terei disposição de assistir à Copa do Mundo, especialmente aos jogos do Brasil. Quero deixar a vida me levar

A emoção de acompanhar todas as Copas

No fim das contas, o que seu José Benigno mais gosta é mesmo de demonstrar o quanto ama todo esse clima de divertimento e paixão coletiva. Talvez seja um dos motivos para que chegue tão longe não somente na idade, mas na sabedoria dos anos.

'Torcer pelo Brasil, comemorar cada gol, ver nossos ídolos em campo… Isso é bom demais', celebra seu José Benigno.
Foto: Arquivo pessoal.



“Torcer pelo Brasil, comemorar cada gol, ver nossos ídolos em campo… Isso é bom demais, não tem coisa melhor, não. Teve o tempo do Pelé, o tempo do Maradona, do Romário, do Ronaldinho. É uma felicidade muito grande ver tudo isso de perto”.

BEPI da PMCE apreende mais de 3,5 kg de drogas e materiais utilizados no tráfico em Juazeiro do Norte





 A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão Especializado em Policiamento do Interior (BEPI), apreendeu mais de 3,5 quilos de entorpecentes na manhã desta terça-feira (23), no bairro Padre Cícero II, em Campos Sales.

A ação foi realizada por equipes da 4ª Companhia do Comando de Operações de Divisas (COD/BEPI), após informações indicarem que um imóvel abandonado estaria sendo utilizado como depósito para armazenamento e comercialização de drogas e armas.

Diante da denúncia, os policiais militares realizaram diligências e se deslocaram até o endereço informado. Durante as buscas no imóvel, que se encontrava desocupado, foram apreendidos 1.598 gramas de cocaína, 1.924 gramas de maconha, uma balança de precisão, sacos plásticos utilizados para acondicionamento de entorpecentes, quatro maquinetas de cartão, um saco contendo diversos chips telefônicos e uma espingarda de pressão. Nenhum suspeito foi localizado durante a ação.

Todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia Seccional de Juazeiro do Norte, onde foi apresentado à autoridade policial para os procedimentos cabíveis. A Polícia Militar continua realizando diligências com o objetivo de identificar e localizar os responsáveis pelo material ilícito.

Assessoria de Comunicação da PMCE

PF encontra 43 kg de cocaína escondidos em navio no Porto do Mucuripe, em Fortaleza

 



A apreensão de aproximadamente 43 kg de cocaína em um navio estrangeiro atracado no Porto do Mucuripe, em Fortaleza, colocou novamente o terminal cearense no centro das investigações sobre o tráfico internacional de drogas. A substância foi localizada durante uma fiscalização de rotina realizada pela Polícia Federal, em um compartimento externo de difícil acesso na estrutura da embarcação.

O material ilícito estava escondido em uma área da superestrutura do navio, o que indica um método de ocultação planejado para dificultar a detecção durante inspeções convencionais. A estratégia reforça o nível de sofisticação utilizado por organizações criminosas que atuam no transporte de drogas por rotas marítimas internacionais.

A embarcação envolvida na ocorrência faz parte de uma linha de navegação que conecta portos da Europa, América do Sul e regiões do Norte e Nordeste do Brasil. Antes de atracar em Fortaleza, o navio já havia passado por outras escalas em território brasileiro, o que amplia o campo de investigação e levanta a possibilidade de que a droga tenha sido inserida em mais de um ponto da rota.

Fiscalização em porto estratégico do Nordeste

O Porto do Mucuripe é considerado uma das principais estruturas logísticas do Nordeste brasileiro, com intenso fluxo de cargas nacionais e internacionais. Por essa característica, o terminal é alvo frequente de ações de fiscalização e monitoramento de órgãos de segurança. Embarcações comerciais de grande porte são frequentemente utilizadas por redes criminosas justamente pela complexidade de inspeção detalhada em todas as áreas estruturais.

Investigação busca identificar responsáveis pela ocultação

Com a localização da droga, a Polícia Federal iniciou uma nova fase da investigação para identificar os responsáveis pela inserção do entorpecente no navio. O trabalho inclui análise da rota completa da embarcação, suas escalas anteriores e possíveis conexões com organizações criminosas que atuam no transporte internacional de drogas.

A investigação também deve considerar a possibilidade de cooperação entre diferentes países, já que o navio integra uma rota marítima intercontinental, o que pode envolver diferentes jurisdições e pontos de apoio logístico ao longo do trajeto.

Sistema portuário sob pressão constante do tráfico internacional

Casos como este evidenciam a pressão constante que o tráfico internacional exerce sobre sistemas portuários estratégicos. O uso de compartimentos externos e áreas de difícil acesso em embarcações tem sido uma das principais táticas adotadas por organizações criminosas para tentar driblar a fiscalização.


(GC+)

Postagens mais visitadas do mês