Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico promove encontro com Sebrae/CE e empresários locais


A Prefeitura Municipal de Ipu, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico promoveu na tarde desta quarta-feira (3/05) um encontro com Sebrae/CE e empresários locais. Para apresentar o projeto assinado pelo prefeito de Ipu que visa elevar a competitividade, a inovação e a sustentabilidade para os pequenos negócios da cadeia de valor do turismo, tornando Ipu um destino turístico inovador. (reveja)

O encontro ocorreu no auditório do Centro Vocacional Tecnológico - CVT de Ipu e contou com as presenças dos vereadores: Adriano Melo (PV) e Hilton Belém (PSD); dos secretários de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (SDET), Sílvio Carvalho Bezerra e do Turismo, Simão Martins, dos representantes do Sebrae/CE, a gestora de turismo do Sebrae na região, Lucileide Lourenço; membros da Câmara de Dirigentes Lojista de Ipu, presidente Sebastião Filho, os diretores Gilvan Mesquita e Liliane Gomes, Além de empresários locais dos ramos hoteleiro, gastronômico e artesanal.
O prefeito e a vice-prefeita deram uma passada no local

De acordo com o secretário da SDET, Sílvio Carvalho Bezerra o evento tem como objetivo mostrar através do Sebrae/CE o como estará funcionando a roteirização turística integrada da Ibiapaba. "O Sebrae está vindo mostrar esse projeto no âmbito público institucional, com a prefeitura, secretários e empresários locais, que estão ligados ao setor de turismo, para que se podem também logicamente, que são partes importantes, está vendo o que é que tá acontecendo na Ibiapaba em termo de projetos de turismo." ressalta

"Nós que já estamos inseridos no roteiro, vamos ver hoje aqui qual é o papel de cada um, papel do poder público, empresariado e da agência do SEBRAE , para podermos formular esses conjunto de ações para irmos rumo ao desenvolvimento" destaca

O presidente da CDL, um dos órgãos que participaram do encontro ver o momento como positivo e acredita na União do setores públicos com o privado. “Como todo bom cedelista me sinto otimista em ver em uma só sala a nossa Secretaria de Desenvolvimento, a nossa Secretaria de Turismo, o nosso SEBRAE e claro a nossa CDL. E como se toda essa energia não bastasse, vejo um grupo de jovens empreendedores querendo fazer a coisa acontecer. É por tudo isso que assisto agora, que vejo que o trabalho da nossa CDL está sim valendo a pena, pois ainda no ano de 2016 cobramos a criação da Secretaria de Desenvolvimento e da Secretaria de Turismo da nossa Cidade e eu sei que tudo que foi dito aqui hoje, irá sim acontecer, até porque nossa CDL está mais atuante e provocadora do que nunca, e ao longo da atual Gestão estaremos de pé e a ordem para servir. Acreditamos que só existirá um comércio forte e, uma economia forte, se houver união entre o Público e o Privado, pois sabemos que sozinhos não conseguiremos!”  ressalta.



Sílvio em entrevista ao site Ipu Notícias ressaltou o trabalho da recém Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico buscará no município de Ipu. "Que fique bem entendido, porque às vezes as pessoas confundem os papeis. Ela é uma secretaria de provocação, de fomento e de união. Existimos para fomentar o desenvolvimento econômico do município, através de parcerias entre o poder público e o poder privado e entre as agências mistas e quem mais quiser ou tiver condições de ser parceiro da gente nessa empreitada. O nosso papal é justamente de unir e tentar juntar os agentes públicos privados, para construirmos um modelo de desenvolvimento econômico para o município." disse

O secretário ressaltou ainda que já existem vários projetos engatilhados. "Estamos em fase de articulação, e certamente em breve quando estiver tomando forma e tiverem pronto para ser executado, porque nós estamos buscando as parcerias. Então certamente vão ser expositados e mostrados para toda a sociedade ipuense" disse.


Entenda a Notícia

Como forma de aproveitar o potencial turístico da região da Ibiapaba, o Sebrae/CE, juntamente com empreendedores e lideranças da região, vêm trabalhando na estruturação de um roteiro turístico que reúna os principais atrativos e equipamentos da Ibiapaba. O projeto de criação deste roteiro onde o município de Ipu está inserido e que recebeu a aprovação do Sebrae Nacional, visa garantir recursos para serem investidos nos próximos dois anos em ações com o intuito de elevar a competitividade, a inovação e a sustentabilidade dos pequenos negócios da cadeia de valor do turismo.
De acordo com a gestora de turismo do Sebrae na região, Lucileide Lourenço, a estratégia é a mesma que vem sendo implementada em outras áreas do estado. “O que nós queremos é estruturar um roteiro turístico regional, ao mesmo tempo em que trabalhamos na melhoria da qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas que atuam nesta cadeia de valor, pois não adiantam apenas atrair os turistas se nós não tivermos uma preocupação com a qualidade do que vamos oferecer a eles”.
Segundo ela, desde o ano passado o Sebrae já vem atuando neste processo de estruturação da rota, principalmente no mapeamento dos atrativos e equipamentos turísticos, bem como na sensibilização dos empreendedores e demais atores locais envolvidos no tema. “Esta base que nós iniciamos no ano passado, com os recursos do Sebrae/CE, foi que possibilitou a aprovação deste projeto pelo Sebrae Nacional, garantindo um aporte de recursos para os próximos dois anos”.

O roteiro principal, de acordo com Lucileide, irá abranger os municípios de São Benedito, Tianguá, Viçosa do Ceará, Ubajara e Ipu.




Postagens mais visitadas