Nível do Rio Maranguapinho sobe, destrói ponte e deixa comunidade ilhada


Uma ponte provisória usada por moradores do Bairro Jaçanã, em Maracanaú, desabou nesta segunda-feira (16) e deixou população ilhada. A água do Rio Maranguapinho subiu com as chuvas, e os moradores agora estão divididos dos dois lados do rio. 

A estrada provisória foi construída pelo Governo do Ceará para que os moradores pudessem cruzar o Rio Maranguapinho até que a ponte em construção fique pronta. 

De acordo com os moradores, a ponte improvisada caiu por volta das 11h de segunda-feira. A polução que mora nos apartamentos de um conjunto habitacional no local está ilhada. Como também outros moradores que vivem na outra margem do rio. 

No vídeo gravado por uma moradora nesta segunda-feira observa-se estudantes com mochilas nas costas, impedidos de atravessar. Desde de segunda que os alunos estão sem ir para o colégio.


O nível do rio subiu cerca de dois metros e quem se arrisca a passar pelas águas pode sofrer um acidente, já que a correnteza é do rio forte. O pedreiro Ivan Cordeiro diz que logo após a ponte desabar um adolescente tentou atravessar e por pouco não morreu afogado. “Ontem eu salvei um rapaz. Ele foi atravessar e quase morreu afogado. Pulei dentro da água e salvei o rapaz. Não tem condições atravessar ele”, disse. 

A ponte foi feita pelo Governo do Estado como acesso temporário para moradores de dois conjuntos habitacionais construídos pela Caixa Econômica. O líder comunitário José Cordeiro explica que do outro lado o acesso também está complicado. Está precário e prejudica a população. 

“São ao todo cinco mil pessoas que estão prejudicadas sem ter o acesso de ir e vir. Temos gente aqui que precisa ir ao posto de saúde fazer acompanhamento médico. Pessoas com hipertensão, gestantes, dentre outras. População precisa das consultas e não pode ir. Os alunos também não estão indo para os colégios”, conta. 

A Secretaria das Cidades disse por meio de nota que até junho a obra da ponte vai ser concluída. Sobre a passagem provisória que se desmanchou com a chuva, a secretaria disse que vai ser refeita, mas depende das condições do tempo e da redução do nível do rio. 


G1

Postagens mais visitadas