Dupla sequestra mulher, foge em alta velocidade, capota carro e é presa em Fortaleza

 




Uma mulher viveu momentos de terror após ser sequestrada por dois homens armados na noite de terça-feira (23), em Fortaleza. A vítima foi rendida ao sair do trabalho, obrigada a entrar no próprio carro e mantida sob ameaça durante uma fuga em alta velocidade que terminou com o veículo capotado no cruzamento da Avenida Júlio Ventura com a Rua Silva Paulet, no bairro Aldeota.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que a Polícia Militar prendeu em flagrante, na noite dessa terça-feira (23), dois suspeitos de envolvimento em um crime de roubo de veículo com restrição de liberdade no bairro Joaquim Távora.

Por motivos de segurança, a identidade da vítima será preservada. Segundo relato da mulher à Polícia Civil, ela saiu do trabalho por volta das 19h30 e foi até a Rua João Brígido, onde havia deixado o carro estacionado. Após seguir em direção à Avenida Domingos Olímpio, foi surpreendida por dois homens armados no cruzamento com a Rua Dona Leopoldina.

Após contato via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), policiais militares iniciaram as diligências e localizaram o veículo, que ao receber ordem de parada, o condutor desobedeceu a determinação policial e empreendeu fuga em alta velocidade.

A vítima pontuou que um dos criminosos, armado com um revólver, ordenou que a vítima passasse para o banco do passageiro. Em seguida, foi obrigada a se deslocar para o banco traseiro, onde permaneceu sob vigilância do suspeito armado.

"Eles diziam que precisavam sair dali, que queriam ir para a Praia do Futuro e que não iam fazer nada comigo", relatou.

Criminosos procuravam endereço

Durante o trajeto, os suspeitos afirmavam que procuravam um endereço na região da Praia do Futuro. Segundo a vítima, eles mencionavam locais como a Avenida Santos Dumont e a Praça 31 de Março, mas demonstravam dificuldade para encontrar o destino.

Em meio ao nervosismo, a mulher chegou a oferecer ajuda para localizar o endereço e até sugeriu alternativas de trajeto. Ela também tentou convencer os sequestradores a libertá-la, oferecendo-se para solicitar um transporte por aplicativo para que eles deixassem o local, mas a proposta foi recusada.

Perseguição policial e fuga

A situação mudou quando uma viatura policial passou a perseguir o veículo. De acordo com a vítima, os criminosos ficaram nervosos ao perceber a aproximação dos agentes.

"O que estava armado disse que ia atirar. O outro mandou que ele não atirasse e eles começaram a correr muito", contou.

A mulher afirmou que, durante a fuga, conseguiu colocar o cinto de segurança, já que vinha sendo arremessada dentro do carro devido à condução agressiva.

Os suspeitos passaram a trafegar em velocidade extrema. Conforme informações repassadas posteriormente pelos policiais à vítima, a perseguição chegou a superar os 130 km/h.

As equipes realizaram a abordagem, ocasião onde identificaram os suspeitos como sendo dois homens - um de 26 anos, que já possui antecedentes criminais por roubo a pessoa e tráfico ilícito de drogas, e outro de 32 anos, com passagens por homicídio doloso, roubo, tentativa de latrocínio, associação criminosa, ocultação de cadáver, porte ilegal de arma de fogo, roubo de veículo e integrar organização criminosa.

Carro bateu roda na pista e capota

Ainda durante a fuga, o veículo colidiu com outros automóveis. O primeiro impacto foi considerado leve. Já no segundo, ocorrido nas proximidades do cruzamento da Avenida Júlio Ventura com a Rua Silva Paulet, o carro perdeu o controle.

Segundo a vítima, os policiais informaram que o veículo chegou a rodopiar diversas vezes antes de capotar.

O carro rodou várias vezes antes da queda final. Poderia ter acontecido uma tragédia muito maior, porque eles não respeitaram nenhum sinal e estavam em uma velocidade extrema

Após o capotamento, os três ocupantes ficaram presos no interior do automóvel. Os suspeitos tentaram escapar, mas foram retirados e detidos pelos policiais. A vítima também precisou de ajuda para sair do veículo.

Suspeitos foram levados para delegacia

Depois do resgate, a mulher permaneceu no local enquanto os procedimentos policiais eram realizados. Em seguida, foi encaminhada a uma delegacia para prestar depoimento.

Apesar dos momentos de tensão e dos ferimentos leves causados pelos impactos durante a fuga, ela não sofreu lesões graves.

Os dois suspeitos foram presos e colocados à disposição da Justiça. O caso é investigado pela Polícia Civil do Ceará.




(Diário do Nordeste)

Cearense de 101 anos testemunha todas as Copas do Mundo e crê no hexa

 




A vida só é boa pra quem sabe viver”: o lema de seu José Benigno não é à toa. Aos 101 anos, esse cearense natural de Caririaçu – distante 503 quilômetros de Fortaleza – mas residente em Tauá desde a adolescência, não apenas conhece a arte do bem existir como é testemunha viva de alguns dos maiores acontecimentos esportivos mundiais. Ele acompanha a Copa do Mundo de futebol desde a primeira edição do evento, em 1930.

O entusiasmo, a julgar pela alegria na voz sobrecarregada pelo tempo, é o mesmo de quando, aos cinco anos de idade, via os jogadores em campo nos estádios uruguaios, onde ocorreu a estreia do torneio global. Dessa época, lembra de quase nada, confessa. No avançar das edições, porém, as memórias vêm um pouco mais claras, de ter presenciado títulos memoráveis, apogeu e queda de ídolos e até a evolução da própria família, cidade, estado e país.

“Gostei de todos os jogos do Brasil, principalmente de um contra a Suécia. Não lembro bem do dia que aconteceu, mas gostei”, gargalha. O jogador preferido de todas as Copas, por outro lado, é afirmação certeira: Pelé segue no coração como um dos ídolos mais adorados. Apesar da falta que o rei do futebol faz, o centenário continua o mesmo ritual de acompanhamento dos jogos. Registro feito por um dos netos dá conta de ilustrar o modus operandi do torcedor.

Na fotografia, seu José Benigno está sentado em cadeira de balanço com um balde de pipoca na mão e um copo de refrigerante na outra. Quando não está assim, gosta de movimentar turmas. A família, claro, é a principal personagem das reuniões a favor da seleção brasileira. Foi acompanhado de três netos, por exemplo, que o patriarca assistiu a um dos jogos do Brasil num estádio de Brasília, quando a Copa foi realizada no país, em 2014.

Neste ano, a aposta dele é de que a seleção canarinha traz o hexacampeonato para casa. “É pra ganhar”, sentencia, já pronto para mais uma partida nesta quarta-feira (24), contra a Escócia, encerrando a fase de grupos.  “Toda a minha família gosta e torce. Nunca fui de jogar futebol, mas de assistir, sim”.

As Copas de antes e de agora

Quando questionado sobre o segredo para chegar tão bem na 24ª Copa do Mundo, a resposta do histórico admirador futebolístico – nascido José Gonçalves Macedo, mas com sobrenome Benigno devido ao tio – vem fácil: disposição, coragem e real interesse de prestigiar os jogos. “Principalmente quando o Brasil está ganhando”, enfatiza, aos risos. 

Sentado em cadeira de balanço com pipoca e refrigerante é um dos modos preferidos de seu José Benigno acompanhar as partidas.
Foto: Arquivo pessoal.


Por sua vez, ao traçar um paralelo entre o presente e o passado do evento, o antigo funcionário do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) gosta de trazer nomes e hábitos que o marcaram. Uma das personalidades ilustres é a do locutor Galvão Bueno. “Gostava muito de assistir às partidas transmitidas com ele… Não tem melhor, não”.

Na seara dos hábitos, rememora o período em que, sobretudo nas cidades do interior, a maior parte das transmissões dos primeiros jogos era realizada via rádio, com toda a emoção que o dispositivo reservava ao público. “Era muito diferente, não tinha muita televisão como hoje. Mas as pessoas sempre se reuniam, mesmo assim”.

Seu José Benigno inspiriu os 10 filhos, 18 netos e 17 bisnetos a gostar de acompanhar os jogos da Copa.
Foto: Arquivo pessoal.



Não sem motivo, a energia inveterada que ainda carrega ao lado dos 10 filhos, 18 netos e 17 bisnetos – todos muito orgulhosos do histórico torcedor, responsáveis inclusive pela produção de uma arte, na qual destacam: “Mais que torcedor, um apaixonado por futebol. Uma lenda. Uma inspiração”. Força capaz de levá-lo a crer que ainda haverá muitas Copas pela frente.

Enquanto eu estiver vivo, terei disposição de assistir à Copa do Mundo, especialmente aos jogos do Brasil. Quero deixar a vida me levar

A emoção de acompanhar todas as Copas

No fim das contas, o que seu José Benigno mais gosta é mesmo de demonstrar o quanto ama todo esse clima de divertimento e paixão coletiva. Talvez seja um dos motivos para que chegue tão longe não somente na idade, mas na sabedoria dos anos.

'Torcer pelo Brasil, comemorar cada gol, ver nossos ídolos em campo… Isso é bom demais', celebra seu José Benigno.
Foto: Arquivo pessoal.



“Torcer pelo Brasil, comemorar cada gol, ver nossos ídolos em campo… Isso é bom demais, não tem coisa melhor, não. Teve o tempo do Pelé, o tempo do Maradona, do Romário, do Ronaldinho. É uma felicidade muito grande ver tudo isso de perto”.

BEPI da PMCE apreende mais de 3,5 kg de drogas e materiais utilizados no tráfico em Juazeiro do Norte





 A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão Especializado em Policiamento do Interior (BEPI), apreendeu mais de 3,5 quilos de entorpecentes na manhã desta terça-feira (23), no bairro Padre Cícero II, em Campos Sales.

A ação foi realizada por equipes da 4ª Companhia do Comando de Operações de Divisas (COD/BEPI), após informações indicarem que um imóvel abandonado estaria sendo utilizado como depósito para armazenamento e comercialização de drogas e armas.

Diante da denúncia, os policiais militares realizaram diligências e se deslocaram até o endereço informado. Durante as buscas no imóvel, que se encontrava desocupado, foram apreendidos 1.598 gramas de cocaína, 1.924 gramas de maconha, uma balança de precisão, sacos plásticos utilizados para acondicionamento de entorpecentes, quatro maquinetas de cartão, um saco contendo diversos chips telefônicos e uma espingarda de pressão. Nenhum suspeito foi localizado durante a ação.

Todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia Seccional de Juazeiro do Norte, onde foi apresentado à autoridade policial para os procedimentos cabíveis. A Polícia Militar continua realizando diligências com o objetivo de identificar e localizar os responsáveis pelo material ilícito.

Assessoria de Comunicação da PMCE

PF encontra 43 kg de cocaína escondidos em navio no Porto do Mucuripe, em Fortaleza

 



A apreensão de aproximadamente 43 kg de cocaína em um navio estrangeiro atracado no Porto do Mucuripe, em Fortaleza, colocou novamente o terminal cearense no centro das investigações sobre o tráfico internacional de drogas. A substância foi localizada durante uma fiscalização de rotina realizada pela Polícia Federal, em um compartimento externo de difícil acesso na estrutura da embarcação.

O material ilícito estava escondido em uma área da superestrutura do navio, o que indica um método de ocultação planejado para dificultar a detecção durante inspeções convencionais. A estratégia reforça o nível de sofisticação utilizado por organizações criminosas que atuam no transporte de drogas por rotas marítimas internacionais.

A embarcação envolvida na ocorrência faz parte de uma linha de navegação que conecta portos da Europa, América do Sul e regiões do Norte e Nordeste do Brasil. Antes de atracar em Fortaleza, o navio já havia passado por outras escalas em território brasileiro, o que amplia o campo de investigação e levanta a possibilidade de que a droga tenha sido inserida em mais de um ponto da rota.

Fiscalização em porto estratégico do Nordeste

O Porto do Mucuripe é considerado uma das principais estruturas logísticas do Nordeste brasileiro, com intenso fluxo de cargas nacionais e internacionais. Por essa característica, o terminal é alvo frequente de ações de fiscalização e monitoramento de órgãos de segurança. Embarcações comerciais de grande porte são frequentemente utilizadas por redes criminosas justamente pela complexidade de inspeção detalhada em todas as áreas estruturais.

Investigação busca identificar responsáveis pela ocultação

Com a localização da droga, a Polícia Federal iniciou uma nova fase da investigação para identificar os responsáveis pela inserção do entorpecente no navio. O trabalho inclui análise da rota completa da embarcação, suas escalas anteriores e possíveis conexões com organizações criminosas que atuam no transporte internacional de drogas.

A investigação também deve considerar a possibilidade de cooperação entre diferentes países, já que o navio integra uma rota marítima intercontinental, o que pode envolver diferentes jurisdições e pontos de apoio logístico ao longo do trajeto.

Sistema portuário sob pressão constante do tráfico internacional

Casos como este evidenciam a pressão constante que o tráfico internacional exerce sobre sistemas portuários estratégicos. O uso de compartimentos externos e áreas de difícil acesso em embarcações tem sido uma das principais táticas adotadas por organizações criminosas para tentar driblar a fiscalização.


(GC+)

Justiça nega tirar tornozeleira de influencer que gastou R$ 100 mil para parecer com Cauã Reymond

 



A Justiça do Ceará decidiu que o monitoramento eletrônico do influenciador Gleiciano Martins de Sousa, conhecido como 'Junior Azevedo', deve continuar. Gleiciano é denunciado por supostamente explorar jogos de azar, como o 'Jogo do Tigrinho'.

A defesa do réu pediu a revogação da medida cautelar, alegando que o monitoramento já dura mais de seis meses. 

Os juízes da Vara de Delitos de Organizações Criminosas indeferiram o pedido, destacando que o acusado é suspeito de financiar a organização criminosa Comando Vermelho (CV), "participando em potencial, em atividades de fraudes realizadas com jogos eletrônicos de azar".

"No presente caso, a gravidade dos crimes imputados ao requerente é inquestionável. Os elementos coletados indicam uma possível vinculação a um contexto de criminalidade envolvendo organização criminosa armada, o que torna a medida cautelar tomada, uma medida necessária para garantir a ordem pública e a integridade do processo judicial", disseram os magistrados.

O acusado teria recebido transferências diretas de lideranças de organização criminosa e movimentado a quantia de R$ 5 milhões em um período de apenas seis meses (de novembro de 2023 a abril de 2024), apenas em uma das suas contas bancárias.

O dinheiro adquirido de forma ilícita também foi usado em uma série de cirurgias plásticas, apontam as investigações.

Em 2024, o acusado disse ter gasto mais de R$ 100 mil para se parecer com o ator Cauã Reymond.

O influencer passou por plásticas para parecer um ator.
Foto: Reprodução/Instagram.



"Eu queria transformar o meu rosto, fazer umas plásticas, e, quando cheguei ao médico, ele perguntou se eu tinha alguma referência para seguir. Eu falei do Cauã Reymond, porque sou fã desde a época de Malhação. Ele é muito bonito, e o médico conseguiu fazer essa transformação em mim", disse ele.

DEFESA ARGUMENTA

A defesa do influencer diz que Gleiciano vem cumprindo regularmente a medida cautelar no prazo estabelecido "e que não ocorreu nenhum fato novo que justifique a prorrogação do uso da tornozeleira eletrônica".

O Ministério Público do Ceará (MPCE) solicitou diversas vezes à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) relatório sobre o cumprimento da medida, até que a Pasta analisou e apontou "incidentes decorrentes de área de inclusão e descarga completa de bateria" no período de 9 de outubro de 2015 a 12 de maio de 2026.

"Vale salientar que os registros indicam a ausência do monitorado em sua zona de recolhimento obrigatório. No entanto, conforme demonstram os mapas anexos, a maioria desses incidentes ocorreu enquanto o assistido encontrava-se no perímetro da Coordenadoria de Inclusão Social. Somam-se a isso episódios de descarregamento total do dispositivo, o que inviabiliza a fiscalização e configura descumprimento das condições impostas judicialmente".

Os promotores de Justiça de Combate às Organizações Criminosas também foram contrários à retirada da tornozeleira por acreditarem que "o requerente tem potencial participação em atividades de fraudes realizadas com jogos eletrônicos de azar, vitimando milhares de pessoas que são seus 'seguidores' em redes sociais, o que demonstra que este integra uma organização inominada inclusive com suspeitas de financiamento ao Comando Vermelho – CV".

Para o MP,
Legenda: Para o MP, "a conduta do requerido demonstra um comportamento de total desprezo e escárnio" e "utilizando, inclusive o próprio equipamento de fiscalização estatal como instrumento de entretenimento e engajamento para seus seguidores".



A advogada do acusado foi procurada pela reportagem para comentar a decisão, mas não se posicionou até a edição desta matéria.

QUEM É 'JUNIOR AZEVEDO'?

Gleiciano foi um dos alvos da operação interestadual 'Quéfren', deflagrada há um ano. Na época, a Polícia Civil do Ceará (PCCE) cumpriu 13 mandados de prisão e 17 de busca e apreensão contra agentes de plataformas e influenciadores digitais que contratavam pessoas e divulgavam jogos de azar ilegais. 

Mesmo após ser preso, Gleiciano não escondeu nas redes sociais que levava uma vida de luxo. O Ministério Público expõe que o influencer deu a entender aos seguidores que ganhou milhões de reais jogando em 'cassinos virtuais' e, com os valores, fez viagens internacionais e adquiriu veículos de luxo.

"As investigações balizadas por quebras de sigilo telemático, bancário e relatórios de inteligência financeira revelaram a existência de uma estrutura hierarquizada, na qual o denunciado desempenhava função essencial na captação de vítimas e ocultação de capitais", segundo a acusação.

O acusado posta diariamente no Instagram e tem foco em temas políticos. Nos últimos meses, Gleiciano criou um novo perfil e passou a publicar detalhes do que vivenciou dentro do presídio enquanto esteve encarcerado.

Em uma das postagens, ele contou como se depilava dentro da unidade prisional: "não pode ter vergonha, porque todo mundo fica pelado no pátio", disse sobre o período que passou na Casa de Privação Provisória de Liberdade V (CPPL5), localizada em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza.

'PAPEL ATIVO NA ORGANIZAÇÃO' 

Em documentos a que a reportagem teve acesso, consta que o influenciador exerce papel ativo na organização criminosa, "promovendo a fraude eletrônica em larga escala e movimentando milhões de reais de origem escória. A sua insistência em retornar ao meio digital comprova que as medidas cautelares diversas da prisão são insuficientes para conter sua atividade ilícita".

"Diferentemente de criminosos comuns que atuam na clandestinidade física, o modo de atuação de Gleiciano depende intrinsecamente de sua presença digital. Através do perfil, ele operacionaliza os crimes de estelionato e angaria os recursos ilícitos. A gravidade concreta de sua conduta é agora agravada pelo descumprimento flagrante das medidas cautelares impostas. Conforme demonstrado nas capturas de tela anexas, o acusado reativou suas redes sociais, criou perfil "reserva" para burlar a fiscalização e passou a exibir a própria tornozeleira eletrônica como troféu, demonstrando que não apenas persiste na seara delitiva, mas despreza as determinações do Poder Judiciário", segundo o MP.



(Diário do Nordeste)

Filho de Bebeto do Choró é preso suspeito de lavagem de dinheiro

Bebeto Queiroz, prefeito eleito de Choró, está foragido há mais de um ano. — Foto: Redes sociais/Reprodução 
 

 


O filho do ex-prefeito cassado de Choró, Bebeto Queiroz, foi preso nesta quarta-feira (24). Ele foi capturado em flagrante por suspeita de lavagem de dinheiro. A prisão aconteceu durante uma operação para cumprir mandados de busca e apreensão realizada pelo Ministério Público Eleitoral e a Polícia Federal.

Bebeto está foragido desde dezembro de 2024. Ele é apontado como o chefe de um esquema de fraude a licitações e desvio de emendas parlamentares desvendado pela Polícia Federal em janeiro deste ano.

A prisão do filho dele, ainda não identificado oficialmente, aconteceu no âmbito da investigação criminal conjunta contra Bebeto. Foram apreendidos documentos que serão analisados pelos dois órgãos. 

 Eleito prefeito de Choró nas eleições municipais de 2024, Bebeto não chegou a tomar posse. Ele foi preso em novembro de 2024 por suspeita de envolvimento em um esquema de fraudes envolvendo contratos de abastecimentos de veículos da prefeitura.

O político chegou a ser solto no início de dezembro de 2024, após expirar o prazo da prisão temporária. Porém, poucos dias depois, a Justiça expediu um novo mandado de prisão contra ele, por outros crimes. Desde então, as autoridades não sabem o paradeiro de Bebeto Queiroz.

Em março deste ano, a defesa de Bebeto Queiroz disse que somente iria se manifestar nos autos dos processos.

Em abril de 2025, a Justiça Eleitoral cassou a chapa liderada por Bebeto que venceu as eleições de Choró. O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) manteve a cassação, em agosto do ano passado. Uma nova eleição foi realizada no Município, no último dia 1º de março.

Fraudes a licitações

Por meio de nota, na época, a assessoria jurídica do deputado Júnior Mano disse que a investigação da Polícia Federal "nada encontrou de relevante contra o deputado" e lamentou o "vazamento seletivo de informações sigilosas justamente num momento em que os partidos começam a definir as candidaturas para as eleições deste ano".

De acordo com o relatório da PF, Bebeto, era o responsável por intermediar a destinação das emendas parlamentares do deputado Júnior Mano para prefeituras alinhadas ao grupo. O suspeito também negociava uma porcentagem da emenda que ficava com o grupo, uma “taxa” que variava entre 12 e 15% do recurso.

As investigações apontam que Bebeto utilizava várias empresas, que tinham contratos com diversas prefeituras do interior do Ceará, para desviar recursos que eram utilizados tanto para enriquecimento ilícito quanto para financiar campanhas eleitorais de aliados, por meio de práticas como a compra de votos. Depois, as mesmas empresas conseguiam contratos nas prefeituras dos aliados eleitos.

No relatório, a Polícia Federal destaca que não foi possível ouvir o depoimento de Bebeto uma vez que ele está foragido, "dificultando ainda mais sua defesa perante as provas colhidas e reforçando a ideia de que sua evasão está diretamente ligada à tentativa de obstrução da investigação e à sua reconhecida posição de liderança dentro da organização criminosa".

Um mandado de prisão emitido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará contra Carlos Alberto Queiroz, o Bebeto segue em aberto com validade para todo o país.

Como funcionava o esquema

“A partir da influência de Junior Mano na captação de emendas, o grupo de Bebeto direcionava os recursos para determinados municípios estratégicos, onde a alocação financeira serviria de base para a cooptação política de prefeitos e a posterior manipulação dos processos de contratação pública”, diz o relatório da PF, ao qual o g1 teve acesso.

Bebeto Queiroz e Júnior Mano são acusados de chefiar grupo criminoso envolvido em fraudes e compra de votos no Ceará. — Foto: Reprodução

O esquema se retroalimentava: mais tarde, uma vez que os candidatos apoiados pelo grupo fossem eleitos, as empresas do esquema conseguiam contratos com as prefeituras dos aliados eleitos. O grupo ficava com parte do dinheiro das emendas, valor que variava entre 12 e 15% do recurso.

Além disso, o caixa das empresas envolvidas era utilizado para movimentações financeiras expressivas, com o envio de milhares de reais tanto por transações via Pix quanto no saque de dinheiro vivo.

O relatório cita pelo menos dez empresas suspeitas de envolvimento no esquema. De acordo com análise de 2025 da Controladoria-Geral da União (CGU), nove dessas empresas envolvidas no esquema receberam de prefeituras cearenses cerca R$ 455,5 milhões entre janeiro de 2023 e janeiro de 2025.

Os investigadores encontraram uma lista com pelo menos 71 prefeituras do Ceará que estariam vinculadas ao deputado federal Júnior Mano. Destas, os candidatos apoiados pelo grupo teriam sido eleitos em aproximadamente 50 cidades. Não está claro se eles receberam dinheiro do esquema.





(g1) 

Várzea Alegre antecipa férias para alunos de até 5 anos devido a aumento de casos de bronquiolite

 




O município de Várzea Alegre, na região do Cariri, antecipou o início do período de férias para os alunos da Educação Infantil da rede pública, com idade de até 5 anos. A medida emergencial visa frear os casos de bronquiolite na cidade, que recentemente registrou o óbito de um bebê de cerca de 2 anos em decorrência da doença. 

Pelo calendário letivo municipal, os estudantes seriam liberados na próxima sexta-feira (26), porém, devido à decisão, a pausa foi adiantada para essa segunda-feira (22), cinco dias antes do previsto. Já o retorno às aulas permanece inalterado: 29 de julho.  

A ação preventiva atende a uma recomendação da Secretaria Municipal de Educação (SME) e visa proteger os estudantes, que integram uma das faixas etárias mais vulneráveis à infecção, como detalha a titular da Pasta, Fábia Oliveira, ao Diário do Nordeste

"Nesse período, principalmente aqui no nosso município, as crianças gripam muito. [...] Elas não sabem se defender, manter distância uma das outras. [Além disso,] as famílias, às vezes, se obrigam a enviar as crianças para a creche, porque precisam trabalhar."

Apesar do cenário sazonal, a gestora destaca que a confirmação de seis casos de bronquiolite, incluindo o óbito de um bebê de cerca de 2 anos, que era estudante da rede municipal, motivou a decisão, fruto do consenso entre a SME, o governo local e o Conselho Municipal de Educação.

Antecipamos as férias das crianças da Educação Infantil, tendo em vista esses cuidados, esse zelo, que é uma obrigação nossa, enquanto educadores, enquanto sociedade, enquanto governo, que é tomar essas medidas cabíveis no momento certo."

Embora a virose represente um risco maior para crianças de até 2 anos, Fábia Oliveira explica que os órgãos decidiram estender a medida aos alunos de até 5 anos, já que muitos deles possuem irmãos inseridos na faixa etária mais vulnerável.

Alguns pais já não estavam mais enviando os filhos à aula 

Após a morte do aluno, registrada há cerca de três semanas, alguns pais já não estavam mais enviando os filhos à sala de aula, conforme detalha a diretora do Centro de Educação Infantil Luiza Alves Ferreira Grigório (CEI Tia Luizinha), Liziana Bitu, que também é membro do Conselho Municipal de Educação. 

“Muitos pais procuravam a Secretaria de Saúde preocupados. [...] Teve pai que, quando teve o caso da criancinha que veio a óbito, nem mandou mais, ficou assustado. [...] Nosso intuito no momento foi controlar, porque é uma cidade de interior e a gente sabe que não tem uma estrutura hospitalar adequada para casos mais graves.”

Antes da antecipação do período de férias, as unidades de ensino da Educação Infantil de Várzea Alegre já realizavam diversas medidas para evitar a proliferação da doença entre os alunos

“A higienização na creche [foi intensificada], a sala era lavada três vezes, colocava álcool nos brinquedos, lavava brinquedo com água, detergente e água sanitária. Como são gotículas de [secreção], quando ele espirra, já [contamina], e você sabe como é criança, pega tudo e bota na boca”, conta Liziana. 

Apesar da ausência dos estudantes, os professores e os funcionários das instituições de Ensino Infantil municipais seguem frequentando as unidades, cumprindo a carga horária prevista.

“Os professores continuam lá fazendo planejamentos coletivos, organizando outras ações dentro das instituições, organizando as salas e os brinquedos. Toda a equipe das instituições está junta durante essa semana nessas organizações”, relata a secretária da Educação. 

Doença é uma das principais causas de hospitalização em crianças pequenas.

Foto: Dusan Petkovic/Shutterstock.



Aulas serão repostas em atividades pedagógicas

Esses cinco dias letivos perdidos pelos alunos da Educação Infantil, devido à antecipação do período de férias, serão repostos em atividades de cunho pedagógico, como quermesses e saraus

Fábia Oliveira explica que, como esses eventos envolvem apresentações e produções dos estudantes, serão contabilizados na carga horária sem a necessidade de criar novos dias de aula, principalmente porque professores e funcionários seguem trabalhando no período de antecipação. "As famílias fiquem tranquilas, que as crianças não vão ter nenhum prejuízo de desenvolvimento e nem de aprendizado."

Sintomas da bronquiolite

De acordo com o Ministério da Saúde, os principais sintomas da bronquiolite viral são:

  • Obstrução nasal
  • Coriza clara
  • Tosse
  • Febre
  • Irritabilidade
  • Dificuldade para respirar
  • Respiração rápida
  • Sibilância (chiado no peito)

Porém, em situações mais graves, outros sintomas podem aparecer:

  • Sonolência
  • Gemência (som de queixa ao respirar)
  • Cianose (arroxeamento dos lábios e extremidades)
  • Pausas respiratórias

A manifestação desses sintomas traz a necessidade de se procurar uma Unidade Básica de Saúde para o primeiro atendimento.

Como é o tratamento da bronquiolite?

Não existe um tratamento específico para a bronquiolite. O manejo é baseado no tratamento dos sinais e sintomas virais e inclui:

  • Terapia de suporte;
  • Suplementação de oxigênio, se for necessário;
  • Hidratação;
  • Uso de broncodilatadores (substâncias que promovem a dilatação das pequenas vias aéreas nos pulmões).


(Diário do Nordeste)

Motociclistas flagrados em passarelas em Fortaleza podem ser multados e ter veículo apreendido

 




O uso de passarelas por motociclistas em Fortaleza tem chamado a atenção das autoridades de trânsito e gerado reforço na fiscalização. Destinadas exclusivamente à circulação de pedestres, essas estruturas vêm sendo utilizadas de forma irregular como atalho por alguns condutores, prática que pode resultar em multa, pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e até apreensão do veículo.

Durante uma fiscalização acompanhada pela reportagem, equipes flagraram motociclistas atravessando passarelas destinadas aos pedestres. Além disso, ciclistas também foram vistos utilizando o equipamento sem descer da bicicleta, comportamento considerado inadequado pelas autoridades de trânsito.

Por que motociclistas não podem usar passarelas em Fortaleza

As passarelas são estruturas construídas para garantir a travessia segura de pessoas em vias de grande movimentação. O objetivo é reduzir o risco de atropelamentos em locais onde o fluxo de veículos é intenso ou onde existem obstáculos que dificultam a passagem de pedestres ao nível da via.

Segundo o Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), veículos de qualquer natureza estão proibidos de utilizar passarelas para travessia.

De acordo com a corporação, esses equipamentos foram projetados exclusivamente para circulação de pedestres e não podem ser utilizados por motocicletas.

Fiscalização já resultou em apreensão de motocicleta

Antes mesmo da chegada da equipe de reportagem ao local fiscalizado, uma motocicleta já havia sido apreendida pelos agentes.

Além de trafegar de forma irregular pela passarela, o veículo apresentava pendências administrativas, o que motivou sua remoção.

A ação faz parte do trabalho de fiscalização realizado para coibir condutas que colocam em risco a segurança de quem utiliza esses espaços corretamente.

Qual é a multa para quem trafega em passarelas

O uso de motocicletas em passarelas é enquadrado como infração gravíssima.

Conforme a legislação de trânsito, o condutor flagrado nessa situação pode receber:

  1. Multa de R$ 880,41;
  2. Sete pontos na CNH;
  3. Medidas administrativas previstas pela fiscalização.

Dependendo da situação encontrada pelos agentes, o veículo também pode ser removido.

No caso dos ciclistas, a orientação é diferente. Eles podem utilizar a passarela, desde que desçam da bicicleta e façam a travessia empurrando o equipamento.

Pedestres relatam insegurança com a prática

Quem utiliza as passarelas diariamente afirma que a presença de motocicletas aumenta a sensação de insegurança.

Pedestres relatam preocupação com possíveis colisões em espaços que deveriam ser exclusivos para circulação de pessoas. O risco é ainda maior para idosos, crianças e pessoas com mobilidade reduzida.

A zeladora Celiane Uchoa, que utiliza o equipamento regularmente, considera a prática inadequada.

Segundo ela, a circulação de motos na passarela gera receio de acidentes e prejudica a finalidade da estrutura.

O que diz o BPRE sobre o uso irregular das passarelas

O BPRE reforça que as passarelas desempenham papel fundamental na segurança viária e existem justamente para proteger pedestres em áreas de grande circulação de veículos.

A orientação das autoridades é que motociclistas utilizem os retornos e acessos adequados previstos para os veículos, evitando atalhos que possam colocar outras pessoas em risco.

Além da possibilidade de autuação, o desrespeito às regras de trânsito pode provocar acidentes em um espaço que foi projetado para oferecer proteção aos pedestres.

A fiscalização deve continuar em diferentes pontos da capital para coibir a utilização irregular desses equipamentos e reforçar o cumprimento das normas de trânsito.



(GC+)

Casa apontada como sendo de suspeito da morte de Ana Rérica é incendiada em Morrinhos

 



Momentos de tensão foram registrados na noite desta quarta-feira (24) no bairro São Luiz, em Morrinhos, no litoral norte do Ceará. Moradores relataram ter ouvido diversos disparos de arma de fogo na região, além de um incêndio que atingiu uma residência apontada por populares como pertencente ao principal suspeito da morte da universitária Ana Rérica de Messias, de 19 anos.

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram chamas consumindo o imóvel e um veículo estacionado nas proximidades. Segundo testemunhas, o carro também foi atingido pelo fogo durante a ocorrência.

Até o momento, não há confirmação oficial sobre a autoria do incêndio, a motivação do caso ou a relação dos fatos com a investigação do feminicídio que vitimou a jovem no fim de maio.

Disparos e incêndio causam apreensão entre moradores

De acordo com relatos de moradores, a movimentação começou durante a noite, quando foram ouvidos vários estampidos semelhantes a disparos de arma de fogo. Pouco depois, um incêndio atingiu o imóvel localizado no bairro São Luiz.

Testemunhas afirmam ainda que fogos de artifício foram utilizados durante a ocorrência, o que aumentou a movimentação na área e chamou a atenção de moradores da região.

As informações sobre a sequência dos acontecimentos ainda deverão ser apuradas pelas autoridades responsáveis.

Caso ocorre um dia após prisão de suspeito

O episódio acontece um dia após a divulgação da prisão de um jovem de 18 anos apontado pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) como principal suspeito do feminicídio de Ana Rérica de Messias.

A universitária de 19 anos foi encontrada morta em 29 de maio na localidade de Bom Princípio, em Morrinhos. Segundo as investigações, o suspeito seria ex-namorado da vítima e teria atraído a jovem para um local isolado antes do crime.

Polícia deve apurar circunstâncias da ocorrência

As circunstâncias do incêndio e dos disparos registrados no bairro São Luiz deverão ser investigadas pelas forças de segurança. Até a publicação desta matéria, não havia informações oficiais sobre prisões, feridos ou possíveis responsáveis pelos fatos.

A reportagem acompanha o caso e atualizará esta matéria assim que novos detalhes forem confirmados pelas autoridades.



(GC+)

Concurso da Alece tem inscrições prorrogadas; veja novas datas

Foto: Bia Medeiros/Alece

 


As inscrições para o concurso da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) foram prorrogadas. O novo prazo para os interessados em se inscrever é 13 de julho. O edital oferta 200 vagas efetivas e 400 vagas para o cadastro reserva.

O edital tem, para o nível superior, 170 vagas para Analista Legislativo (confira os cargos específicos abaixo), e 30 para Técnico Legislativo, no nível médio. O salário para analistas é de R$ 6.126,48, enquanto para técnicos é de R$ 3.059,47.

Confira a distribuição de cargos para Analista Legislativo:

Cargos e vagas

Cargo Total de Vagas Cadastro Reserva
Análise de dados 10 20
Arquitetura e Urbanismo 01 02
Arquivologia 02 04
Audiovisual 04 08
Biblioteconomia 02 04
Ciências Atuariais 02 04
Ciências Contábeis 07 14
Consultoria Técnica Legislativa 04 08
Controle Interno 09 18
Desenvolvedor de Software 02 04
Design Gráfico 04 08
Direito 20 40
Engenheiria Ambiental 01 02
Engenheiria Civil 02 04
Engenharia Elétrica 02 04
Engenharia Mecânica 01 02
Estatística 02 04
Gestão e Desenvolvimento de Pessoas 03 06
Gestão e Governança 03 06
Jornalismo 13 26
Língua Portuguesa - Gramática Normativa e Revisão Ortográfica 09 18
Marketing 02 04
Museologia 02 04
Pedagogia 04 08
Pesquisa Histórica e Sociocultural 02 04
Planejamento e Orçamento 06 12
Serviço Social 08 16
Sistema e Mídias Digitais 01 02

Para participar do concurso, o candidato deverá pagar a taxa de inscrição de acordo com o nível que deseja disputar, sendo R$97 a ser pago para o cargo de nível técnico legislativo, e R$137 para os cargos de analista legislativo.

A previsão é que a prova ocorra em 16 de agosto de 2026 em 14 municípios do Ceará. E o resultado final deve ser publicado em 8 de janeiro de 2027.

Também valerá para este certamente a nova disposição de vagas destinadas às cotas. Sendo da seguinte forma: 25% para candidatos pretos e pardos; 3% a candidatos indígenas; 2% para candidatos quilombolas.

Confira os locais de prova:

  • Fortaleza
  • Aracati
  • Baturité
  • Camocim
  • Canindé
  • Crateús
  • Iguatu
  • Itapipoca
  • Juazeiro do Norte
  • Quixadá
  • Sobral
  • Russas
  • Tauá
  • Tianguá


(g1)

Postagens mais visitadas do mês