Chuvas voltam com intensidade ao Ceará, da região Jaguaribana ao Norte do Estado


As imagens que chegam de todo o Estado vão de barragens sangrando a ruas alagadas. As chuvas que voltaram ao Estado no mês de abril enchem de esperança o cearense castigado com sete anos de seca. Até a manhã desta terça-feira (17), já choveu 85,7% do previsto para todo o mês, segundo a Fundação cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). 

Mesmo assim, há os problemas ocasionados pela falta de estrutura das cidades para receber um volume maior de águas. Os mais comuns são os alagamentos, que também levam aos problemas no trânsito, com lentidão e acidentes. 

A Funceme contabilizou ao menos 80 municípios com registros de chuvas entre as 7h da segunda-feira (16) e as 7h desta terça. O maior volume foi no necessitado Sertão Central, onde Ibaretamema teve 122 milímetros. Cariré, na Ibiapaba, teve 104 mm. Tianguá, também no norte do Estado, registrou 103 mm. Amontada (101 mm) e Granja (100.0 mm), ambos tasmbém no norte, completam a lista de cidades que ultrapassaram os 100 milímetros no período.

Imagens chegam de todo o Estado

Região Metropolitana de Fortaleza (RMF)

Em Fortaleza, as precipitações desde a madrugada deixaram ruas alagadas e causaram engarrafamentos por toda a cidade, complicando a vida de quem precisava chegar no trabalho. Até a publicação, entretnto, não havia registro da Funceme para o volume de chuvas na Capital. Na RMF, Pacatuba teve 98.5 mm; Em Aquiraz, foram 93 mm; em Maracanau foram 78 mm e; em Beberibe 53.2 .

Diário do Nordeste

Postagens mais visitadas