A seleção brasileira sofreu muito e precisou ir para a prorrogação, mas
venceu a Espanha por 3 a 2, ontem, em Bangcoc, na Tailândia, para
conquistar seu sétimo título do Mundial de Futsal - cinco reconhecidos
pela Fifa.
Depois de empate por 2 a 2 no tempo normal, Neto apareceu a 19 segundos
para o fim do tempo extra, marcou seu segundo gol, e se tornou o herói
do duelo.
A conquista de ontem teve ainda mais significado por acontecer diante do principal rival brasileiro na luta pela hegemonia no futsal mundial.
O jogo de ontem começou bastante truncado e equilibrado, como já era esperado. A Espanha era superior e tinha mais posse de bola, enquanto o Brasil tentava responder nos contra-ataques. No fim do primeiro tempo, o 0 a 0 foi lucro.
Falcão decisivo
Já na segunda etapa, a seleção brasileira voltou com Falcão em quadra. O Brasil foi para cima e sufocou o adversário, com chances de Rafael e do próprio Falcão. A pressão surtiu efeito aos cinco minutos: gol de Neto.
A conquista de ontem teve ainda mais significado por acontecer diante do principal rival brasileiro na luta pela hegemonia no futsal mundial.
O jogo de ontem começou bastante truncado e equilibrado, como já era esperado. A Espanha era superior e tinha mais posse de bola, enquanto o Brasil tentava responder nos contra-ataques. No fim do primeiro tempo, o 0 a 0 foi lucro.
Falcão decisivo
Já na segunda etapa, a seleção brasileira voltou com Falcão em quadra. O Brasil foi para cima e sufocou o adversário, com chances de Rafael e do próprio Falcão. A pressão surtiu efeito aos cinco minutos: gol de Neto.
pesar de atuar melhor, o Brasil sofreu o empate aos 10 minutos. Após
cobrança de falta, Miguelin bateu forte e Tiago fez grande defesa. No
rebote, no entanto, Torras encheu o pé para fazer o primeiro da Espanha.
O gol desestabilizou o Brasil, que levou o segundo logo na sequência, com o chute de Aicardo que desviou em Ari.
Porém, faltando quatro minutos para o fim, Falcão acertou um chute no ângulo. Assim, o jogo foi para a prorrogação.
No tempo extra, Rodrigo perdeu um tiro livre e a decisão ia para os pênaltis, mas, a 19 segundos do fim, Neto driblou Fernandão e bateu cruzado, fazendo o gol do título.
O gol desestabilizou o Brasil, que levou o segundo logo na sequência, com o chute de Aicardo que desviou em Ari.
Porém, faltando quatro minutos para o fim, Falcão acertou um chute no ângulo. Assim, o jogo foi para a prorrogação.
No tempo extra, Rodrigo perdeu um tiro livre e a decisão ia para os pênaltis, mas, a 19 segundos do fim, Neto driblou Fernandão e bateu cruzado, fazendo o gol do título.
Cearense Wilde participou de cinco jogos da conquista
O ala/pivô atuou durante a vitória do Brasil sobre a Colômbia, na semifinal, jogo em que acabou se contundindo na virilha e ficando de fora da final
A campanha do título da seleção brasileira na Copa do Mundo de Futsal de 2012, assim como em 2008, contou com a presença do ala/pivô cearense Wilde.
Em entrevista exclusiva ao Diário do Nordeste, direto de Bangcoc, na Tailândia, Wilde expressou a felicidade pelo título. "É só alegria. Fiz parte da equipe que foi hexacampeã em 2008 e agora, quatro anos depois, estou aqui conquistando o nosso sétimo título mundial. Não tenho palavras. É muito gratificante. Feliz demais por fazer parte dessa equipe", contou.
Natural de Orós, o jogador, de 31 anos, marcou dois gols na competição, ambos na vitória de 4 a 1 contra o Japão, na estreia.
"Eu sempre acreditei na nossa seleção. Todos deram o melhor de si na quadra e o resultado apareceu. Isso é o mais importante", completou.
Wilde participou de cinco jogos no Mundial, ficando ausente na partida contra Portugal, ainda na primeira fase, e da grande final de ontem.
Contusão
"É muito ruim ficar de fora da decisão. Só não joguei no segundo tempo do jogo contra a Colômbia [semifinal] e nessa final por conta de uma lesão na virilha. O técnico achou melhor me poupar. Mas o importante é que conquistamos o título", disse.
Na campanha de 2008, Wilde participou de todos os nove jogos, marcando cinco gols ao todo. Na ocasião, o jogador cearense acertou uma das penalidades decisivas contra a Espanha na grande final.
Apesar de ter nascido em Orós, Wilde viveu praticamente toda a vida longe da sua cidade de origem. Com apenas dois anos de idade, sua família se transferiu para a região sudeste, mais precisamente para cidade de Salto, no interior paulista.
Wilde começou a dar seus primeiros passos no salão aos 10 anos. A equipe que o revelou foi Tejusa, de Indaiatuba/SP.
Ele vestiu pela primeira vez a camisa da seleção brasileira em 2005, com 24 anos.
Atualmente defendendo o Barcelona da Espanha, Wilde só joga no Ceará durante as pré-temporadas com a seleção.
O ala/pivô atua no futsal da Espanha desde 2003, quando transferiu-se para o MRA Navarra. Em 2010, o craque foi contratado pelo clube catalão. Antes, jogou no ElPozo Murcia. No Brasil, Wilde defendeu o General Motors, o Santos e o Esporte Clube Ulbra (colaborou Wilton Rodrigues, do Diário Online).
O ala/pivô atuou durante a vitória do Brasil sobre a Colômbia, na semifinal, jogo em que acabou se contundindo na virilha e ficando de fora da final
A campanha do título da seleção brasileira na Copa do Mundo de Futsal de 2012, assim como em 2008, contou com a presença do ala/pivô cearense Wilde.
Em entrevista exclusiva ao Diário do Nordeste, direto de Bangcoc, na Tailândia, Wilde expressou a felicidade pelo título. "É só alegria. Fiz parte da equipe que foi hexacampeã em 2008 e agora, quatro anos depois, estou aqui conquistando o nosso sétimo título mundial. Não tenho palavras. É muito gratificante. Feliz demais por fazer parte dessa equipe", contou.
Natural de Orós, o jogador, de 31 anos, marcou dois gols na competição, ambos na vitória de 4 a 1 contra o Japão, na estreia.
"Eu sempre acreditei na nossa seleção. Todos deram o melhor de si na quadra e o resultado apareceu. Isso é o mais importante", completou.
Wilde participou de cinco jogos no Mundial, ficando ausente na partida contra Portugal, ainda na primeira fase, e da grande final de ontem.
Contusão
"É muito ruim ficar de fora da decisão. Só não joguei no segundo tempo do jogo contra a Colômbia [semifinal] e nessa final por conta de uma lesão na virilha. O técnico achou melhor me poupar. Mas o importante é que conquistamos o título", disse.
Na campanha de 2008, Wilde participou de todos os nove jogos, marcando cinco gols ao todo. Na ocasião, o jogador cearense acertou uma das penalidades decisivas contra a Espanha na grande final.
Apesar de ter nascido em Orós, Wilde viveu praticamente toda a vida longe da sua cidade de origem. Com apenas dois anos de idade, sua família se transferiu para a região sudeste, mais precisamente para cidade de Salto, no interior paulista.
Wilde começou a dar seus primeiros passos no salão aos 10 anos. A equipe que o revelou foi Tejusa, de Indaiatuba/SP.
Ele vestiu pela primeira vez a camisa da seleção brasileira em 2005, com 24 anos.
Atualmente defendendo o Barcelona da Espanha, Wilde só joga no Ceará durante as pré-temporadas com a seleção.
O ala/pivô atua no futsal da Espanha desde 2003, quando transferiu-se para o MRA Navarra. Em 2010, o craque foi contratado pelo clube catalão. Antes, jogou no ElPozo Murcia. No Brasil, Wilde defendeu o General Motors, o Santos e o Esporte Clube Ulbra (colaborou Wilton Rodrigues, do Diário Online).




