Os golpes bancários deixaram para trás somente o ambiente online e
agora os estelionatários utilizam depósitos bancários falsos e até
centrais de atendimento para roubar cartões de créditos.
As próprias vítimas relatam as tentativas de fraude via WhatsApp e redes
sociais. Em uma delas, o falsário entra em contato com o cliente do
cartão de crédito, identificando-se como funcionário do banco. Ele diz
que precisa confirmar com o usuário duas compras consideradas suspeitas,
ao receber a resposta negativa sobre a aquisição de produtos, o
golpista diz que é preciso fazer o cancelamento do cartão e que o
processo deve ser feito através da central telefônica.
Uma das vítimas contou que ao entrar em contato com o suposto
atendimento do banco foi informado que um mensageiro buscaria o cartão
clonado na casa do consumidor. Desconfiado, o cliente pediu a
identificação do suposto funcionário que acabou fugindo sem levar o
cartão.
Em outra tentativa de golpe, as vítimas são contatadas por criminosos
que relatam um depósito feito de forma errada na conta da vítima através
de envelopes em caixa eletrônicos.
A Federação dos Bancos (Febraban) alertou que os depósitos realizados em
caixas eletrônicos são compensados no dia útil seguinte, após
conferência dos envelopes. Para ter certeza da autenticidade daquela
operação, é preciso conferir o extrato bancário.
Os bancos informaram que nunca entram em contato via telefone
solicitando senhas, assinatura eletrônica, códigos de acesso ou outras
informações pessoais. Outra recomendação é não utilizar telefones
celulares de terceiros para entrar em contato com o banco, já que os
dados de sua conta e senha ficam registrados na memória do aparelho.
Dicas de segurança
Caixa eletrônico
Fiação aparente, respingos de cola, fita adesiva e dispositivos
obstruindo a saída do dinheiro costuma indicar adulteração do caixa
eletrônico. Se ele apresentar esses sinais, não o utilize e entre em
contato com a Central de Atendimento.
Internet
Nunca responda e-mails ou telefonemas que peçam seus dados bancários,
como número de conta, agência e senhas. Procure utilizar sempre seu
computador pessoal para transações bancárias e compras. Computadores
públicos ou desconhecidos podem estar infectados com vírus e programas
maliciosos.



