CBF envia ofício à Fifa em protesto ao gol anulado de Vini Jr. na Copa


 


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) enviou ofício à Fifa, nessa quinta-feira (25/6), sobre a arbitragem da partida entre Brasil x Escócia, pela 3ª rodada da Copa do Mundo de 2026. A entidade reclama do gol anulado de Vinicius Jr. no primeiro tempo do confronto.

A Seleção Brasileira vencia a Escócia por 1 x 0 quando Vini Jr. anotou o segundo gol na partida, aos 21 minutos da primeira etapa. O brasileiro roubou a bola de Hendry na entrada da área e marcou cara a cara com Gunn.

O árbitro César Ramos, do México, foi ao monitor após recomendação do árbitro de vídeo, e anulou o gol devido à falta de Vini Jr. no momento em que roubou a bola do escocês.

Após a anulação, a comissão técnica e jogadores da Seleção se revoltaram. O sentimento foi compartilhado pela diretoria da CBF, que enviou carta assinada pelo presidente, Samir Xaud, para formalizar a reclamação à Fifa.

No ofício, a CBF sugere que o árbitro responsável pela última partida não apite mais jogos do Brasil, além de afirmar que o VAR não deveria ter sido utilizado no lance em questão. A Seleção volta a entrar em campo na segunda-feira (29/6), diante do Japão, às 14h (horário de Brasília).


(Metrópoles)

Presidente do Ceará diz que filha recebeu 'presente' com explosivo

Presidente do Ceará diz que filha recebeu caixa de chocolate com explosivo dentro. — Foto: Redes sociais/Reprodução
Presidente do Ceará diz que filha recebeu caixa de chocolate com explosivo dentro. — Foto: Redes sociais/Reprodução
 



O presidente do Ceará Sporting Club, João Paulo Silva, disse que a filha dele recebeu uma caixa de chocolate com um artefato explosivo e uma carta com ataques a ele. João Paulo publicou o caso, nesta quinta-feira (25), nas redes sociais.

“Hoje aconteceu algo que nunca imaginei que pudesse acontecer. Até onde a política suja foi capaz de chegar. Minha filha recebeu no curso de teatro um ‘presente’ com uma bomba e uma carta com ataques a mim. Ela teve um ataque de pânico”, lamentou o presidente do clube.

João Paulo publicou fotos do "presente" recebido pela filha. Nas imagens, aparecem uma caixa de chocolates, um buquê de flores e um papel onde está escrito "FORA JP SAFADO".

“Esse [é] só mais um que se soma aos vários que já fizeram a mim e à minha família. Eu sou presidente do Ceará. Aguento as porradas, o meu cargo exige isso. Mas mexeram com inocentes. E isso tudo somente pelo poder. Essa covardia não pode ser considerada normal. Já estou tomando as devidas providências legais pra proteger a minha família e o Ceará Sporting Club”, complementou João Paulo.

A Polícia Civil informou que apura um crime de ameaça, ocorrido nesta quinta-feira, no bairro Joaquim Távora. O fato foi comunicado por meio de um Boletim de Ocorrência (BO). A corporação realiza diligências para elucidar os fatos denunciados.

Alvo de críticas

Há um mês, parte da torcida do Ceará protestou em frente ao clube, em Porangabuçu, devido ao momento vivido pelo time. A polícia interrompeu com bombas de efeito moral.

Em 2026, o Ceará foi eliminado de quase todas as competições em que participou, ficando apenas na Série B do Brasileiro. Atualmente, o time está na 14ª posição da tabela, com 17 pontos, distante apenas 3 pontos da zona de rebaixamento para a Série C.

Com isso, a gestão de João Paulo vive sob críticas de torcedores que esperam, enre outras coisas, o acesso para a Série A de 2027. 


(G1)

Durante ação na cidade de Catunda, PMCE prende homem e apreende drogas

 



A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio de uma equipe do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) de Tamboril, prendeu um homem e apreendeu drogas e diversos materiais utilizados em atividades criminosas durante uma ação realizada nessa terça-feira (23). A ação ocorreu no município de Catunda – Área Integrada de Segurança Pública 7 (AIS 7) do estado.

A ocorrência foi registrada após a equipe receber denúncias informando que uma residência estaria sendo utilizada como ponto de encontro de indivíduos supostamente ligados a um grupo criminoso com atuação na região. Diante das denúncias, os militares se deslocaram até o endereço indicado para averiguação, onde localizaram um homem, de 18 anos. 

Com ele, uma mochila contendo 151 gramas de skank, distribuídas em 69 papelotes e três porções maiores, além de uma balança de precisão e diversos sacos plásticos utilizados para embalar entorpecentes foram encontradas. Na ação, também foram apreendidos um simulacro de fuzil, dois rádios comunicadores com carregadores, uma algema plástica, quatro aparelhos celulares, um tablet, duas facas, máscaras, relógio, colar, mochila, pochete e outros materiais que podem estar relacionados às atividades do grupo criminoso.

O suspeito foi conduzido à Delegacia Municipal de Polícia Civil de Sobral, onde foi autuado por tráfico de drogas. Agora, ele está à disposição da Justiça. 

Moradores das duas maiores residências universitárias da UFC reclamam de estrutura e insegurança


 




Infraestrutura precária, episódios de insegurança e demora em reparos são alguns dos principais problemas enfrentados por moradores das duas maiores residências universitárias mantidas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza.

Em uma delas, conhecida como unidade 420, localizada no bairro Pici, há a presença infiltrações nas paredes, aparelhos sanitários quebrados, máquinas de lavar com defeito, além de rachaduras no teto e a presença de lixo e insetos.

Os registros foram realizados por um dos 189 residentes do local e enviados ao Diário do Nordeste nesta semana. Segundo o aluno, que não quis ser identificado, essa é uma situação que perdura há meses e não encontra sinais de ser solucionada pela universidade.

Exemplo de sujeira espalhada no local de descarte de lixo na unidade 420, no Campus do Pici.
Foto: Reprodução / VC Repórter.



"A manutenção [das residências] está paralizada. Quando tem um problema, se o morador conseguir, ele mesmo resolve. Se não, a gente abre uma solicitação e fica esperando meses até aparecer uma solução. É um serviço que deveria ser oferecido pela universidade, mas que está funcionando de qualquer jeito", afirmou.

Em entrevista à reportagem, o estudante explicou que fazia parte do conjunto de "diretores" da unidade 420 - estudantes eleitos pelos próprios moradores para atuarem como interlocutores junto à administração universitária.

Porém, no início da semana, decidiu se ausentar devido à cobrança excessiva diante de tantos problemas e da demora em solicioná-los. "Existe uma demanda que é gerada em cima da gente, mas nós estamos a mercê da disponibilidade da UFC de disponibilizar ou recursos que as pessoas cobram", relatou.

Moradores das resdiências universitárias precisam conviver com a deterioração gradual dos prédios.
Foto: Reprodução / VC Repórter.


Dentre as principais cobranças dos residentes, segundo o aluno, está a busca por ações mais efetivas no combate à insegurança na unidade. Ele relatou que, em março, moradores foram vítimas de um furto realizado de madrugada.

No boletim de ocorrência registrado pelo estudante, e compartilhado ao Diário do Nordeste, é dito que um homem não identificado invadiu o local de madrugada e levou a bicicleta dele, além de roupas e uma televisão dos outros moradores.

"Desde do ocorrido, prometeram concertina, cerca elétrica, câmeras e nenhuma dessas providências foi tomada. Seguimos inseguros e abandonados pela instrução federal", desabafou o aluno.

Insegurança também afeta residentes do Benfica

A unidade 125, localizada próximo à praça da Gentilândia, no bairro Benfica, também sofre com dificuldades na manutenção estrutural e na garantia da segurança aos moradores. Essa é a segunda maior unidade do programa, com 97 residentes.

A situação foi relatada à reportagem por Iara Silva Azevedo, estudante do curso de ciências sociais e uma das "diretoras" responsáveis pelo interesse dos residentes.

"Tudo é muito demorado quando temos um problema nos quartos", disse. "Uma vez, identificamos um vazamento de gás e imediatamente notificamos a universidade. Demorou quase cinco meses até eles enviarem alguém para resolver. Aquilo poderia causar um estrago a qualquer momento", contou.

Residência 125, localizada na rua Paulino Nogueira, no Benfica.
Foto: Reprodução / Google Maps.



Ela também relembrou episódios de furtos e invasões e ainda acusou de negligência a universidade, por meio da Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (PRAE), diante de denúncias de casos de violência extrema supostamente ocorridos na unidade.

"Já recebemos o caso de um morador que dorme com uma faca debaixo da travesseiro. Um dia, acordou o colega de quarto e apontou a faca para ele. Nós levamos isso PRAE e não recebemos nenhum retorno. Isso mexe muito com o nosso psicológico", explicou.

Iara afirma que há um sentimento de medo por parte dos residentes em relação à PRAE, por temerem perder vaga na residência caso haja reclamações.

"Há uma falha muito grande dentro da Pró-Reitoria. Falta apoio psicológico, acolhimento. [...] Nós da diretoria estamos sempre tentando lidar com esses problemas. Mas como  fazer isso? Porque a gente não tem esse preparo", reforçou.

UFC reafirma compromisso com a segurança dos alunos

O Diário do Nordeste levou os questionamentos enviados pelos estudantes à UFC. Em resposta, a universidade salientou que está ciente das demandas existentes nas residências e mantém canais permanentes de diálogo "para o acompanhamento das condições de moradia estudantil".

A instituição detalhou que manutenção das unidades ocorre envolve de forma articulada pela PRAE, responsável pelo acompanhamento das demandas dos residentes, a Superintendência de Infraestrutura (UFC Infra), encarregada dos serviços de manutenção predial, além da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará (SMA).

As solicitações relacionadas à manutenção e melhoria das residências são recebidas, avaliadas e encaminhadas pelos setores competentes da instituição. A UFC reconhece a importância histórica das residências universitárias para a permanência estudantil e a necessidade contínua de aperfeiçoar os serviços prestados aos seus moradores.

Quanto às denúncias de insegurança nas unidades 420 e 125, a UFC afirmou que vêm implantando medidas com o objetivo de fortalecer a gestão e a infraestrutura desses equipamentos, dentre as quais destacam-se:

  • Criação de dotação orçamentária específica para aquisição de bens permanentes destinados às Residências Universitárias;
  • Ampliação da equipe de referência da PRAE responsável pelo acompanhamento dos estudantes residentes;
  • Priorização das Residências Universitárias no planejamento institucional de obras de reforma;
  • Implantação de um programa permanente de manutenção das Residências Universitárias.

Em relação ao furto relatado da Residência Universitária 420, a instituição informou que representantes da PRAE, da UFC Infra e da SMA realizaram visitas técnicas para avaliação da situação e definição das medidas de segurança necessárias.

"Entre as providências previstas estão a instalação de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos e de concertinas nos muros da residência, cujos serviços já foram orçados e encaminhados para execução pela empresa responsável", disse a UFC.

A instituição ainda reforçou que o estudante da unidade 420 cuja bicicleta foi furtada recebeu auxílio financeiro destinado à mitigação do prejuízo material sofrido. Porém, em contato com a reportagem, ele negou a afirmação.

"O auxílio emergencial que recebi foi para a compra de meu óculos, pois sou uma pessoa com deficiência (PcD) baixa visão e necessito da troca periódica do óculos", afirmou.

O que são as residências universitárias da UFC?

Fundadas em 1961, as residências universitárias da UFC são destinadas aos alunos que não possuem moradia em Fortaleza. Atualmente, 347 estudantes residem nas 09 residências universitárias espalhadas pela Capital cearense.

A cada início de semestre letivo, é realizada uma chamada pública para a inclusão de ingressantes no programa das residências. Cada morador recebe benefícios que auxiliam na permanência da universidade durante o progresso no curso.

Fachada da residência 420, com capacidade para abrigar 198 moradores.
Foto: Reprodução / Google Maps.



Entre os benefícios ofertados aos residentes, segundo a UFC, estão:

  • Alimentação gratuita, por meio da isenção da taxa do Restaurante Universitário (RU) para café da manhã, almoço e jantar;
  • Auxílio financeiro mensal, no valor de R$ 536, destinado a subsidiar a alimentação nos períodos em que o RU não funciona, como finais de semana, feriados e recessos;
  • Auxílio financeiro, pago em parcela única no valor de R$ 536, destinado à instalação, adaptação e aquisição de itens essenciais no ingresso à residência;
  • Auxílio coletivo mensal destinado às casas definido pela quantidade de residentes, voltado à aquisição de materiais e à contratação de serviços necessários à convivência, higiene, qualidade de vida e manutenção das residências.

Além disso, são disponibilizadas bolsas de iniciação acadêmica e bolsas do desporto para apoiar academicamente e incentivar a participação em atividades extracurriculares.




(Diário do Nordeste)

Marca britânica de carros vai investir R$ 400 milhões e gerar 600 empregos no Ceará

 





A MG Motor, marca de carros britânica controlada pela chinesa SAIC Motor, vai produzir dois modelos de veículos elétricos no Polo Automotivo de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza. 

O investimento previsto é de R$ 400 milhões, somando os aportes da MG e da Comexport, administradora do Polo Automotivo do Ceará (Pace). A estimativa é que sejam gerados 600 empregos.

Os modelos MG4 Urban, um hatch projetado para ser o veículo de entrada da marca, e o MG S5 SUV, de maior potência, devem começar a ser montados em solo cearense em outubro deste ano. 

MG4 Urban e MG S5 SUV, carros elétricos da marca britânica MG Motor, serão montados no polo automotivo de Horizonte.
Foto: Paloma Vargas.


Marcelo Freire, sócio da concessionária MG no Ceará, aponta que a marca espera alta receptividade do público consumidor. 

"O MG4 Urban teve o primeiro lote importado. Veio para o Ceará e nós já vendemos todos. É negociado por R$ 129 mil, com sete anos de garantia, 100% elétrico e autonomia próxima de 250 quilômetros", afirma. 

A marca deve importar 2 mil unidades do Urban até setembro para distribuição no Brasil. Depois disso, os carros vendidos já devem ser os montados no Ceará.

SEGUNDA MARCA DO POLO AUTOMOTIVO DE HORIZONTE

A chegada da marca ao polo multimarcas foi oficializada nesta quinta-feira (25), em solenidade no Palácio da Abolição. Será a primeira planta com montagem da MG Motor no Brasil.

A marca chegou ao País em novembro de 2025 e tem três modelos no mercado brasileiro. A MG foi fundada nos anos 1920, na Inglaterra.

Rodrigo Teixeira, vice-presidente do Pace, ressaltou que a consolidação do modelo multimarcas é fundamental para posicionar o país no novo momento da indústria automotiva. 

"Já alcançamos mais de 2 mil pedidos 'made in Ceará'. Mais de 90% da força de trabalho empregada é cearense, mão de obra qualificada e dedicada. [...]   Quando nós imaginamos pela primeira vez uma planta automotiva multimarcas, era uma ideia que poucos acreditavam, e eu tenho orgulho de dizer que eu encontrei aqui no Ceará", destaca.

O polo já tem operação da General Motors (GM), que anunciou na última semana a produção de um terceiro modelo eletrificado no empreendimento. O projeto pode receber expansões nos próximos anos, a partir da chegada de novas marcas e modelos. 



(Diário do Nordeste)

PF cumpre mandados em investigação sobre fraude nas Americanas; Justiça manda bloquear até R$ 54 bi


 



A segunda fase da Operação Disclosure, que investiga uma fraude bilionária nas Lojas Americanas, foi iniciada pela Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (25), com apoio do Ministério Público Federal (MPF) e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Justiça ainda determinou o sequestro de bens e valores de até R$ 54 bilhões

As ações envolvem o cumprimento de nove mandados de busca e apreensão, além de buscas pessoais, no Rio de Janeiro e em São Paulo. A intenção seria apurar se acionistas das Americanas e representantes de bancos privados também participaram do esquema.

Esquema para inflar lucros

De acordo com detalhes da investigação da Polícia Federal, as buscas pretendem esclarecer a participação de ex-executivos da varejista em um esquema de manipulação das demonstrações financeiras da empresa, que teriam o objetivo de inflar os lucros e ocultar dívidas para valorizar ações na Bolsa.

"Os suspeitos teriam conhecimento de supostas fraudes contábeis praticadas ao longo de anos, relacionadas a operações de risco sacado e a contratos de verba de propaganda cooperada (VPC) supostamente contabilizados sem lastro econômico", explicou a Polícia Federal. 

O esquema estava ligado às operações das chamadas verbas de propaganda cooperada (VPC), que teriam sido utilizadas para distorcer os resultados contábeis apresentados ao mercado.

Segundo o colunista Lauro Jardim, do Jornal O Globo, diferentes executivos de bancos são investigados na operação. Veja a lista dos alvos:

  • Carlos Alberto Sicupira (um dos controladores da Americanas);
  • Eduardo Saggioro (ex-integrante do conselho da Americanas);
  • Paulo Alberto Lemann (ex-integrante do conselho e filho do controlador Jorge Paulo Lemann);
  • José Rudge (Itaú);
  • Gustavo Balassiano (Itaú);
  • Carlos Henrique Villela Pedras (Bradesco);
  • Sergio Rial (ex-presidente do Santander e ex-CEO da Americanas);
  • André Almeida (Santander);
  • Alexandre Abdo (Santander).

Conforme as informações da Polícia Federal, o esquema consistia no fato de que o varejista encomendava um volume de produtos do fabricante por um determinado valor. Logo em seguida, colocava condições, como exposição privilegiada dos produtos, além de metas de comercialização. 

Outro ponto da apuração cita o risco sacado, uma triangulação no financiamento de fornecedores que consiste na antecipação aos parceiros de crédito que eles têm a receber via bancos. A prática seria comum, mas a companhia teria fraudado as operações.




(Diário do Nordeste)

Advogado é indiciado por cobrar R$ 12 mil para subornar policiais

 

Foto: Reprodução/Google Maps





O advogado e ex-policial militar Bruno Vieira da Silva foi indiciado nesta quinta-feira (25) pela Polícia Civil do Ceará (PC-CE), através da Delegacia de Polícia Civil de Quixadá, pelo crime de estelionato. Ele é suspeito de cobrar R$ 12 mil de uma cliente para mudar o depoimento que ela deu à polícia e justificou que o valor seria para "molhar" a mão de policiais civis e servidores do judiciário cearense.

O g1 apurou que a mulher figurou como testemunha em uma investigação contra o ex-companheiro dela por perseguição, em março deste ano. No entanto, ela queria mudar a versão apresentada inicialmente. Foi então que ela buscou o serviço de advocacia de Bruno Vieira, conforme as investigações.

A vítima compareceu ao escritório de Bruno e recebeu um depoimento falso prestado por ela, que sequer foi incluído no sistema. Conforme o delegado Rodrigo Silva, "uma fraude feita pelo próprio advogado como engodo para enganá-la".

Quando ela soube que o depoimento prestado por ela inicialmente foi enviado ao Poder Judiciário, a mulher procurou a unidade policial para noticiar que havia caído em um golpe.

Aos policiais, o advogado Bruno Vieira negou ter recebido o dinheiro e entregado o depoimento falso, mas duas testemunhas afirmaram que ele recebeu o dinheiro, passou o valor em uma máquina de cartão e prometeu à cliente que o dinheiro seria para pagar a polícia e o Poder Judiciário.

Prisão em flagrante

Nesta quarta-feira (24), a proprietária da máquina, em que o advogado passou o cartão para obter o dinheiro da vítima, mentiu à polícia para protegê-lo e foi presa em flagrante por falso testemunho em um momento de acareação com os investigadores.

A mulher, que não teve a identidade revelada, é uma empresária da cidade de Quixadá e manteve relacionamento amoroso com o advogado indiciado.

Já nesta quinta-feira (25), na audiência de custódia, a suspeita se retratou, contou a verdade em juízo e foi solta. 


(G1/CE)

Mulher é presa após impedir colega trans de usar banheiro feminino

Mulher de 53 anos, presa por racismo e homofobia, proferiu diversos xingamentos homofóbicos conra a colega de trabalho trans e alegou que a vítima iria passar doenças para as demais funcionárias. — Foto: Delegacia de Cascavel/ Divulgação
Foto: Delegacia de Cascavel/ Divulgação 
 



Uma mulher de 53 anos foi presa na tarde desta quinta-feira (25), no Bairro Vila Pacheco, por suspeita de cometer os crimes de injúria homofóbica e racismo contra uma colega de trabalho trans em Cascavel, na Região Metropolitana de Fortaleza.

De acordo com a Delegacia de Cascavel, a suspeita impediu a colega de trabalho de usar o banheiro feminino na confecção em que as duas trabalhavam, alegando que a vítima iria contaminar as demais funcionárias com doenças sexualmente transmissíveis.

A infratora ainda proferiu diversos xingamentos homofóbicos, desrespeitando a identidade de gênero da vítima.

Ao tomar conhecimento do caso, a polícia capturou a suspeita, que agora está à disposição da Justiça.



(G1/CE) 

Elmano anuncia que Lula vem ao Ceará no próximo dia 2 de julho

 




O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve cumprir agenda no Ceará no dia 2 de julho, com visitas previstas a obras estruturantes no estado, especialmente no Cariri. O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas durante evento em Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza. A programação ainda está sendo detalhada pelo Palácio do Planalto.

A ida do presidente ao estado deve incluir vistoria no Cinturão das Águas, uma das principais obras hídricas em execução no Nordeste, além de uma possível passagem por Juazeiro do Norte e pelas obras do Hospital Universitário da UFCA.

Lula no Ceará: visita reforça agenda de obras estratégicas no estado

Segundo o governador Elmano de Freitas, a presença de Lula no Ceará terá como foco obras estruturantes consideradas prioritárias para o desenvolvimento regional.

O destaque da agenda deve ser o Cinturão das Águas do Ceará, projeto voltado à segurança hídrica e ao abastecimento de municípios do semiárido. De acordo com o governador, trechos importantes da obra já foram concluídos.

Ele afirmou que os trechos 1, 2 e 5 do empreendimento já estão finalizados, o que indica avanço significativo na execução do projeto. A expectativa do governo estadual é de conclusão ainda neste ano.

A visita presidencial é tratada como um momento de reforço institucional ao investimento federal em infraestrutura hídrica no Nordeste.

Cinturão das Águas no Ceará deve ser principal parada da agenda

O Cinturão das Águas é uma das maiores obras hídricas em andamento no estado e tem como objetivo ampliar a distribuição de água em regiões historicamente afetadas pela escassez hídrica.

A possível vistoria de Lula no local reforça a importância estratégica do projeto, que integra ações de convivência com o semiárido e segurança hídrica.

A obra é considerada essencial para o abastecimento de cidades do interior e para a integração de bacias hidrográficas no Ceará.

Agenda no Cariri pode incluir Juazeiro do Norte e Hospital da UFCA

Além do Cinturão das Águas, o governador Elmano de Freitas informou que Lula também deve cumprir agenda em Juazeiro do Norte, um dos principais polos econômicos e religiosos do estado.

Outro ponto previsto na programação é a visita às obras do Hospital Universitário da Universidade Federal do Cariri (HU-UFCA).

O equipamento é considerado estratégico para a expansão da rede de saúde no interior e para a formação de profissionais da área médica na região do Cariri.

A unidade integra um conjunto de investimentos voltados à ampliação da infraestrutura de saúde e educação no interior cearense.

Anúncio ocorre em meio a novos investimentos no Ceará

A confirmação da visita presidencial foi feita durante evento em Horizonte, que também marcou anúncios relacionados à expansão industrial no estado.

Na ocasião, o governo do Ceará destacou avanços na instalação de uma nova cadeia produtiva automotiva, reforçando o papel do estado como polo de atração de investimentos.

Esse contexto dá peso adicional à agenda presidencial, que costuma incluir anúncios conjuntos entre governo federal e estadual em áreas como infraestrutura, saúde e desenvolvimento econômico.

Agenda de Lula no Ceará terá caráter político e institucional

A visita de Lula ao Ceará deve reunir autoridades federais, estaduais e municipais, além de lideranças políticas locais.

A expectativa é de que a agenda tenha impacto político e institucional, especialmente por envolver obras estruturantes com forte influência no desenvolvimento regional.

Projetos como o Cinturão das Águas e o Hospital da UFCA são considerados estratégicos por seu potencial de transformação social e econômica no semiárido nordestino.

Próximos passos da visita presidencial

Com a data confirmada, o Palácio do Planalto deve divulgar nos próximos dias a programação oficial completa da visita ao Ceará.

Até o momento, os detalhes finais da agenda ainda não foram detalhados oficialmente.



(GC+)

Acidente na BR-020 em Caucaia deixa vaqueiro morto e mulher ferida


 



Um grave acidente na BR-020 em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, deixou um homem morto e uma mulher ferida na tarde desta quinta-feira (25), nas proximidades da localidade de Tucunduba. A colisão envolveu um Chevrolet Onix, um caminhão-pipa e um terceiro veículo, mobilizando equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e serviços de resgate.

A vítima fatal foi identificada como Roger Pereira Cordeiro, que morreu ainda no local após a colisão frontal. Ele era conhecido na região por atuar no meio das vaquejadas e na criação de cavalos, o que gerou comoção em municípios próximos, especialmente em Canindé.

Uma mulher que também estava no veículo ficou ferida e foi socorrida para uma unidade hospitalar da região. Até o momento, não há atualização oficial sobre o estado de saúde dela.

Acidente na BR-020 em Caucaia envolveu três veículos

Segundo informações preliminares apuradas no local, o acidente na BR-020 em Caucaia envolveu três veículos:

  1. Um Chevrolet Onix, onde estavam as vítimas
  2. Um caminhão-pipa
  3. Um terceiro veículo pertencente à Prefeitura de Caridade

O impacto foi descrito como violento por testemunhas que presenciaram a ocorrência. O trecho da rodovia ficou parcialmente interditado durante o atendimento das equipes de emergência.

Caminhão-pipa teria invadido pista contrária

De acordo com relatos iniciais colhidos no local, o caminhão-pipa seguia no sentido Fortaleza quando teria se deparado com um trecho de obras na rodovia.

Ao tentar frear ou desviar da situação, o motorista perdeu o controle do veículo e invadiu a faixa contrária, momento em que ocorreu a colisão frontal com o Chevrolet Onix.

O terceiro veículo também foi atingido de forma indireta durante o acidente. Os ocupantes não sofreram ferimentos, mas houve registro de danos materiais.

Vítima era conhecida no meio das vaquejadas

A morte de Roger Pereira Cordeiro, vítima do acidente na BR-020 em Caucaia, causou forte repercussão em Canindé e municípios vizinhos.

Ele era conhecido no meio das vaquejadas e no segmento de criação de cavalos, o que gerou comoção entre amigos, competidores e pessoas ligadas ao universo equestre.

A identidade e o histórico da vítima contribuíram para o impacto da notícia na região.Motorista do caminhão teve ferimentos leves

O motorista do caminhão-pipa sofreu apenas escoriações leves e recebeu atendimento no local da ocorrência.

As circunstâncias exatas do acidente ainda serão apuradas pelas autoridades competentes, que devem analisar fatores como:

  1. Condições da pista no trecho em obras
  2. Dinâmica da colisão
  3. Possíveis falhas operacionais ou de sinalização

A PRF permaneceu no local para controle do tráfego e realização dos primeiros levantamentos. PRF investiga dinâmica do acidente na BR-020 em Caucaia

A Polícia Rodoviária Federal segue responsável pela apuração do caso. O objetivo é esclarecer a dinâmica completa do acidente na BR-020 em Caucaia e identificar eventuais responsabilidades.

Durante o atendimento, o fluxo de veículos ficou parcialmente comprometido na região de Tucunduba.

Trecho da BR-020 já registrou outras ocorrências

Moradores da região relatam que o trecho da BR-020 em Tucunduba já foi palco de outros acidentes graves, incluindo ocorrências com vítimas fatais.

A repetição de casos aumenta a preocupação de motoristas que trafegam pela rodovia, especialmente em áreas com obras ou intervenções na pista.



(GC+)

Postagens mais visitadas do mês