Operação investiga exportação ilegal de lagostas vivas do Ceará para a China

 





Uma operação da Receita Federal deflagrada nesta sexta-feira (26) no Ceará tem como objetivo o combate a exportação ilegal de lagosta adquirida irregularmente ou em desconformidade com as exigências sanitárias e ambientais. 

Batizada de Operação Locusta, a ação é realizada em parceria com a Polícia Federal (PF), Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Ministério Público Federal (MPF).

Segundo as investigações, uma empresa estaria exportando lagostas vivas para a China, apesar de não ter a autorização do governo chinês. Para isso, era usado o selo de outra empresa que detém essa permissão. 

Segundo a Receita, existem indícios de conluio entre as duas empresas, prática essa que pode configurar interposição fraudulenta na exportação.  A investigação aponta que a fraude pode superar o montante de R$ 300 milhões em cinco anos. 

Conforme a PF, estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão em Icapuí, no litoral leste do Ceará, e na cidade de Recife, em Pernambuco. Os nomes das empresas envolvidas não foram revelados. 

Os investigados poderão responder por crimes ambientais e outros delitos eventualmente identificados no decorrer das investigações.


Exportação regulamentada

A Receita Federal explica que a exportação de lagosta viva exige uma logística rigorosa para garantir a sobrevivência e o frescor do crustáceo até o destino. O processo é extremamente controlado, utilizando-se do transporte aéreo para garantir rapidez e cuidados específicos, tais como caixas isotérmicas com controle de temperatura e umidade. 

A exportação só é permitida no mercado chinês por empresas expressamente autorizadas pelas autoridades sanitárias daquele país. Ainda conforme a Receita, as lagostas utilizadas no processo de exportação devem ser adquiridas de pescadores autorizados e que utilizem práticas permitidas na pesca



(Diário do Nordeste)

Presidente do Ceará vai à Polícia Civil após ameaça com bomba e pede apoio de Elmano

 





O presidente do Ceará, João Paulo Silva, pronunciou-se oficialmente na manhã desta sexta-feira, 26, após um atentado cometido contra sua filha. Na tarde de quinta-feira, a filha do mandatário recebeu em sua escola uma ameaça com uma bomba posta junto a uma caixa de chocolates e um buquê de flores, e um bilhete com os dizeres "Fora, JP, safado".

Em um vídeo publicado em seu Instagram pessoal, o dirigente relatou a situação e afirmou estar tomando todas as medidas cabíveis sobre o ocorrido. Em sua fala, João Paulo agradeceu a atenção recebida pela Polícia Civil do Estado no momento em que realizou o Boletim de Ocorrência e pediu medidas enérgicas para acabar com esse tipo de ato no futebol.

Confira o pronunciamento completo de João Paulo Silva

"Bem, estou vindo a público me pronunciar sobre o episódio absurdo de ontem, cometido contra minha filha e minha família. É inaceitável".

"Neste exato momento, estou na Delegacia Geral da Polícia Civil, onde fui recebido pelo delegado-geral Márcio Gutierréz. Ele demonstrou grande atenção ao meu caso e afirmou estar totalmente empenhado em descobrir os autores e os financiadores dessas ações.

"Peço, também, não como presidente, mas como pai e cidadão, o apoio e a solidariedade do governador Elmano. Precisamos, de uma vez por todas, acabar com esse tipo de situação no futebol."

Relembre o ocorrido

O presidente do Ceará, João Paulo Silva, denunciou nesta quinta-feira, 25, ter sido alvo de ameaça envolvendo sua família. Em relato na rede social Instagram, o dirigente afirmou que sua filha recebeu, durante uma aula de teatro, um pacote contendo uma bomba e uma carta com ataques direcionados a ele em meio a imbróglios políticos envolvendo o clube.

Segundo o mandatário alvinegro, a jovem sofreu um ataque de pânico após entender do que se tratava o material, que também veio acompanhado de chocolates e flores.

"Hoje aconteceu algo que nunca imaginei que pudesse acontecer. Até onde a política suja foi capaz de chegar. Minha filha recebeu no curso de teatro um ‘presente’ com uma bomba e uma carta com ataques a mim. Ela teve um ataque de pânico. Esse só mais um (ato) que se soma aos vários que já fizeram a mim e à minha família", escreveu.

Assustado com o acontecimento, o gestor já registrou um boletim de ocorrência. A reportagem entrou em contato com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS) para saber sobre o andamento do caso, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria, que será atualizada logo que uma resposta for enviada.



(O Povo)

Venezuela: mortos em terremotos chegam a 920. Feridos são quase 3 mil


 


O número de mortos após os terremotos que atingiram a Venezuela na quarta-feira (24/6) subiu para 920, segundo informou o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Jorge Rodríguez, nesta sexta-feira (26/6).

Além das mortes, o governo venezuelano registrou, até o momento, quase 3 mil feridos. As autoridades ainda não divulgaram um balanço oficial de desaparecidos, mas plataformas criadas pela sociedade civil para ajudar nos resgates indicam que entre 30 mil e 40 mil pessoas seguem com paradeiro desconhecido.

Os tremores tiveram epicentro no estado de Yaracuy. O primeiro atingiu magnitude de 7,2 e, cerca de 39 segundos depois, um segundo terremoto, de magnitude 7,5, foi registrado na mesma região.

As áreas mais afetadas foram o estado de La Guaira e a capital, Caracas.

Um novo tremor, de magnitude 5 na escala Richter, foi registrado no país nessa quinta-feira, mas, segundo as autoridades, não causou danos significativos.

Dois brasileiros estão entre os mortos

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil confirmou que dois brasileiros, um homem e uma mulher, morreram em consequência dos terremotos.

Em nota, o Itamaraty informou que está prestando assistência consular às famílias das vítimas. O órgão, porém, não divulgou mais detalhes sobre as identidades dos brasileiros.

Ajuda internacional

Os Estados Unidos anunciaram, nessa quinta-feira (25/6), um pacote de US$ 150 milhões (cerca de R$ 825 milhões, na cotação atual) em assistência humanitária à Venezuela após os terremotos que atingiram o país.

Além dos EUA, pelo menos 20 nações ofereceram apoio ao país, entre eles Brasil, Ucrânia, México, El Salvador, Equador, República Dominicana, Cuba, França, Espanha, Alemanha, Suíça e Holanda.



(Metrópoles)

Homem é preso após esfaquear agricultor no distrito de América, em Ipueiras

 



Um caso de lesão corporal grave por arma branca foi registrado por volta das 18h de ontem(24) no distrito de América, na saída para a localidade de Angelim, zona rural de Ipueiras.

A Polícia Militar foi acionada via Copom para atender a ocorrência. Ao chegar ao local, os policiais encontraram o suspeito, Antônio José da Silva, de 55 anos, agricultor, residente no distrito de América, que se apresentou espontaneamente, confessou ter desferido um golpe de faca contra a vítima e afirmou que desejava ser preso.

Um morador informou que a faca utilizada no crime havia sido recolhida pelo pastor de uma igreja evangélica e guardada no interior do templo. Como o pastor não estava no local, uma moradora das proximidades abriu a igreja e entregou a arma à equipe policial, que realizou a apreensão.

Os policiais seguiram até a residência da vítima, onde a filha informou que o pai já havia sido socorrido por uma equipe do SAMU de Croatá e levado ao hospital local. Em seguida, foi constatado que Antônio Cícero do Nascimento, de 60 anos, filho de José Lopes do Nascimento e Francisca Cândida da Silva, agricultor, casado, residente no distrito de América, havia sido transferido para o Hospital de Ipueiras para dar continuidade ao atendimento médico.

Durante as diligências, o irmão da vítima informou aos policiais que Antônio Cícero possui problemas de saúde mental. O familiar acompanhou a ocorrência até a Delegacia Regional de Polícia Civil de Crateús.

Na delegacia, foi instaurado inquérito policial e Antônio José da Silva foi autuado, em tese, pelo crime de lesão corporal de natureza grave, permanecendo preso e à disposição da Justiça.



(Tony Sales)

Vazamento de dados e golpes digitais expõem riscos crescentes da segurança na internet


 



O aumento do uso de serviços digitais no dia a dia tem ampliado também os riscos relacionados ao vazamento de dados e golpes digitais. Informações pessoais circulam constantemente em aplicativos, redes sociais e plataformas online, criando um ambiente cada vez mais explorado por criminosos especializados em fraudes.

Casos recentes mostram como golpistas utilizam dados reais das vítimas para simular situações legítimas, tornando as abordagens mais convincentes e dificultando a identificação imediata das fraudes. Esse é o tema do terceiro episódio da série de reportagens do Jornal da Cidade, Por Trás das Telas.

Vazamento de dados e golpes digitais preocupam especialistas em segurança

Especialistas em segurança da informação alertam que o vazamento de dados e golpes digitais têm se tornado mais sofisticados, principalmente devido à ampla exposição de informações pessoais no ambiente virtual.

A cada interação online — como cadastros, compras, acessos e navegação — dados podem ser registrados e armazenados por diferentes plataformas. Em muitos casos, o usuário não tem plena consciência de como essas informações são utilizadas posteriormente.

Um dos principais riscos está no uso indevido de dados obtidos em vazamentos, que servem como base para golpes mais elaborados.

Casos mostram uso de informações pessoais em fraudes online

Relatos recentes ilustram esse cenário.

Um eletricista sofreu prejuízo financeiro após ser enganado por criminosos que utilizavam informações pessoais reais para simular a existência de valores a receber. A abordagem aumentou a credibilidade da fraude e levou a vítima ao erro.

Outro caso envolve um pedreiro que recebeu ligações de supostos funcionários de uma instituição financeira oferecendo crédito pré-aprovado. Durante a conversa, os golpistas tentaram obter dados pessoais, mas a vítima percebeu inconsistências e evitou o golpe.

Esses exemplos reforçam um padrão comum em fraudes digitais: o uso de dados reais para aumentar a confiança da vítima.

LGPD garante direitos, mas não elimina riscos digitais

No Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) estabelece regras para o uso de informações pessoais por empresas e órgãos públicos.

A legislação garante ao cidadão o direito de saber quais dados são coletados, como são utilizados e com quem são compartilhados. Também permite solicitar correções e, em alguns casos, a exclusão de informações.

No entanto, especialistas destacam que existem exceções legais que exigem a manutenção de determinados registros, especialmente em obrigações fiscais e trabalhistas.

Apesar dos avanços legais, o vazamento de dados e golpes digitais continuam sendo um desafio crescente.

Educação digital é apontada como principal forma de prevenção

Além da legislação, especialistas reforçam a importância da educação digital como ferramenta essencial de prevenção.

A recomendação é que os usuários adotem uma postura mais crítica ao compartilhar informações pessoais e evitem interações com mensagens suspeitas ou solicitações não verificadas.

Outro ponto de atenção é o aceite automático de termos de uso, prática comum que pode permitir a coleta de dados sem plena compreensão do usuário.

Como criminosos exploram dados vazados na internet

Criminosos utilizam informações obtidas em vazamentos para criar abordagens mais convincentes, como ligações falsas, mensagens personalizadas e ofertas financeiras enganosas.

O uso de dados reais dificulta a identificação das fraudes e aumenta o risco de prejuízo financeiro.

Especialistas reforçam que atenção redobrada é essencial em ligações, mensagens ou e-mails que envolvam solicitações de dados pessoais ou ofertas fora de canais oficiais.

O cenário reforça a necessidade de maior conscientização sobre privacidade e segurança no ambiente digital.




(GC+)

Prefeitura de Ipu encerra expediente ao meio-dia na segunda-feira (29/06)

 




Os órgãos da Prefeitura de Ipu funcionarão até meio-dia na próxima segunda-feira, 29/06. Após esse horário, será ponto facultativo.

A mudança ocorre em razão do jogo da Seleção Brasileira pela segunda fase da Copa do Mundo de Futebol. Os serviços essenciais funcionarão normalmente.

🔗 Confira todos os detalhes na matéria completa acessando o link (clique aqui)

(Ipu Notícias.com)


Suspeito de matar vaqueiro no Ceará ainda está foragido e é conhecido por querer 'mandar em tudo'

 



Darlei Teixeira Vitor, 55 anos, o "Sasom Boiadeiro", indiciado pelo assassinato do vaqueiro "Dadá Guedes", 30, em Quixeramobim, está foragido há quase 20 dias. O Diário do Nordeste apurou que o suspeito trabalha com transporte de bois e pode estar escondido em estados como Maranhão e Pará, onde possui contatos devido à frequente presença em vaquejadas nos locais.

Por trabalhar em estrada, "Sasom" também conhece lugares isolados e fazendas de difícil acesso onde pode buscar abrigo, o que leva a investigação a precisar da colaboração de outros estados para localizar o suposto homicida.

O que se sabe sobre o suspeito, também, de acordo com uma fonte ouvida pela reportagem e que terá sua identidade preservada, é que ele é conhecido no meio da vaquejada como alguém que "não aceita desaforo" e que quer "mandar em tudo". O motivo do assassinato de "Dadá", inclusive, teria sido discordar da decisão da vítima de dividir o próprio prêmio em dinheiro com outro competidor da vaquejada — ainda que o suspeito não tivesse participado da competição.

Relembre o caso

"Sasom" foi indiciado pela Polícia Civil nessa quarta-feira (24). Se for denunciado, ele deverá responder à Justiça pelo homicídio qualificado do vaqueiro "Dadá", cometido na noite de 7 de junho, em um parque de vaquejada em Quixeramobim.

Na noite do crime, a vítima comemorava uma vitória com amigos quando compartilhou que dividiria o prêmio com outro competidor. "Sasom", que estava com o grupo, teria se irritado com a decisão do vaqueiro e iniciado uma discussão com ele, exigindo que os ganhos fossem repartidos entre outros presentes na celebração.

"Dadá" negou a proposta e deixou o local para buscar o troféu da competição. No percurso, quando ainda estava montado no cavalo, teria sido surpreendido pelo suspeito e atingido por golpes de faca na virilha e no ombro. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado para um hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu pouco depois.


(Diário do Nordeste)

Casal do Ceará morre em acidente com caminhonete no Rio de Janeiro

Jailton Rodrigues da Silva, de 45 anos, natural de Tamboril, e Maria Cecília Ribeiro Sampaio, de 30 anos, natural de Boa Viagem, morreram em um acidente no Rio de Janeiro. — Foto: Instagram/ Reprodução
Jailton Rodrigues da Silva, de 45 anos, natural de Tamboril, e Maria Cecília Ribeiro Sampaio, de 30 anos, natural de Boa Viagem, morreram em um acidente no Rio de Janeiro. — Foto: Instagram/ Reprodução
 



Um casal natural do Ceará morreu após a caminhonete deles despencar do Viaduto da Joatinga e cair no mar na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, na noite da última quarta-feira (24). O veículo ficou submerso. 

 As vítimas são Jailton Rodrigues da Silva, conhecido como "Jota", de 45 anos, natural de Tamboril; e Maria Cecília Ribeiro Sampaio, de 30 anos, natural de Boa Viagem. As duas cidades ficam no interior do Ceará.

Conforme um socorrista que participou do resgate, quando os agentes chegaram ao local, as vítimas ainda estavam presas no interior do veículo.

"O que dificultou o resgate, foi o fato deles estarem dentro do carro embaixo d'água e à noite", disse o socorrista.

Após o resgate, Jailton e Maria Cecília foram levados ao Hospital Municipal Lourenço Jorge. O homem chegou sem vida à unidade. Já Maria Cecília ficou internada no Centro de Terapia Intensiva (CTI), mas morreu na manhã desta sexta-feira (26).


Segundo a Polícia Civil do Rio de Janeiro, as circunstâncias do acidente que matou o casal são investigadas pelo 16º DP, na Barra da Tijuca.

"Agentes realizam diligências para apurar as circunstâncias dos fatos", disse a Polícia Civil do Rio de Janeiro.

A caminhonete envolvida no acidente foi retirada da água nesta quinta-feira, com a ajuda de um guincho, que içou o veículo até a pista.

Homenagens

Antes de Maria Cecília falecer, a irmã dela, a professora Débora Ribeiro, fez uma postagem na rede social pedindo que as pessoas orassem pela jovem.

Depois da confirmação da morte, a docente compartilhou homenagens feitas por familiares e amigos sobre o falecimento de Maria Cecília, que deixa um filho de 3 anos.

A Escola Adília Maria, em que Débora trabalha, divulgou uma nota de pesar pela morte da irmã da docente.

"É com grande pesar que recebemos a notícia do falecimento da Maria Cecília Ribeiro Sampaio, irmã da nossa professora Débora. Expressamos nossas mais sinceras condolências à família e amigos, desejando que encontrem conforto para superar essa grande perda", diz.

A família de Cecília é do distrito de Guia, a cerca de 39 quilômetros de distância da sede de Boa Viagem. A Paróquia de Nossa Senhora da Guia também se manifestou pela morte da conterrânea.

"Que Cristo Ressuscitado, nossa esperança, acolha Maria Cecília em sua infinita misericórdia e conceda à família e amigos força da fé e da oração", publicou a paróquia do distrito de Guia.



(G1/CE) 

CBF envia ofício à Fifa em protesto ao gol anulado de Vini Jr. na Copa


 


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) enviou ofício à Fifa, nessa quinta-feira (25/6), sobre a arbitragem da partida entre Brasil x Escócia, pela 3ª rodada da Copa do Mundo de 2026. A entidade reclama do gol anulado de Vinicius Jr. no primeiro tempo do confronto.

A Seleção Brasileira vencia a Escócia por 1 x 0 quando Vini Jr. anotou o segundo gol na partida, aos 21 minutos da primeira etapa. O brasileiro roubou a bola de Hendry na entrada da área e marcou cara a cara com Gunn.

O árbitro César Ramos, do México, foi ao monitor após recomendação do árbitro de vídeo, e anulou o gol devido à falta de Vini Jr. no momento em que roubou a bola do escocês.

Após a anulação, a comissão técnica e jogadores da Seleção se revoltaram. O sentimento foi compartilhado pela diretoria da CBF, que enviou carta assinada pelo presidente, Samir Xaud, para formalizar a reclamação à Fifa.

No ofício, a CBF sugere que o árbitro responsável pela última partida não apite mais jogos do Brasil, além de afirmar que o VAR não deveria ter sido utilizado no lance em questão. A Seleção volta a entrar em campo na segunda-feira (29/6), diante do Japão, às 14h (horário de Brasília).


(Metrópoles)

Presidente do Ceará diz que filha recebeu 'presente' com explosivo

Presidente do Ceará diz que filha recebeu caixa de chocolate com explosivo dentro. — Foto: Redes sociais/Reprodução
Presidente do Ceará diz que filha recebeu caixa de chocolate com explosivo dentro. — Foto: Redes sociais/Reprodução
 



O presidente do Ceará Sporting Club, João Paulo Silva, disse que a filha dele recebeu uma caixa de chocolate com um artefato explosivo e uma carta com ataques a ele. João Paulo publicou o caso, nesta quinta-feira (25), nas redes sociais.

“Hoje aconteceu algo que nunca imaginei que pudesse acontecer. Até onde a política suja foi capaz de chegar. Minha filha recebeu no curso de teatro um ‘presente’ com uma bomba e uma carta com ataques a mim. Ela teve um ataque de pânico”, lamentou o presidente do clube.

João Paulo publicou fotos do "presente" recebido pela filha. Nas imagens, aparecem uma caixa de chocolates, um buquê de flores e um papel onde está escrito "FORA JP SAFADO".

“Esse [é] só mais um que se soma aos vários que já fizeram a mim e à minha família. Eu sou presidente do Ceará. Aguento as porradas, o meu cargo exige isso. Mas mexeram com inocentes. E isso tudo somente pelo poder. Essa covardia não pode ser considerada normal. Já estou tomando as devidas providências legais pra proteger a minha família e o Ceará Sporting Club”, complementou João Paulo.

A Polícia Civil informou que apura um crime de ameaça, ocorrido nesta quinta-feira, no bairro Joaquim Távora. O fato foi comunicado por meio de um Boletim de Ocorrência (BO). A corporação realiza diligências para elucidar os fatos denunciados.

Alvo de críticas

Há um mês, parte da torcida do Ceará protestou em frente ao clube, em Porangabuçu, devido ao momento vivido pelo time. A polícia interrompeu com bombas de efeito moral.

Em 2026, o Ceará foi eliminado de quase todas as competições em que participou, ficando apenas na Série B do Brasileiro. Atualmente, o time está na 14ª posição da tabela, com 17 pontos, distante apenas 3 pontos da zona de rebaixamento para a Série C.

Com isso, a gestão de João Paulo vive sob críticas de torcedores que esperam, enre outras coisas, o acesso para a Série A de 2027. 


(G1)

Postagens mais visitadas do mês