Conflito entre prefeito e vice de Nova Russas gera mal estar entre os grupos políticos


A população do município de Nova Russas (distante 303 km de Fortaleza) tem vivido atordoada nos últimos meses com os desgastes promovidos entre os próprios gestores, que não se entendem quando o assunto é a administração pública.

Ainda em 2017, havia o rumor de estranhamento entre o prefeito Rafael Pedrosa (PMN) e o vice, Júnior Mano (MDB). O rompimento foi oficializado no início deste ano, nos primeiros dias de janeiro, por meio de Júnior, através de uma emissora de rádio local. De acordo com o vice-prefeito, a principal causa do rompimento é o que ele chama de “estelionato eleitoral”.

Segundo foi publicado pela imprensa na época, Júnior afirma que quem governa de direito o município é o médico Rafael Pedrosa, mas quem de fato comanda e determina todas as ações administrativas da prefeitura é o pai dele, o secretário de finanças, Washington Pedrosa.

Com o rompimento, a oposição cresceu, já que o vice-prefeito levou consigo seis vereadores, três secretários municipais e grande parte do eleitorado. Júnior já anunciou que vai concorrer a uma vaga de deputado federal. A declaração causou mal estar no grupo político tanto do prefeito quanto do vice. Mas Júnior mantém a decisão, e quer ser conduzido à Câmara Federal no ano que vem.
Na noite desta terça-feira (3/4), outro gestor público, o superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Nova Russas (SAAE), Jamil Almeida Pinto, publicou em seu Facebook a saída à frente do órgão, e cita “razões de foro íntimo” para se desligar da atual gestão.

Vale destacar que Jamil Almeida Pinto foi a causa de imenso mal estar nas esferas íntimas da atual gestão, já que o gestor teve decisão do então Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) contas julgadas irregulares, quando esteve à frente da Secretaria de Infraestrutura de Nova Russas.

Ainda com as contas declaradas irregulares, o prefeito Rafael Pedrosa o nomeou Chefe de Gabinete da Prefeitura e, em seguida, o transferiu para a Superintendência do SAAE. “A atitude foi uma afronta à população, pois há uma legislação municipal que impede um gestor com contas irregulares assumir o cargo, é um desrespeito às normas que regem a administração pública”, declara uma fonte com fortes ligações com a base do prefeito na Câmara Municipal, mas que pediu para não ser identificada.

“Jamil foi o idealizador de um aumento de 100% na taxa de água e esgoto aqui em Nova Russas. A medida extremamente impopular só teve aprovação porque a mãe do prefeito era a presidente da Câmara dos Vereadores ano passado e forçou a votação, mesmo diante de protestos por parte da população”, explica a mesma fonte.

Segundo a fonte, o suposto descontentamento de Jamil, que resultou em sua provável renúncia foi o fato de querer impor este ano de 2018, outro aumento na taxa de água em mais 20%. “Mas agora o presidente do legislativo não é mais a mãe de Rafael, e o vereador que exerce o mandato foi da oposição, e ninguém sabe mais qual sua posição atual. A Câmara agora se parece mais com um circo, tudo orquestrado pelo Washington. Eles acham que não, mas a população está percebendo”, afirma.
A fonte complementa: “Jamil não tem força política, não é querido pela população nem teria votos suficientes se fosse candidato, nem tem poder econômico. Ele tem uma atuação misteriosa e atrapalha tanto a base quanto a oposição”.

De acordo com outras fontes ligadas aos dois grupos políticos que lideram o município, tanto oposição quanto situação vibram com a saída de Jamil. “Ele tem causado mal estar desde o início da gestão. Não se sabe o motivo pelo qual Jamil iniciou o governo como Chefe de Gabinete do prefeito, mas após pressão política, ele saiu e foi conduzido à superintendência do SAAE”, afirma a fonte, que também prefere não se identificar.

Ainda segundo a mesma fonte, a população acredita haver algum segredo entre Jamil e o gestor de fato, o pai do prefeito, Washington Pedrosa. “Deve haver algum fato desconhecido que mantenha Jamil com tanto poder frente à gestão, nem a base suporta mais ver Jamil falar em nome do prefeito”, diz.
Com Expresso Ceará

Postagens mais visitadas