Carregamento irregular de madeira é apreendido em Santa Quitéria depois de atravessar três Estados


A Polícia Militar Ambiental (PMA) e a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) apreenderam dois caminhões, carregados de madeira, no município de Santa Quitéria. O carregamento, vindo de Manaus, era irregular e tinha como destino o município de Nova Russas, no Ceará.

Depois de atravessarem os Estados do Pará, Maranhão e Piauí, os caminhões foram apreendidos no quilômetro 210 da CE-257, por volta das 10 horas de noite desta segunda (8). A Polícia recebeu a denúncia anônima sobre o transporte ilegal da madeira ainda no sábado (6).

Uma operação conjunta da PMA e PRE monitorou o deslocamento dos caminhões até a chegada em Santa Quitéria, interior do Ceará, onde foi feita a abordagem. Na fiscalização foi confirmado o crime: a carga não possuia a Autorização para Transporte de Produtos Florestais (ATPFs) .

Segundo a Polícia, cada carregamento deveria ter uma guia de transporte, mas foi apresentado apenas um documento adulterado, para justificar as duas cargas. Outra irregularidade, é que, no papel, não constavam os nomes dos motoristas, nem as placas dos caminhões – exigência essencial.

O destino final do carregamento era o município de Nova Russas. A Polícia estima que a carga dos dois caminhões seja de 25 metros cúbicos de madeira, das espécies sucupira amarela, melancieira e jacarandá. O produto apreendido vai ser entregue ao IBAMA. O órgão vai decidir as penalidades pelo crime ambiental e o destino da madeira.

Fonte Jangadeiro Online

Postagens mais visitadas do mês