Ceará será primeiro estado a integrar o Plano Nacional de Banda Larga


O Cinturão Digital, programa do Governo do Estado, cujo objetivo é levar internet de alta velocidade para 82% da população urbana, será a primeira rede estadual a integrar-se ao Plano Nacional da Banda Larga (PNBL), programa do Governo Federal que prevê a universalização da internet rápida no país.

Implantado três anos antes do PNBL, utiliza a mesma tecnologia. A solução tecnológica está nos cabos de fibra ópticas que possibilita um acesso de alta velocidade não importando a distância, seja de Fortaleza até um município vizinho ou mesmo até a Europa, a velocidade será a mesma.

Para a população o acesso se dará por meio dos equipamentos de inclusão digital instalados pelas prefeituras, Governo Estadual, Governo Federal ou órgãos do terceiro setor, que podem ser Centros de Inclusão Digital e Telecentros. Em pouco tempo a população terá também acesso direto a Banda Larga de alta velocidade a um custo inferior ao que se oferece hoje.

A fase de lançamento dos cabos ópticos está na reta final. Portanto, 47 municípios já possuem fibras passando em sua sede ou próximo.

Informações da Assessoria de Comunicação da Etice

Postagens mais visitadas do mês